Estudos

5 dicas para hackear a sua produtividade nos estudos agora!

Se você está se preparando para o vestibular ou para o Enem, é importante conseguir uma boa produtividade nos estudos para revisar toda a matéria necessária. Entretanto, manter um bom rendimento nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Estudar é bastante cansativo e, muitas vezes, o desânimo e a falta de foco atrapalham os resultados, mas existem alguns hacks — formas de otimizar a sua produtividade — que vão auxiliar nos estudos.

Se você quer saber quais são, confira as 5 dicas que separamos para você hackear o seu rendimento enquanto estuda!

1. Tenha um ambiente adequado para estudar

O ambiente de estudo é um dos fatores que mais influenciam na produtividade, por isso a primeira dica é ter um local adequado para os estudos, com uma mesa organizada e uma cadeira confortável.

É importante que o local tenha apenas os itens essenciais, como livros, cadernos, notebook ou computador, caneta, lápis e outros materiais. O acúmulo de objetos próximo no seu espaço para estudos dificulta a concentração e facilita que você se distraia.

Caso não tenha um local adequado para estudar em casa, você pode frequentar bibliotecas, que oferecem um espaço silencioso, ou opções como parques e cafeterias, caso consiga se concentrar nesse tipo de lugar.

2. Monte um cronograma de estudos

Você precisa lidar com diversas matérias e assuntos durante a preparação para as provas, mas é preciso se organizar corretamente para conseguir ler todos os conteúdos e o cronograma de estudos é uma ótima ferramenta para isso.

Separe todas as matérias que devem ser estudadas e depois defina quando estudar cada uma delas em um calendário, ocupando os dias até a data da prova. Você terá que organizar toda a sua rotina e separar os períodos de estudo, considerando também os horários de melhor rendimento.

Com essa organização você já saberá o que estudar em cada oportunidade e poderá fazer um bom controle da sua evolução. Além disso, com o passar do tempo é possível fazer os ajustes necessários para que ele fique mais adequado às suas metas.

3. Defina o horário de melhor rendimento

Você provavelmente já ouviu dizer que é preciso reservar algumas horas do dia para estudar e, realmente, esse é o ponto de partida para organizar a rotina. Porém, é preciso descobrir em qual período o seu rendimento é melhor.

Para descobrir isso, basta definir os horários conforme a sua disponibilidade e, com o tempo, fazer os ajustes de rotina para estudar nos períodos em que você apresentou melhores resultados.

Por exemplo, se você notou que pela manhã a sua produtividade nos estudos não é boa e que não consegue se concentrar, talvez você seja uma pessoa que funciona melhor à tarde ou à noite. Observe realmente como foi a sua evolução ao final de cada dia de estudo, seguindo o seu cronograma. Assim fica mais fácil identificar a melhor hora para se dedicar.

4. Faça pausas intercaladas

Um dos grandes erros de quem quer melhorar a produtividade nos estudos é tentar manter o foco por horas seguidas, sem intervalo. Com o tempo, o cérebro fica cansado e prejudica a sua memorização, ou seja, o seu rendimento vai cair.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é fazer pequenos intervalos após determinado tempo de estudos. Por exemplo, estudar 25 minutos e depois descansar 5. Após períodos mais longos, você também precisa de uma pausa maior, com cerca de meia hora.

Você pode ajustar o tempo de estudo e os intervalos conforme ficar mais adequado. Além disso, os intervalos são ótimos para você comer alguma coisa, ir ao banheiro e dar aquela olhadinha rápida nas redes sociais.

5. Elimine as distrações

Para que todas as dicas anteriores realmente aumentem a sua produtividade nos estudos, você deve eliminar todas as distrações. Essa não costuma ser a atividade mais divertida do seu dia, o que torna ainda mais fácil que você perca o foco.

Por isso, antes de começar os estudos, desligue o celular e o tablet ou desative as notificações. Se estudar no computador, desconecte-se das redes sociais e, se possível, da internet.

Caso tenha problemas com barulhos, também evite ficar próximo à televisão ou ouvir música. O tempo perdido até retomar o foco nos estudos após uma distração é um dos principais vilões da produtividade, diminuindo o seu rendimento.

Bônus: dicas de aplicativos para aumentar a produtividade nos estudos

Você conferiu várias dicas para potencializar os estudos e criar uma boa rotina, mas colocá-las em prática nem sempre é fácil, não é mesmo? Exatamente por isso separamos alguns aplicativos incríveis que vão ajudar a manter o foco e aumentar a sua produtividade. Olha só:

Flipd

Esse é um aplicativo para quem não resiste às notificações do celular ou do tablet: com ele, você pode omiti-las por um período, evitando que o seu foco seja desviado durante os estudos.

Ele também envia lembretes para que você se mantenha concentrado nas tarefas, assim, caso você caia em tentação, vai se deparar com uma notificação incentivando a manter o foco nos estudos.

Appdetox

Se você passa muito tempo em determinados programas e quer mudar essa situação, esse aplicativo é uma boa alternativa. Com ele, você consegue estipular um tempo de utilização para cada app, conforme as suas regras.

Contudo, ele ainda exige disciplina, pois você consegue continuar usando o aplicativo mesmo ultrapassando o limite. Por isso, após terminar o tempo estipulado, é fundamental que você siga as suas regras.

Pomicro

Com base no método Pomodoro, ele ajuda no controle do tempo de estudo e dos intervalos. Você pode configurar os tempos de estudo e de intervalos curtos ou longos, funcionando como um temporizador. Isso facilita o seu controle sobre os períodos de foco e de descanso, garantindo a melhor produtividade.

Agora que você já conhece as nossas dicas para hackear a sua produtividade nos estudos e os aplicativos que podem ajudar nessa tarefa, basta se organizar para colocá-las em prática e se preparar da melhor forma para as provas.

Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais. Assim você também ajuda os seus amigos a potencializar os estudos e conseguir os melhores resultados no vestibular ou no Enem!

 

Deixar comentário.

Share This
0