Carreiras Estudos

Veja como a nota do MEC é importante na sua graduação

Pos-BLOG-FARO

Uma das preocupações dos estudantes na busca por cursos de ensino superior é a qualidade e excelência, seja numa instituição privada ou pública. Para facilitar, o MEC (Ministério da Educação) possui um mecanismo de classificação, que auxilia os futuros acadêmicos.

A nota do MEC reflete o desempenho das universidades, centro universitário e faculdades em avaliações realizadas pelo órgão. O objetivo é verificar se os cursos possuem os requisitos mínimos e padrões de qualidade de ensino para que possam ser reconhecidos.

Como o MEC define as estrelas de cada curso?

O órgão responsável por realizar a avaliação das Instituições do Ensino Superior é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia federal veiculada ao MEC. Para chegar aos parâmetros de qualidade, o Inep utiliza alguns indicadores de desempenho:

1. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
  2. Conceito do Curso (CC);
  3. Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC);

ENADE

O ENADE é um exame obrigatório aplicado aos estudantes das faculdades. Ele é responsável por avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos, habilidade e competências adquiridas em sua formação.

O Inep utiliza o desempenho dos acadêmicos para calcular o “Conceito Enade”, que servirá para indicar a qualidade do curso. As notas variam em uma escala de 0 a 5, quanto mais próxima de cinco (5), melhor os alunos se saíram na prova.

Conceito do Curso

Utilizando a nota obtida no Enade e os dados como o número de professores mestres e doutores, as instalações da instituição e os recursos utilizados em salas de aula, o Ministério da Educação atribui o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que também tem variação entre 1 e 5.

Os cursos que obtiverem as menores notas (1 e 2) recebem uma visita técnica do MEC para avaliação, mantendo ou alterando a nota (para mais ou menos). Já os cursos que alcançarem notas a partir de 3 podem optar por receber a visita ou não. O Conceito do Curso é a nota oficializada pelo MEC após essa análise técnica, podendo ser igual ou não ao CPC.

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

Esse é o índice mais completo, divulgado pelo Inep, dentre os três indicadores do Ensino Superior. Por isso, acaba representando a “Nota do MEC”, visto que avalia a qualidade das instituições de educação superior.

O índice é calculado anualmente, considerando a média dos últimos três CPCs, a média das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos alunos entre os cursos de graduação e pós-graduação.

Mais uma vez a nota varia entre 1 a 5, sendo que quanto mais próximo do cinco (5), melhor deve ser a qualidade da instituição de ensino.

VESTFARO 2018.1

Se você está procurando qualidade em ensino, pesquisa e extensão, você acaba de encontrar! A FARO está com as inscrições abertas para o Vestibular.

Faça sua inscrição agora!