Estudos

Veja como aprender inglês para o vestibular com 8 dicas

veja-como-aprender-ingles-para-o-vestibular-com-8-dicas.jpeg

 

Entre os conhecimentos cobrados nas provas e necessários para passar na maioria dos vestibulares está o domínio da língua inglesa. Normalmente, as questões têm nível intermediário a avançado e são elaboradas de modo que o estudante comprove sua capacidade para interpretar textos e conhecimentos sobre as principais diferenças entre a língua e o português.

Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este post. Nele, vamos listar algumas dicas essenciais que podem ajudá-lo a aprender inglês para o vestibular. Confira:

8 dicas úteis para aprender inglês para o vestibular

1. Pratique bastante os tempos verbais

Uma dica muito importante e que pode fazer a diferença nos seus estudos é praticar bastante os tempos verbais, pois, assim, ficará mais fácil identificar quando a frase está no presente, passado ou futuro.

Para facilitar a sua leitura durante a prova, ao tentar diferenciar qual é o tempo da ação que está sendo praticada, leve em consideração a sequência dos fatos, o contexto do que está sendo dito e marcas que pertencem a determinado tempo verbal.

Por exemplo, caso seja usado o “past perfect”, é um sinal de que estamos falando de algo que aconteceu depois de algum outro fato.

Além disso, considerando ainda os detalhes da língua escrita, é muito importante prestar atenção na ordem regular das frases. Elas seguem, normalmente, um padrão: sujeito + verbo + complementos, que podem envolver objetos, adjuntos ou adjetivos, dependendo da oração.

2. Estude os artigos

Você já consegue diferenciar as regrinhas de uso dos artigos indiretos para os diretos na língua inglesa? Ter ciência sobre eles é muito importante para ter clareza durante a interpretação de um conteúdo.

Portanto, aqui vão algumas dicas práticas e iniciais que podem auxiliá-lo a decorar os artigos:

  • os artigos definidos (o, a, os, as) são representados por “the”, tanto no plural quanto no singular;

  • já para apontar os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) são usados “a” e “an”. O “a” é usado antes de palavras iniciadas com som de consoante e “an” antes das que se iniciam com som de vogal — exemplo: a horse, a university, an apple, an hour.

O uso desses artigos também contemplam outras regras, o que torna essencial o aprofundamento dos estudos.

3. Leia diferentes textos em inglês

Em um dos tópicos que estão mais à frente vamos abordar a importância de aprimorar o seu vocabulário. Pois saiba que uma das formas mais eficazes de aprender novas palavras é lendo diferentes tipos de textos.

Durante a leitura, independentemente do seu nível de conhecimento da língua, certamente se deparará com alguma palavra que nunca viu antes ou que esteja sendo usada em algum sentido diferente.

Textos em blogs, livros, revistas, jornais estrangeiros, charges… Como você pode perceber, são inúmeras as possibilidades de conteúdos que estão à sua disposição para serem lidos. A maioria deles, por sinal, estão acessíveis gratuitamente na internet.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de ler, uma possibilidade é pegar um livro que já leu em português e fazer a releitura em inglês. Desse modo, você já está por dentro do que acontece na história e será capaz de identificar melhor o contexto do que está sendo dito.

Portanto, dedique alguns minutos do seu dia para a leitura em inglês. Observe como são formadas as estruturas das frases e, também, a forma como uma se conecta à outra.

4. Escreva redações em inglês

Um conhecimento muito difundido é que quem lê bastante escreve bem. Consequentemente, se você seguir a dica que demos no tópico anterior, estará, também, capacitando as suas habilidades de escrita.

Mas para dominar mesmo os conhecimentos de redação de textos é preciso colocar a mão na massa. Faça redações na língua, pois, assim, você poderá exercer e colocar no papel tudo o que sabe. Dedique cada texto a um tema diferente, de modo que o vocabulário utilizado possa variar.

5. Veja vídeos no YouTube

Os vídeos do YouTube podem ser grandes aliados na hora de aprender inglês. Atualmente, são muitos os canais que se dedicam a compartilhar dicas e a ensinar alguns conhecimentos sobre a língua. Ou seja, além de aprender você também estará se divertindo.

Eles costumam abordar tanto pontos mais didáticos sobre o ensino do inglês, como pronúncia, uso adequado dos verbos, pronomes, principais frases utilizadas, diálogos para situações comuns, como até gírias e expressões locais.

Entre os canais do YouTube que você pode acessar estão:

6. Realize exercícios de provas de vestibular anteriores

Um modo mais óbvio de descobrir o que costuma ser cobrado e de testar realmente os conhecimentos na língua é realizando exercícios de provas de vestibulares anteriores. Separe as questões dos vestibulares que você pretende prestar e separe alguns momentos para resolvê-las, como se realmente estivesse no momento da prova.

Se possível, busque até mesmo cronometrar o tempo, pois, desse modo, você também será capaz de perceber quanto tempo está gastando para realizar todos os exercícios — e saber gerenciar o tempo durante a prova do vestibular é primordial.

Durante a realização das atividades, observe quais são os que provocam mais dúvidas e dificuldades. Assim, você pode priorizar a resolução de questões semelhantes.

7. Faça uma lista de expressões idiomáticas

Do mesmo modo como acontece no Brasil, em países que falam a língua inglesa existem expressões que apenas terão um sentido mais aprofundado para quem domina a língua. Para não ficar perdido ao ver uma dessas expressões idiomáticas em um texto, é preciso, portanto, conhecê-las.

Para ajudar a memorizá-las, faça uma lista com todas as expressões idiomáticas que você conhece e tente compreender em que contexto elas são utilizadas.

8. Aprimore o seu vocabulário

Ter um vocabulário vasto é essencial para facilitar a interpretação de um texto. Portanto, o ideal é que você procure aprimorá-lo diariamente.

Lembra quando falamos que ler ajuda a conhecer novas palavras? Pois que tal ter um caderninho com todos os termos que você está aprendendo, com significado em inglês e qualquer outro tipo de informação que facilite a sua interpretação? Caso você tenha alguma dúvida, basta conferir no seu caderno.

Esperamos que essas dicas sejam produtivas para você e que os seus estudos de inglês rendam mais e melhor. Tente intercalar cada uma dessas possibilidades, visando aprimorar diferentes aspectos que você possa ter dificuldade.

Agora que já destacamos alguns pontos que podem ajudá-lo a aprender inglês, quer potencializar o estudo da língua? Então leia este nosso post e conheça 7 aplicativos que vão ser muito úteis nessa tarefa!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This