Carreiras Estudos

Vale a pena ter um curso superior? Entenda aqui!

vale-a-pena-ter-um-curso-superior-entenda-aqui.jpeg

A fase final do ensino médio realmente é um período de várias dúvidas sobre o futuro, portanto, é comum muitos alunos se questionarem se vale a pena ter um curso superior. Quando é jovem e possui diversas possibilidades de escolha pela frente, o estudante por vezes fica inseguro quanto ao caminho que deve seguir.

Não é à toa que os alunos fazem testes vocacionais para tentar descobrir qual é a área do conhecimento ou a profissão pela qual vão optar. Nesse processo de autoconhecimento e, ao mesmo tempo, de análise do mercado de trabalho, o estudante busca avaliar se de fato existem vantagens em se fazer uma faculdade.

Para auxiliá-lo nesse tipo de dúvida, apresentamos a seguir alguns motivos pelos quais vale a pena ter um curso superior. Confira!

Conquistar melhores empregos

Possivelmente, não é novidade para você que existe uma grande competição por vagas de trabalho. Se no passado bastava o ensino médio para se conseguir um emprego ou mesmo com o ensino fundamental era possível conquistar uma oportunidade de trabalho braçal, hoje em dia a situação mudou bastante.

Cada vez mais as empresas exigem novas qualificações para o candidato a uma vaga. Logo, na corrida do mercado de trabalho vence quem está devidamente capacitado para preencher os requisitos das organizações. Nesse sentido, vale a pena ter um curso superior para se aumentar as chances de conquista de um emprego satisfatório.

O conceito de melhor pode ser relativo, pois depende da definição de cada pessoa, mas é comum os profissionais valorizarem empregos com funções estratégicas, possibilidade de crescimento, trabalhos técnicos e intelectuais etc. Nesses casos, a graduação é praticamente um passaporte para o alcance de tais vagas.

Mesmo que o trabalho braçal ou operacional seja digno como qualquer outro, ele também é um tanto repetitivo e nem sempre oferece oportunidades de crescimento na carreira. Além disso, nesses casos, o salário tende a ser baixo.

Conseguir aumento na renda

Diversas pesquisas atestam que possuir ensino superior significa ganhar mais do que quem tem apenas o ensino médio. Como forma de recompensar os anos na faculdade e o conhecimento acumulado, as empresas tendem a pagar mais para quem ostenta um diploma de nível superior.

Nos próprios planos de cargos e salários das organizações, nos quais há a definição das atribuições, atividades, tarefas etc., é comum o profissional graduado estar em um nível hierárquico superior a quem possui somente diploma de ensino médio. Portanto, a faculdade contribui de forma significativa para a melhoria do padrão de vida do indivíduo formado.

Vale a pena ter um curso superior para obter promoção

Em vários casos, os graduandos já ingressam no mercado de trabalho por meio de um estágio, como forma de ganhar experiência prática na profissão escolhida. Com a conclusão do curso, pode ocorrer de esses estagiários serem efetivados na empresa, afinal, já estão acostumados com a rotina da organização.

Além disso, o diploma de curso superior serve para que muitos profissionais, que antes só tinham ensino médio, consigam ascender na carreira por meio de promoções. A partir do momento em que oferecem um diferencial para o mercado de trabalho, os profissionais graduados aumentam as chances de assumirem postos de destaque nas empresas.

Abrir portas para a carreira no setor público

A ideia do curso superior como um passaporte para boas oportunidades na carreira não é à toa. Por exemplo, cursar uma faculdade também favorece a busca por vagas bem remuneradas no setor público. Você, talvez, já tenha percebido que os salários dos cargos de analista são maiores do que os de técnico.

Além disso, em muitos concursos só há a exigência do nível superior, independentemente do curso escolhido pela pessoa.

Dessa forma, o graduado fica apto a concorrer a vagas de diferentes órgãos públicos, o que contribui para uma colocação mais rápida no mercado de trabalho. Em alguns cargos, como no Poder Judiciário, é comum haver ainda um adicional no salário para profissionais que têm nível superior, mas passaram para um concurso de técnico (nível médio).

Elevar a capacidade de ter senso crítico

Grande parte dos estudantes passa por um processo de amadurecimento da personalidade durante a faculdade. Se no ensino médio muitas vezes os alunos recebiam conhecimentos prontos e acabados, no ensino superior eles aprimoram as capacidades de pesquisa, escrita, debate etc. e, assim, geralmente adquirem uma nova visão de mundo.

Você talvez já tenha ouvido a expressão “senso comum”, não é mesmo? Ela serve para caracterizar um conhecimento popular, baseado na experiência das pessoas, como cortar o cabelo em determinada fase da lua ou não tomar leite após comer manga. Embora esse tipo de ensinamento seja transmitido por gerações, quase sempre não passa por filtros que garantam a veracidade dos fatos.

Já na faculdade o graduando adquire a capacidade do senso crítico diante dos fatos, das teorias e dos pensamentos. Isso significa que o aluno passa a comparar situações, analisar causas e consequências, entre outras atitudes, para emitir um juízo de valor aprofundado sobre determinado acontecimento.

Por exemplo, quem nunca ouviu dizer que bastava o governo imprimir mais dinheiro para resolver o problema da pobreza no Brasil? Esse tipo de pensamento muitas vezes parte do chamado senso comum.

Contudo, o estudante universitário pode aprender que tal ação do governo poderia criar um grande problema para a economia, pois a impressão demasiada de moeda aumenta significativamente a inflação, que é o aumento generalizado dos preços. Afinal, com mais dinheiro em circulação, as pessoas comprariam mais, faltariam mercadorias no comércio e os preços subiriam devido à escassez de produtos.

Com um conhecimento lapidado na faculdade, o estudante passa a sustentar argumentos sólidos, seja num trabalho acadêmico, numa entrevista de emprego ou em um relatório para uma empresa.

Especializar-se em uma área do conhecimento

O ensino médio serve para transmitir uma base geral de conhecimentos em diferentes disciplinas. Ao concluir essa etapa de formação, o aluno termina a chamada educação básica.

Entretanto, para melhorar as chances de ingresso no mercado de trabalho, seja por meio de um emprego ou até da abertura de um negócio próprio, o estudante terá que buscar a especialização.

Sem dúvida, vale a pena ter um curso superior quando se quer seguir por uma área do conhecimento bem definida, na qual se pode desenvolver profissional e intelectualmente. Como as faculdades oferecem cursos de várias áreas, o estudante tem a liberdade de escolher o caminho com o qual mais tem afinidade.

Dessa maneira, ele não só aumenta as chances de conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho como também pode se autorrealizar na carreira escolhida.

Por falar em ensino superior, você já se decidiu sobre qual graduação fará? Se sim, quais motivos o levaram a fazer tal escolha? Conte pra gente aqui nos comentários e ajude outros colegas a optar pelo melhor caminho profissional. Participe!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This