Estudos

Vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade? Entenda aqui

vale-a-pena-mudar-de-cidade-para-fazer-faculdade-entenda-aqui.jpeg

Um dos passos mais importantes do fim da adolescência e do começo da vida adulta, é a entrada no ensino superior. Embora seja um momento muito esperado pela maioria dos jovens, esta fase quase sempre é difícil e repleta de dúvidas, por envolver uma série de questões, como a escolha do curso e da faculdade.

Essa decisão é muito importante, pois impactará no seu futuro, já que, teoricamente, a profissão escolhida guiará o resto da sua vida. No entanto, não se pressione demais, pois isso só o deixará mais estressado e cheio de dúvidas.

Em alguns casos, essa decisão é ainda mais complicada, pois pode envolver uma mudança. Por isso, neste texto, vamos ajudá-lo a descobrir se vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade.

Continue acompanhando este post e saiba quais os aspectos que você deve levar em conta na hora de tomar essa decisão!

1. Oportunidade de desenvolvimento pessoal

Sem dúvida, mudar de cidade para fazer faculdade é uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal. Isso acontece porque o conhecimento adquirido não será somente o acadêmico.

Você aprenderá muitas coisas, que talvez não aprendesse se não saísse da casa dos seus pais e se não precisasse conquistar a própria independência.

Com a mudança, você aprende a planejar sua vida, seus custos e administrar situações inesperadas que podem surgir, como uma doença ou um gasto inesperado. Ou seja, vai ser necessário construir novas relações e sair da sua zona de conforto.

Além disso, na faculdade você, possivelmente, conhecerá muitas pessoas novas, que terão vindo de várias cidades diferentes, assim como você.

Conhecer tanta gente diferente, com hábitos e culturas diversas, também é uma grande oportunidade de crescimento pessoal, já que você terá contato com realidades diferentes da sua e terá que aprender a conviver com as diferenças. Acredite, não tem preço que pague esse crescimento pessoal!

2. Custos que você terá morando longe da sua família

Este é um ponto que precisa ser levado em conta, quando você considera mudar de cidade, para fazer faculdade. Morar longe da sua família implica em custos que antes você não tinha, como moradia e contas de casa, como água e luz.

Por isso, saiba que você terá que contar com a ajuda dos seus pais ou responsáveis pelo menos em um primeiro momento, enquanto não consegue um emprego, que possa te ajudar a manter esses custos.

Se trabalhar é seu objetivo, você também precisa analisar a carga horária do curso escolhido. Será possível conciliar as duas coisas?

Outro gasto que pode entrar para a lista é com o curso, caso você não entre para uma faculdade pública ou não consiga bolsa.

Mas não precisa se desesperar! Muitas faculdades têm programas de assistência estudantil, que ajudam os alunos a se manter na universidade. Também, sempre há a possibilidade de morar em república ou dividir moradia com outros estudantes, diminuindo, assim, os custos que você teria caso tivesse que morar sozinho.

3. Qualidade da faculdade e do curso escolhido

É importante, também, analisar a qualidade e o conceito da faculdade e do curso que você escolherá. Afinal, se a qualidade for igual ou semelhante do que a da faculdade da sua cidade, será que vale mesmo a pena se mudar?

Para isso, uma dica imprescindível é pesquisar bastante. Procure conversar com pessoas que fizeram este curso, ler matérias na internet e acessar pesquisas, como as do Ministério da Educação ou mesmo os resultados do ENADE.

Assim, você poderá colocar tudo na balança, analisar os prós e os contras e decidir se compensa mudar de cidade para fazer faculdade ou não. Melhor pesquisar bastante do que chegar no novo curso e se decepcionar, não é mesmo?

4. Mercado de trabalho e oportunidades da região

Se você vai se mudar para fazer faculdade, é importante estar atento às oportunidades da universidade e também da região, para a qual pretende ir. Assim como na dica anterior, é imprescindível que você pesquise muito antes de tomar essa decisão.

A faculdade oferece oportunidades para você desenvolver pesquisa? Como é o fornecimento das bolsas auxílio? Essas são questões importantes para ter em mente, porque além de auxiliarem no seu crescimento intelectual, elas também podem contribuir para a sua renda.

Além disso, ainda tem o mercado de trabalho. Procure escolher uma região na qual o mercado de trabalho da sua área seja bem desenvolvido. Este aspecto é muito importante para conseguir estágios durante a graduação.

E lembre-se, de que são esses estágios que agregarão experiência ao seu currículo, para quando você se formar e buscar um emprego na sua área. Isso sem contar na importância de vivenciar o dia a dia do seu ofício para aprender como é a prática do mercado de trabalho.

5. Tempo de adaptação e saudade da família e dos amigos

Se você mudar de cidade para fazer faculdade, precisará de um tempo para se adaptar à nova vida, à nova rotina e aos novos amigos. Como já citamos no decorrer deste texto, você terá uma vida mais independente, mas também com mais responsabilidades que precisará gerenciar.

Isso sem dúvida exige um tempo de adaptação e será difícil e sofrido em um primeiro momento. Além disso, também vai sentir saudades da sua família e dos amigos que ficaram na sua velha cidade ou que acabaram se mudando para outro local. Mas procure focar na parte boa: geralmente é na faculdade que fazemos aqueles grandes amigos da vida toda!

Portanto, o nosso conselho é para que você esteja preparado para enfrentar esse período de adaptação, pois a maior dificuldade logo passa. E depois que passar, você, com certeza, terá novos amigos, uma grande evolução pessoal, profissional e uma coleção de novas histórias e experiências para contar.

Agora que já te demos 5 conselhos, do que você precisa levar em conta na hora de decidir mudar de cidade para fazer faculdade, faça uma lista de todos estes aspectos, elenque os prós e os contras e tome a sua decisão. Mas, lembre-se sempre, não tenha medo de ousar!

Se você quer mais alguma dica ou mesmo, tem alguma dúvida sobre o assunto, compartilhe-as com a gente nos comentários!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This