Administração

Vale a pena fazer administração hoje em dia. Entenda aqui!

vale-a-pena-fazer-administracao-hoje-em-dia-entenda-aqui.jpeg

Quando vamos escolher uma faculdade para cursar e, consequentemente, seguir carreira na área, é preciso avaliar se a relação de custo-benefício compensa, ou seja, se o tempo e dinheiro investidos na formação trarão retorno vantajoso para a vida profissional.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, vamos mostrar como vale a pena fazer administração, uma das graduações mais demandadas pelo mercado de trabalho.

Estar bem informado sobre as principais características de um campo de formação e atuação é muito importante, pois ajuda a direcionar as escolhas mais acertadas.

Assim, neste post, você conhecerá algumas das oportunidades mais relevantes na área de administração e suas exigências mercadológicas, bem como, o que é necessário para que o administrador possa se diferenciar. Você entenderá por que é vantajoso fazer o curso!

Por que vale a pena fazer administração?

O curso de administração é um dos mais tradicionais no Brasil, estando ao lado de graduações fundamentais para a vida em sociedade, como os bacharelados em engenharia, medicina e direito.

Sua importância está diretamente relacionada ao tipo de formação oferecida durante a faculdade, às possibilidades de atuação profissional e à demanda de mercado.

Nessa ótica, assim como engenheiros, médicos e advogados são necessários para que os diferentes setores sociais funcionem de modo adequado, a presença do administrador nos mais diferentes segmentos é fundamental.

Isso significa que a área de administração continua — e muito provavelmente sempre se manterá — em alta, com grande procura por empresas privadas e instituições públicas.

Outro aspecto relacionado à relação positiva de custo-benefício da área de administração diz respeito ao tempo e à abrangência de sua formação universitária.

Tendo a duração média que varia entre 3 e 4 anos, esse curso superior possibilita uma inserção relativamente rápida no mercado, quando comparado a outras faculdades, conferindo capacitação técnica ampla e bastante diversificada.

Além disso, tendo em vista que um curso de administração prepara o seu estudante para que, depois de formado, possa atuar nos mais diferentes processos gestores, fazer essa faculdade agrega duas características fundamentais ao profissional: possibilita uma visão abrangente sobre todas as etapas produtivas e financeiras de uma determinada instituição e fornece conhecimento técnico para a abertura do próprio negócio.

Quais as áreas de atuação e as oportunidades de trabalho?

A administração tem entre suas características mais marcantes a generalidade de formação acadêmica e a flexibilidade de atuação profissional. Isso significa que a pessoa que se forma nesse curso tem habilidades e competências técnicas para trabalhar em diferentes áreas da administração, podendo estar inserida nos mais variados segmentos de mercado.

Entre as muitas áreas de atuação da administração estão: a gestão de recursos humanos, a auditoria, a gestão financeira, a logística, a gestão de marketing, o comércio exterior, o planejamento estratégico, a gestão comercial, o controle de produção e a gestão de processos.

Esses campos de trabalho estão presentes em diversos ramos e geram a possibilidade de o administrador ocupar vários tipos de cargos.

Nessa perspectiva, as oportunidades de trabalho para um profissional formado em administração, são muitas. Ele pode trabalhar em cargos mais técnicos, como de consultor, analista e auditor ou gerenciais, que abrangem as funções de coordenador, chefe de equipe e gerente, por exemplo.

Também há a possibilidade de atuar como professor de disciplinas da área de administração, em cursos técnicos e faculdades.

O que o mercado espera de um administrador?

O mundo está em constante transformação e, com ele, mudam também as características e as exigências do mercado de trabalho. Esse cenário não é diferente para a área de administração, sendo essencial que o profissional se adeque de maneira satisfatória às tendências que vão surgindo. Para isso, é fundamental saber o que o mercado espera de um administrador.

Há muitas habilidades valorizadas pelo mercado e nas quais o administrador pode buscar melhorar o seu desempenho. Dessa forma, além de ter a formação possibilitada pelo curso de administração, o mercado espera que o profissional graduado na área tenha outros tipos de conhecimentos, como os relacionados à informática, à manipulação de dispositivos tecnológicos e aos processos produtivos sustentáveis.

Outro aspecto importante é que, embora trabalhe bastante com dados quantitativos, o administrador lida diretamente com pessoas. Isso faz com que seja necessário que esse profissional tenha habilidades interpessoais bem desenvolvidas para gerenciar recursos humanos, resolver conflitos e tomar decisões estratégicas.

Ter esse tipo de competência é uma propriedade de grande valor para o mercado, que procura profissionais assim.

Como o administrador pode se diferenciar?

Por mais que as oportunidades de trabalho sejam muitas, a concorrência também é alta, pois, afinal, uma área com tantas vantagens chama a atenção de bastante gente. Assim, para que o administrador possa ser bem-sucedido em sua carreira, ocupando os melhores cargos e recebendo os salários mais altos, ele deve buscar meios para se diferenciar dos seus concorrentes.

Uma das formas mais eficientes de ter esse diferencial, e, consequentemente, obter vantagens na busca pelos melhores empregos, é a qualificação.

Por isso, é muito importante que, após concluir a sua graduação, o administrador não pare de estudar, devendo fazer capacitações de curta duração e cursos de pós-graduação lato sensu, as especializações ou os MBA — sigla inglesa de Mestre em Administração e Negócios.

Para escolher a especialização mais adequada ao currículo, é importante que o profissional conheça as suas preferências de atuação, ao mesmo tempo em que busque estar condizente com as demandas de mercado.

Atualmente, os cursos de especialização em marketing de varejo, logística, comunicação organizacional integrada e gestão financeira são opções que trazem grande diferencial para o administrador.

Além disso, os cursos de complementação profissional são capazes de dar uma guinada no currículo, já que propiciam qualificações extras.

Entre essas possibilidades de formação, estão os cursos de idiomas, principalmente de inglês, e as capacitações relacionadas à área de administração, como os cursos de curta duração na área de empreendedorismo, contabilidade geral, tributos e inovação.

Se você tinha alguma dúvida sobre se vale a pena fazer administração, deve ter percebido que esse curso não apenas compensa, mas, é uma excelente possibilidade de formação, com muitas opções de atuação no mercado.

Para ter sucesso como administrador, basta que você se prepare de forma adequada, dedicando-se a sua formação e buscando seguir as tendências e as demandas da profissão.

Gostou deste post e quer ter acesso a todas as nossas publicações de maneira prática e fácil? Fique sempre bem informado assinando a nossa newsletter!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This