Carreiras Ciências Contábeis

Saiba como é o trabalho do contador!

saiba-como-e-o-trabalho-do-contador.jpeg

Se você está pensando em seguir a carreira de contabilidade, mas ainda tem dúvidas sobre como ela funciona e quais as possibilidades de atuação disponíveis, este post vai esclarecer suas principais questões e ajudá-lo a tomar essa importante decisão.

Nele, será abordado como é o trabalho do contador, uma das áreas de exercício profissional mais importantes do campo de trabalho em ciências contábeis.

Ter informações sobre os afazeres profissionais do contador é essencial para fazer a escolha pela área de contabilidade, já que, além de ser uma de suas atuações fundamentais, ela ajuda a ter uma boa ideia de como é o trabalho em ciências contábeis.

Por isso, não perca tempo e comece já a tirar as suas dúvidas para, então, poder se preparar adequadamente na busca por uma carreira de sucesso em contabilidade!

Quem é o contador?

O contador é o profissional graduado no curso superior em ciências contábeis e que foi aprovado no exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), obtendo o registro no órgão para poder exercer as atividades relativas à área.

Portanto, o contador é o especialista na realização de funções contábeis, tendo formação específica e autorização institucional para desempenhá-las.

Além da formação básica, obtida por meio do bacharelado em ciências contábeis, é natural que o contador realize cursos de qualificação depois de graduado.

Essas capacitações são desenvolvidas ao nível de pós-graduação ou de extensão e têm como objetivo atualizar os conhecimentos construídos ao longo do curso superior ou aprofundar e aprimorar as habilidades e competências em áreas da contabilidade.

O que faz o contador?

É muito comum que as pessoas associem as atividades profissionais exercidas pelo contador à gestão financeira de instituições públicas e privadas e à efetivação de serviços de prestação de contas à Receita Federal.

Com base nesse mesmo raciocínio, há também a ideia corrente de que esse profissional se ocupa de elaborar planilhas, controlar contas e emissão de notas, executar balancetes e fazer declarações de renda.

É claro que esses tipos de atuação e desenvolvimento de tarefas contábeis estão presentes em boa parte dos serviços prestados por tal profissional. No entanto, não se trata das únicas formas possíveis, ou mesmo das mais procuradas pelo mercado.

Na verdade, o trabalho do contador é essencial para a controladoria, perícia e auditoria fiscais e tributárias, bem como ao ramo de seguros.

Assim, os afazeres de um contador vão além de atividades técnicas pontuais, abrangendo ações fundamentais para a saúde financeira de uma instituição, como de planejamento, controle e execução.

Esse profissional é responsável por elaborar relatórios de desempenho financeiro, identificar possibilidades de diminuição da carga de impostos e adequar os procedimentos de uma empresa às exigências da legislação.

Por ser o profissional responsável por acompanhar e assessorar a gestão de todos os processos financeiros de uma organização, a atuação do contador vai desde o controle do fluxo de caixa e faturamento até o apoio no planejamento administrativo global.

Desse modo, ele contribui para a realização do planejamento estratégico, projeção de investimentos, identificação de oportunidades de crescimento e avaliação de riscos e perdas de uma empresa.

Que atividades só o contador pode desempenhar?

Um contador pode atuar como autônomo, ter o seu próprio negócio — a partir de um escritório que presta assessoria contábil, por exemplo — ou ser funcionário de uma organização.

Sua atuação é demandada tanto pela iniciativa privada, nas empresas dos mais diversos ramos mercadológicos, quanto pelo poder público, em instituições de diferentes segmentos regidas por municípios, estados e governo federal.

Tamanha demanda ocorre porque o contador exerce funções profissionais bastante específicas, as quais estão ligadas, por exemplo, à abertura, manutenção e fechamento de um negócio.

Assim, é atribuição do contador dar todo o suporte para estabelecer o planejamento financeiro, o tipo de tributação incidente e as divisões legais entre sócios, particularmente no que se refere ao encerramento de atividades empresariais.

Além disso, é o contador quem atua tecnicamente na execução dos processos contábeis relativos a procedimentos e trâmites de demissão de funcionários de uma empresa. Está entre as atribuições desse profissional efetuar toda a contabilidade relativa aos encargos, multas — se houver — e pagamentos com os quais deve arcar a organização.

Com base em seus conhecimentos sobre finanças, tributação e legislação trabalhista, o contador não só define os montantes a serem pagos em demissões, como também faz análises e pode emitir pareceres e laudos contábeis para finalidades jurídicas.

Trata-se de atividades que somente um profissional graduado em ciências contábeis e com o registro profissional no conselho da área tem a possibilidade de desempenhar.

Onde o trabalho do contador é indispensável?

Essa é a dúvida mais fácil de solucionar, já que a resposta é simples: em todos os locais que lidam sistematicamente com finanças.

Ou seja, o trabalho do contador é indispensável em estabelecimentos comerciais, em empresas de todos os ramos, em instituições públicas de qualquer natureza, enfim, onde houver manipulação financeira, seja com a venda e a compra de produtos ou com o pagamento de pessoas e tributos.

Nessa perspectiva, estão entre as principais áreas de atuação do contador a gestão empresarial, a auditoria contábil interna e externa, a atuária — com seguros, previdência, bem como capitalização e investimentos — a perícia contábil e a controladoria.

Além disso, esse profissional é essencial na prestação de assessoria contábil para pessoas físicas e jurídicas, e na docência em cursos que têm matérias de contabilidade.

Qual a importância do contador para o mercado?

Levando em conta que as dúvidas que foram solucionadas até aqui, não fica difícil perceber a grande importância do contador para todas as atividades desenvolvidas no mercado. Por causa das especificidades e atribuições desse campo de trabalho e em razão da alta demanda mercadológica pela prestação de serviços contábeis, esse profissional é fundamental em qualquer segmento empresarial.

O peso do trabalho do contador para o mercado pode ser sentido quando se observa a taxa de empregabilidade que essa profissão tem no cenário brasileiro.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgado em 2013, aproximadamente 94% dos profissionais com formação em contabilidade estão trabalhando na área de ciências contábeis.

Agora você já entende melhor como é o trabalho do contador e já sabe o que esperar na graduação e também na carreira!

Continue sempre por dentro das dicas e novidades que compartilhamos! Assine agora a nossa newsletter e receba todos os conteúdos que produzimos em primeira mão!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This