Engenharia Civil

Saiba como conseguir sua vaga de estágio em engenharia civil!​

saiba-como-conseguir-sua-vaga-de-estagio-em-engenharia-civil.jpeg

Ter a oportunidade de adquirir experiência profissional, de conhecer o dia a dia das empresas na prática e poder aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula estão entre as principais vantagens de estagiar durante o período da faculdade.

E, mesmo que o estágio não seja uma atividade obrigatória para a conclusão da sua graduação, ter a oportunidade de lidar com profissionais mais experientes e compreender a importância de assumir responsabilidades corporativas, mesmo antes de conquistar o diploma, será um grande aprendizado que, certamente, vai fazer toda a diferença na sua formação.

E para você, que está se preparando para buscar suas primeiras oportunidades no mundo profissional, mas ainda não sabe por onde começar, vamos dar 7 ótimas dicas que vão ajudá-lo a conseguir um estágio em engenharia civil e garantir desde já o seu espaço no mercado de trabalho. Confira!

1. Amplie os seus conhecimentos

Uma atitude que pode dar aquele impulso necessário para que você saia na frente de outros candidatos na busca por um estágio é ir além dos conteúdos aprendidos nas disciplinas do curso e procurar adquirir novos conhecimentos.

E, aqui, uma boa dica é investir na aprendizagem de outros idiomas, assim como ampliar as suas habilidades em informática, saindo do básico e garantindo o domínio dos programas mais utilizados na carreira escolhida por você.

Além disso, experiências como intercâmbios e a realização de trabalhos voluntários também são muito bem-vistas pelas empresas por serem atividades que ajudam a desenvolver habilidades interpessoais e capacidades importantes para o mundo corporativo como liderança e proatividade.

2. Invista nas competências mais buscadas pelo mercado

Ser fera nos cálculos e ter bom raciocínio matemático e espacial são algumas características indispensáveis para quem escolheu a profissão de engenheiro civil.

No entanto, para conseguir se destacar frente aos outros candidatos na hora de concorrer a uma vaga de estágio, é essencial possuir outras qualidades complementares, como boa comunicação interpessoal, capacidade de liderança, comprometimento e criatividade para lidar com os desafios do dia a dia.

3. Capriche na elaboração do seu currículo

Em muitos casos, para conseguir um estágio em engenharia civil, este é o primeiro contato do candidato com a empresa e, também, a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Por essa razão, vale a pena investir um tempo a mais para elaborar a apresentação do seu perfil profissional de uma forma simples e objetiva.

E para dar uma força extra nessa etapa, separamos abaixo alguns tópicos importantes que não podem ser deixados de fora na hora de montar o seu currículo:

  • dados pessoais: o seu nome completo, o seu telefone, o seu e-mail e o seu endereço;

  • objetivo profissional: o departamento da empresa no qual você gostaria de estagiar;

  • formação acadêmica: o nome da sua instituição de ensino e do seu curso, com o ano de início e a previsão de término;

  • qualificações: as experiências e as competências mais relevantes para a realização do seu objetivo profissional;

  • cursos complementares: os cursos e as atividades extracurriculares que contribuíram diretamente com a sua formação profissional;

  • idiomas: as línguas estrangeiras que você estudou e o seu nível de conhecimento (básico, intermediário, avançado ou fluente);

  • outras informações adicionais, como intercâmbios, trabalhos voluntários ou premiações recebidas.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Na hora de buscar vagas de estágio, existem diferentes ferramentas tecnológicas que podem ajudá-lo a encontrar as oportunidades que mais se enquadram nos seus objetivos e entrar em contato com as empresas e os profissionais do departamento de recrutamento e seleção:

  • portais como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o Grupo Cia de Talentos, o Vagas e o NUBE permitem que você se cadastre gratuitamente e tenha acesso a diversos processos seletivos ao longo do ano de acordo com o seu perfil e a sua área de formação;

  • outra dica interessante é acessar diretamente o site das empresas pelas quais você se interessa e preencher os formulários de cadastro disponíveis para a participação em futuros processos seletivos;

  • nas redes sociais você também pode encontrar vagas de estágio publicadas nos perfis das empresas ou em grupos de discussão ligados à sua área de atuação, além de interagir e trocar informações relevantes com outros estudantes e profissionais já formados.

5. Participe de eventos importantes para a sua carreira

Comparecer a palestras, feiras, congressos e workshops são ótimas oportunidades de ficar por dentro das principais tendências do mercado, de saber mais sobre as empresas e de conhecer de perto profissionais renomados da sua área de atuação.

Você pode aproveitar essas ocasiões para adquirir conhecimentos relevantes para a sua carreira e, ainda, ampliar o seu networking, o que pode garantir boas indicações para estágios e vagas de emprego no futuro.

6. Conheça os projetos oferecidos pela sua faculdade

Participar das iniciativas promovidas pela sua instituição de ensino, com foco no seu curso, pode agregar um importante diferencial à sua formação acadêmica e também ao seu currículo profissional.

A participação nos eventos, como mencionamos no tópico anterior, e o envolvimento em programas de iniciação científica, em empresas júnior, ou em atividades como grêmios e centros acadêmicos, são maneiras excelentes de desenvolver capacidades que vão ajudá-lo a se destacar no mercado profissional.

7. Cuide bem da sua apresentação pessoal

E por último, mas não menos importante, a forma como você se apresenta também pode dizer muito sobre as suas atitudes no dia a dia de trabalho.

Por isso, independentemente do perfil adotado pela empresa — mais sério ou mais despojado —, no momento da entrevista, o segredo é optar por um figurino mais formal, manter uma postura correta e, principalmente, dar atenção especial à sua maneira de se comunicar: de forma clara, objetiva, com um português correto e sem o uso de gírias.

Gostou dessas dicas para conseguir um estágio em engenharia civil e encontrar a vaga que mais combina com o seu perfil profissional? Quer saber mais sobre as características mais valorizadas pelas organizações?

Então não deixe de conferir o nosso post sobre o que as empresas de engenharia esperam dos profissionais hoje em dia e prepare-se para dar início à sua carreira de sucesso!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This