Carreiras Estudos

Plano de carreira: como planejar desde a faculdade?

plano-de-carreira-como-planejar-desde-a-faculdade.jpeg

Essa fase entre o final do ensino médio e o período dos vestibulares é recheada de dúvidas para os jovens estudantes. Afinal, trata-se do momento de definir o futuro, de escolher um curso, uma faculdade, uma profissão, enfim, são tantas decisões que fica até difícil saber se o caminho escolhido foi o melhor.

Para evitar maiores incertezas e aumentar o seu potencial de acerto, o plano de carreira surge como uma prática valiosa. Aliás, essa é uma das técnicas mais usadas pelos profissionais de maior sucesso no mercado.

Sabe o por quê? Porque os melhores não dependem da sorte e não deixam o destino guiar suas escolhas. Eles planejam antecipadamente, sabem aonde querem chegar e montam um caminho mais previsível e racional para atingir seus objetivos.

Logo, se você quer aprender a planejar a sua carreira desde antes ou no início da faculdade, você deve acompanhar este texto até o final. Listamos as 8 principais dicas que o ajudarão a começar o seu plano. Continue acompanhando!

Estabeleça um objetivo para o seu plano de carreira

Todo plano de carreira deve ter algum objetivo principal, algo maior que você almeja para a sua vida profissional.

Aqui, é importante ser específico no seu propósito. Não coloque como objetivo apenas “ganhar X reais por mês” ou “ser diretor de uma empresa multinacional”.

Em vez disso, que tal ser mais direto ao ponto? Por exemplo, “ser diretor de marketing de uma empresa de grande porte, ganhando entre R$ 8.000,00 e R$ 15.000,00 até o final de 2032”.

Perceba que o objetivo é algo que deve ser pensado em longo prazo mesmo. Nesse caso, colocamos um com 15 anos à frente do nosso tempo, mas ele pode ser maior ou menor. O importante é ele representar, sendo o mais específico possível, o auge profissional que você quer atingir.

Defina as metas necessárias para atingir o seu objetivo

Se você tem dificuldades em trabalhar com objetivos tão distantes assim, fique tranquilo! Também faz parte do plano de carreira estipular metas de curto e médio prazo, isto é, os estágios que serão necessários para cumprir o propósito maior.

No caso do exemplo do objetivo em ser um diretor de marketing, sabemos que, para chegar a tal ponto, uma série de metas precisam ser batidas. Entre elas, estão:

  • ingressar em uma faculdade de Administração, Marketing ou Publicidade;

  • realizar estágios na área;

  • conseguir um emprego, por exemplo, de analista de marketing em até 1 ano após a formação;

  • atingir um cargo de gerência após 5 anos no mercado.

Enfim, quanto mais cedo você define seus objetivos, metas e desafios, mais tempo você terá para se preparar melhor, direcionar seus estudos e errar. Viajar por um caminho trilhado é bem mais seguro do que entrar em uma estrada desconhecida, não é verdade?

No entanto, sabemos como pode ser complicado pensar em propósitos tão específicos para a nossa vida profissional quando somos muito jovens.

Analise o mercado de trabalho

Um aspecto que pode influenciar a definição da carreira que você quer seguir são as necessidades do mercado de trabalho.

Muitas vezes, entrar em um mercado onde a concorrência é muito grande pode desanimar um jovem. Por outro lado, uma profissão carente em sua região pode ser uma oportunidade de você se destacar mais rapidamente.

Por essa razão, é muito importante você consumir conteúdos relacionados ao mercado de trabalho, como programas de TV, canais no YouTube, sites e blogs relacionados ao assunto.

Pesquise mais sobre uma profissão desejada

Vamos supor que, nessa análise de mercado, você descobre que as pessoas e empresas estão procurando por contadores ou analistas contábeis mais qualificados. Logo, temos um sinal positivo de que essa é uma boa profissão para incluir em seu objetivo, certo?

Mas esse sinal ainda não é definitivo. Afinal de contas, você pode ainda não saber os detalhes que envolvem essa profissão.

Por exemplo, você se imagina trabalhando diariamente em um escritório fechado e na frente de um computador? Pensa em trabalhar com números? Sabe qual é a faixa salarial média? A quantidade de horas trabalhadas por dia? Já conversou com outros contadores para saber como é o dia a dia?

Portanto, investigue, busque informações que esclareçam como é o universo da profissão que você almeja.

Estude em um curso com o qual você se identifique

Você também já parou para analisar os seus próprios pontos fortes e fracos? Sabia que isso pode fazer uma diferença enorme na escolha do curso e da profissão que pretende seguir?

Suponhamos que, durante o ensino médio, você perceba que se dá melhor com a área de humanas e que possui um bom poder de argumentação. No entanto, você também descobre que números e trabalho em grupo são suas maiores fraquezas.

Suas aptidões poderiam induzi-lo, por exemplo, a escolher um curso de Direito e, consequentemente, investir em uma carreira de advogado, promotor, juiz ou delegado.

Ainda assim, é importante também conhecer um pouco mais a respeito do curso. Informações como o tempo de duração, disciplinas, carga horária de estágio e outros detalhes são relevantes para validar sua escolha.

Escolha uma boa faculdade

O seu plano de carreira também passa pela seleção de uma boa faculdade. Aliás, esse é um dos pontos mais cruciais. Afinal, é a fase na qual você investirá 4 ou 5 anos da sua vida para se preparar para uma profissão desejada.

Questões mais básicas, como localização e mensalidades devem ser consideradas. No entanto, é bom dar um peso maior para os critérios mais relevantes para a sua carreira, como a nota do MEC para o curso que você pretende fazer e a participação no mercado de ex-alunos da faculdade, a qualificação dos professores etc.

Enfim, dê mais valor aos fatores que poderão colocar você em uma posição privilegiada no mercado.

Desenvolva suas habilidades

O mercado de trabalho hoje é tão exigente que ter apenas um diploma universitário já não é lá um grande diferencial. Por esse motivo, se você almeja ter mais oportunidades na carreira desejada, é fundamental aprimorar habilidades em que a faculdade não pode ajudar tanto.

Uma delas é uma língua estrangeira. Seja ela o inglês ou espanhol, as empresas cada vez mais buscam profissionais que tenham facilidade de se comunicar em outros idiomas.

Investir em cursos que ajudem a melhorar seus pontos fracos também é uma boa solução. Por exemplo, se você é uma pessoa que tem dificuldade em se comunicar em público, pode tentar algum curso online (existem alguns de graça, inclusive) ou treinamentos pessoais para superar esse desafio.

E, o mais importante, especialize-se! Coloque em seu plano que, assim que terminar sua faculdade, uma das metas é entrar em um curso de pós-graduação.

Os estudos e capacitações são práticas que o acompanharão para o resto da sua carreira e o profissional que não se atualiza perde espaço no mercado.

Prepare planos alternativos

Uma questão que você precisa saber sobre o plano de carreira é que ele não é algo estático e definitivo. Apesar de seguir tantos passos e parecer rígido, uma de suas principais características é a flexibilidade. Afinal, pessoas e mercados mudam com o tempo.

Por isso, é importante preparar planos B, C, D, ou seja, alternativas de carreira caso aquela que você almejou não dê certo.

Esse será o seu diferencial em relação às pessoas que não planejam sua vida profissional. Pois quando um universitário desiste de um curso na metade do caminho, ele pode continuar sem ter certeza sobre o caminho a se seguir.

Você, com uma alternativa preparada, poderá reagir mais rapidamente às mudanças que surgirem ao longo da vida acadêmica e profissional.

O seu sucesso profissional pode até não depender unicamente de um plano de carreira. Mas não dá para negar que um planejamento iniciado desde cedo oferece mais segurança e preparo para atingir seus objetivos.

Por isso, comece hoje mesmo a se analisar, a avaliar o mercado, as profissões, as faculdades e, principalmente, a definir aonde você quer chegar.

E aí, você agora está mais seguro para planejar e montar o seu plano de carreira? Se gostou dessas dicas, conheça e curta a nossa página no Facebook para acompanhar as dicas e novidades que postamos diariamente!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This