Estudos

Passei no vestibular, e agora? O que devo fazer?

passei-no-vestibular-e-agora-o-que-devo-fazer.jpeg

Depois de muita dedicação, horas de estudo e preparação, provas cansativas e que testam todos os seus conhecimentos, finalmente você foi aprovado no curso de graduação dos seus sonhos! Já era a hora, não é mesmo?

Mas qual é o próximo passo? Provavelmente, você deve estar se perguntando: “passei no vestibular, e agora?”, certo? Não se preocupe! Neste post, vamos compartilhar algumas ações que quem passou no vestibular, precisa fazer! Preparado? Então, vamos lá!

1. Tenha a certeza de que escolheu o curso certo

Antes de mais nada, pare um minuto e reflita sobre o curso escolhido e todos os motivos que fizeram com que ele fosse o eleito. Você realmente gosta da área? Conhece todas as possibilidades de funções que poderá exercer e é algo que realmente trará prazer? Então, não hesite em seguir em frente para os próximos passos.

É muito importante que você se sinta confiante com a sua escolha e que tenha certeza de que escolheu o curso dos seus sonhos. Essa decisão terá grande influência em seu futuro e não é algo que você gostaria de se arrepender mais tarde, não é?

Não adianta nada fazer um curso que você acredite proporcionar um salário melhor, mas que você não tem afinidade alguma com a área de atuação, ok?

2. Separe todos os documentos necessários

Antes de ir fazer a matrícula, alguns documentos serão necessários, portanto, é importante que você os providencie o quanto antes.

Normalmente, são solicitados:

  • Carteira de identidade (cópia e original);

  • CPF (cópia e original);

  • Certidão de nascimento (cópia e original);

  • foto 3×4;

  • Título de eleitor (cópia e original);

  • comprovante de reservista;

  • comprovante de endereço (cópia e original);

  • certificado de conclusão de Ensino Médio (cópia e original);

  • histórico escolar (cópia e original).

Se possível, já vá até o local em que estudou durante o Ensino Médio ou entre em contato para solicitar os dois últimos documentos que citamos, pois pode levar um tempo até que eles fiquem prontos.

3. Faça a matrícula no curso

Pronto, finalmente chegou o momento de garantir a sua vaga e realizar a matrícula! A instituição de ensino escolhida deve divulgar a data, local em que ela deve ser feita e demais documentos necessários. Fique de olho e não deixe passar nenhuma informação!

Normalmente, as informações costumam estar disponíveis no site ou no manual do candidato.

Caso você tenha qualquer dúvida, entre em contato com a secretaria acadêmica do curso, seja por e-mail ou telefone. O importante é não perder o prazo!

4. Encontre um local para morar

Caso seja necessário mudar de cidade, é preciso que você encontre um local para morar. Se você já conhecer alguém que estude na mesma instituição ou cidade, entre em contato e veja se essa pessoa conhece algum local com vaga para você.

Procurar por grupos específicos nas redes sociais, também pode ser uma alternativa interessante. Apenas não deixe isso para última hora, pois você pode ficar sem ter onde morar, quando as aulas começarem!

Dê preferência por locais que sejam próximos à faculdade, pois, assim, você não terá que gastar com transporte público ou perder muito tempo no trajeto.

5. Saiba o melhor trajeto

Mesmo que você não tenha a necessidade de definir o local em que vai morar, é preciso conhecer o melhor trajeto da sua casa até a faculdade, assim, não se atrasará.

Veja quais são as linhas de ônibus ou metrô disponíveis. Se você já tirou carteira de habilitação e vai de carro, verifique se o campus tem estacionamento ou como são as ruas próximas.

Se possível, faça algum teste no horário em que você vai enfrentar o trânsito normalmente. Assim, saberá o tempo gasto, se o transporte público fica muito cheio (o que é quase uma certeza) e quais são os horários em que passam no ponto/estação mais próximo a você.

6. Compre os itens básicos para as aulas

Certamente, após o início das aulas serão indicados livros e apostilas necessários para acompanhar o curso. No entanto, é importante que você já tenha alguns itens básicos, como caderno, lápis/lapiseira, canetas esferográficas, pastas para guardar documentos, post its, uma mochila e o que mais julgar necessário.

Você pode até achar que não vai ter nada nos primeiros dias, mas muitas informações são compartilhadas para que o calouro conheça melhor a instituição e é indicado anotá-las.

7. Comemore com a família e os amigos

Sim! Depois de tanto esforço é preciso celebrar essa conquista! Reúna todas as pessoas queridas e compartilhe com elas essa vitória tão importante em sua vida! A partir de agora, muitas serão as novidades e aventuras que você vai vivenciar!

8. Fique atento a todos os anúncios da instituição de ensino escolhida

Fique sempre de olho em todos os e-mails e comunicados emitidos pela faculdade. Confira o início das aulas, qual é o horário das disciplinas e as salas em que as aulas serão ministradas.

Para já chegar com o pé direito na faculdade, tenha em mãos a localização do prédio em que vai estudar, as salas em que terá aula e os respectivos horários. Quem sabe você faz uma visita e conhece tudo o que a instituição tem para te oferecer, não é?

9. Faça amizade com os colegas de sala

Não tenha dúvidas de que o tempo que você passar na faculdade trará muitas novidades para a sua vida. Entre elas, serão as amizades que fará ao longo do curso — algumas até devem acompanhá-lo pelo resto da vida. Portanto, deixe a timidez de lado e aproveite os primeiros dias de aula para interagir e conhecer as pessoas!

Esperamos que com essas dicas essa nova fase da sua vida se inicie da melhor forma possível! Não se esqueça de que você não deve abrir mão de estudar e se dedicar ao curso, agora que passou no vestibular.

A partir de agora, você enfrentará novos desafios e vai ter que se esforçar para adquirir todo conhecimento que conseguir, pois vai estar investindo em seu futuro profissional!

Está considerando investir em um financiamento estudantil? Então, confira o post que preparamos sobre o assunto e tire suas dúvidas!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This