Carreiras

Os 5 melhores cursos para quem quer seguir carreira política

os-5-melhores-cursos-para-quem-quer-seguir-carreira-politica.jpeg

Por mais que o cenário político atual, no Brasil, não esteja dos mais atraentes, este não é um motivo para desistir de tentar uma carreira em política. Com muitas possibilidades de atuação, essa é uma atividade que pode propiciar a você diferentes oportunidades, além de te dar a chance de fazer a diferença para a sua cidade, estado ou país.

Se você está pensando seguir carreira em política, veio ao lugar certo. Neste post, vamos compartilhar o que é preciso fazer para trilhar uma trajetória política de sucesso, como escolher o cargo e quais cursos podem ajudá-lo a se aprimorar para essa profissão. Confira:

Quais são os requisitos mínimos para quem quer se candidatar a algum cargo político?

Existem alguns requisitos mínimos que devem ser seguidos por quem quer se candidatar a algum cargo político. Entre eles, podemos citar:

  • ser alfabetizado;

  • ser brasileiro (nato ou naturalizado);

  • filiar-se a algum partido;

  • ter exercício pleno dos direitos políticos;

  • contar com o alistamento eleitoral;

  • residir na circunscrição em que pretende atuar como político;

  • ter a idade mínima para concorrer ao cargo escolhido.

Antes de se candidatar, como você pôde perceber, é preciso levar em consideração a sua idade. Portanto, saiba, abaixo, qual é a idade mínima para caga cargo:

  • 18 anos: vereador;

  • 21 anos: prefeito, vice, deputado estadual e deputado federal;

  • 30 anos ou mais: governador e vice;

  • 35 anos ou mais: senador, presidente e vice.

Você deve ter em mente que, apesar de não serem muitas as exigências para se tornar um político em nosso país, é indicado que tenha diferentes habilidades e que seja considerado um profissional capacitado para assumir o cargo que está pretendendo. Do contrário, caso não seja considerado preparado para tanto, não receberá o voto das pessoas.

Como decidir por qual cargo começar?

Primeiramente, é preciso ver os requisitos mínimos e ver se já tem o que é necessário para se enquadrar nele. Depois, faça uma análise realista do seu perfil. Veja se sente preparado para assumir cargos tão importantes e que deveriam fazer a diferença na vida das pessoas de maneira positiva.

É preciso ter seriedade, ética e comprometimento para se tornar um político, além de ter ciência de que essa não vai ser uma tarefa fácil. Portanto, só siga esse caminho caso tenha a certeza de que é o profissional mais apto para assumir tal função.

Além disso, é preciso conhecer quais cargos estão disponíveis, como:

  • Vereador;

  • Deputado Estadual;

  • Deputado Federal;

  • Governador/Vice;

  • Senador;

  • Presidente/Vice.

O ideal é que você inicie a sua trajetória com funções mais locais, como a de vereador. Dessa forma, vai crescendo ao ganhar experiência e, consequentemente, a confiança das pessoas. Isso também vai ser importante para torná-lo mais bem embasado para lidar com as diferentes situações que surgirão ao longo dessa jornada.

Quais cursos são ideais para quem quer seguir carreira em política?

Como você viu nos requisitos básicos, não é preciso ter um curso universitário para se tornar um político. No entanto, essa é uma capacitação que pode contribuir de maneira direta para que a sua vontade se torne realidade, pois te dará mais conhecimentos e o preparará melhor para assumir o cargo.

Abaixo, listamos 5 cursos que são indicados para quem pretende seguir carreira em política. Confira quais são eles e escolha aquele que melhor se adeque ao seu perfil.

1. Ciências Políticas

Uma graduação óbvia para quem pretender conhecer a fundo todos os aspectos da carreira política é a graduação em Ciências Políticas. Esse curso contemplará tópicos como a criação de um Estado e, também, como funcionam as diferentes políticas públicas.

Por meio dele, você vai se preparar de maneira teórica e prática para os cargos que pretende assumir, se inteirando de como funciona o processo legislativo, os partidos políticos e a democracia.

No entanto, este não é o único curso indicado para quem quer trilhar uma carreira política. É possível, sim, cursar graduações com focos diferentes do político e, ainda assim, seguir nessa atividade — como mostraremos melhor abaixo. Uma possibilidade, porém, é cursar outra graduação e fazer uma especialização em Ciências Políticas.

2. Direito

O curso de Direito vai propiciar a você bastante embasamento teórico em relação à ocupação no setor público. Isso se deve principalmente ao fato de ele contemplar diferentes ramos, como o Tributário, Previdenciário, Administrativo, Civil etc.

A formação assegurada por esse curso dará a você a capacidade de atuar de maneira mais eficiente e profissional, principalmente por ser tão abrangente.

3. Ciências contábeis

Como político, é muito importante que saiba como direcionar adequadamente os recursos, além de conseguir lidar com eles de maneira honesta e estratégica. Desse modo, ao cursar Ciências Contábeis, você terá um domínio maior das técnicas para cuidar das entradas e saídas financeiras, além de ter as habilidades necessárias para implementar um orçamento condizente com a realidade da região e as necessidades das pessoas.

4. História

O historiador, por conhecer a fundo o cenário político e suas eventuais mudanças, tem plena capacidade para analisar de maneira estratégica a situação atual em que vivemos e, assim, apontar o que é preciso para que melhorias aconteçam e que problemas já vistos não se repitam.

Além disso, por ter consciência sobre os aspectos históricos e culturais que cada povo possui, conseguirá propor mudanças e projetos que atendam às necessidades reais das pessoas.

5. Administração

Se o estudante de Administração está sendo preparado para, um dia, gerir de maneira inteligente e adequada uma empresa, tomando os caminhos certos, ele também terá o que é preciso paracomandar uma cidade, um estado ou um país — basta desenvolver as habilidades necessárias.

O curso de administração tem uma abrangência muito vasta e interessante para quem pretende seguir carreira em política. Esse currículo diverso vai ser muito importante para atender com qualidade e efetividade a todas as demandas de um futuro político .

Tirou as suas dúvidas sobre como seguir carreira em política? Se interessou por algum desses cursos que citamos acima? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo a se preparar para essa carreira desde a faculdade!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This