Engenharia Civil

O que as empresas de engenharia esperam dos profissionais hoje em dia?

o-que-as-empresas-de-engenharia-esperam-dos-profissionais-hoje-em-dia.jpeg

O mercado de trabalho definitivamente não aceita mais o amadorismo. Se você pretende alcançar uma posição de destaque em uma carreira, precisa estar atento às exigências do mundo corporativo. As empresas de engenharia, por exemplo, cobram diversas habilidades de um profissional.

Esse comportamento tem como meta melhorar continuamente a qualidade dos serviços e conseguir resultados mais expressivos. Hoje, a acomodação é um fator prejudicial tanto para as companhias quanto para os funcionários.

Neste post, vamos destacar as características dos engenheiros mais valorizadas pelas organizações. A intenção é ajudá-lo a ter mais condições de conquistar uma vaga de emprego. Confira!

Vejas as habilidades mais reconhecidas pelas empresas de engenharia

O que as organizações esperam dos engenheiros? Se você está curioso em saber a resposta, conheça as características profissionais mais relevantes do setor atualmente. Acompanhe!

Buscar o conhecimento além da sala de aula

Imagine que um engenheiro fez uma excelente graduação, tirando notas altas e impressionando os colegas e os professores pelo conhecimento teórico. Com certeza, ser um bom aluno na faculdade é um aspecto que impressiona positivamente as empresas.

Contudo, o candidato precisa ir além. Isso significa que deve buscar outras experiências que possam enriquecer um currículo, como estágio ou trabalho voluntário.

Quando uma companhia percebe que o futuro funcionário não tem medo de colocar a mão na massa, maiores são as chances de contratação.

Se o estudante ficar restrito apenas ao mundo universitário, terá muitas dificuldades de convencer uma empresa a investir no potencial dele. As organizações querem funcionários praticamente prontos, que não exigem altos gastos com treinamento e adaptação às rotinas de trabalho.

Apresentar uma boa comunicação

O conhecimento merece ser compartilhado e difundido. Independentemente do segmento, uma boa maneira de um profissional apresentar as ideias e as ações com clareza é ter uma boa comunicação.

Se as informações forem confusas e truncadas, a equipe não vai ter um bom rendimento, o que afeta negativamente os negócios. Ao mostrar que pretende fazer os serviços com calma e eficiência, o engenheiro conquista a confiança dos colegas de trabalho.

Isso é fundamental não apenas para elevar o desempenho das atividades, mas também para melhorar o ambiente de trabalho.

Quando uma empresa tem colaboradores qualificados e com um bom relacionamento interpessoal, mais fácil fica para implantar novas ações e alcançar uma performance de alto nível.

Ter foco no aprendizado

O simples fato de ter saído da faculdade e conseguir um bom emprego não é motivo para o engenheiro se acomodar. Pelo contrário, as empresas desejam contar com funcionários que buscam evoluir a cada dia.

A atualização deve ser uma das prioridades de um profissional. Por isso, é válido fazer cursos de pós-graduação. Se for possível, invista também no mestrado e no doutorado.

Ao demonstrar que tem vontade de se capacitar e de acompanhar as tendências do mercado, um engenheiro prova uma organização que está disposto a ajudá-la a contar com serviços qualificados para satisfazer as demandas dos clientes.

Falar mais de um idioma

A globalização do conhecimento não é mais novidade para ninguém. Se você não quer ficar ultrapassado e ser engolido pela concorrência, a melhor iniciativa é buscar a fluência em mais de uma língua estrangeira.

As empresas de grande porte exigem dos seus engenheiros o domínio do inglês. Sem dúvida, cumprir esse requisito é um fator positivo. Porém, o funcionário deve mostrar um conhecimento acima da expectativa, caso queira progredir na carreira.

O ideal é o empregado ter fluência em outros idiomas, como o francês e o espanhol. À medida que apresenta um alto conhecimento em várias línguas estrangeiras, um engenheiro eleva o seu nível de empregabilidade.

Trabalhar em equipe

Pense em um profissional que possui um grande conhecimento, facilidade de comunicação e fluência em mais de um idioma. Inegavelmente, são características que são bastante valorizadas no mundo corporativo.

Mesmo com essas qualidades, o engenheiro não terá sucesso caso não saiba trabalhar em equipe. Uma obra exige que o profissional tenha envolvimento com várias pessoas de diferentes experiências e personalidades.

Esse fator faz com que o engenheiro priorize o bom relacionamento com as pessoas. Ao agir com maturidade e bom senso, um profissional tem mais possibilidades de alcançar o sucesso.

Compreendendo as características dos membros de uma equipe, as chances de delegar as tarefas de maneira correta aumentam bastante. Isso contribui para expandir a eficiência dos serviços e conquistar os clientes.

Priorizar o planejamento

Como avaliar a quantidade de recursos humanos, financeiros e materiais necessários para executar uma obra? A única forma de fazer isso corretamente é adotar um planejamento que especifique as ações necessárias para finalizar o serviço dentro do prazo.

Hoje, as empresas querem evitar ao máximo o desperdício. A meta é fazer mais com menos. Isso significa que as corporações têm como objetivo investir menos em mão de obra e em outros recursos para alcançar resultados cada vez mais expressivos.

Esse contexto favorece os engenheiros que planejam de maneira estratégica. Ou seja, que sabem como concretizar os objetivos com o mínimo de esforço possível sem comprometer a qualidade dos serviços.

Trabalhar com engajamento

Qualquer empresa deseja contar com funcionários engajados, que estejam identificados com os valores e os anseios da instituição. Não adianta ter uma qualificação profissional de alto nível, se o empregado não está plenamente envolvido com as iniciativas da corporação.

Um colaborador engajado vai se esforçar mais para cumprir as metas e trabalhar com foco em resultados. Além disso, estará mais disposto a se adaptar às mudanças voltadas para o aperfeiçoamento das atividades.

No setor de engenharia, essa postura é fundamental para o sucesso da companhia e do profissional.

Ter sempre vontade de inovar

Trabalhar com eficiência e adotar as melhores práticas são medidas valiosas para alcançar o reconhecimento em uma corporação.

Mas você já pensou em acrescentar esses fatores a capacidade de inovar? Sem dúvida, você será bastante valorizado, caso apresente e implante ações que diferenciem positivamente uma organização em relação à concorrência.

Agora, você já sabe o que as empresas de engenharia esperam de um profissional. Também não perca a oportunidade de ler este post para verificar se possui o perfil ideal de um estudante de engenharia!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This