Carreiras Direito

Mercado de trabalho para advogados: conheça as oportunidades!

mercado-de-trabalho-para-advogados-conheca-as-oportunidades.jpeg

A crise econômica faz com que a exigência das empresas em contratar profissionais seja ainda maior. Um bom exemplo disso é o segmento jurídico, em que a qualificação é essencial para a conquista de uma vaga numa organização.

Outro fator que mostra como o mercado de trabalho para advogados é competitivo é o aumento de mão de obra disponível nos últimos anos.

Segundo a 10ª edição do Anuário de Advocacia, havia 574 mil advogados no país, em 2006. Atualmente, esse número é superior a 1 milhão. Ou seja, há praticamente o dobro de profissionais habilitados para disputar um emprego. Inegavelmente, é um aspecto que reforça a necessidade de capacitação constante para se destacar no mercado.

Com a intenção de ajudá-lo a se diferenciar da concorrência, vamos apresentar, neste post, como estão distribuídas as oportunidades de trabalho para advogados, as tendências da profissão e os desafios dos que se formam em Direito.

Oportunidades no setor público

A administração pública oferece muitas vagas para os que desejam seguir a carreira jurídica. Ela tem como vantagens bons salários e a estabilidade, chamada de vitaliciedade — no caso dos juízes e membros do Ministério Público.

Por isso, a concorrência é enorme, chegando a mais de 200 pessoas por vaga, o que exige anos de estudo e muita dedicação dos candidatos.

A maioria dos concursos públicos para advogado tem como requisito que o profissional tenha sido aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No setor público, os principais cargos na área jurídica são:

  • Juiz de Direito: com oportunidades de trabalho na esfera estadual e federal, exige que o profissional atue em vários segmentos, como Família, Trabalho, Civil, entre outros;

  • Procurador da República: atua no Ministério Público da União (MPU). É responsável por promover ações penais e instaurar inquéritos. Outra atribuição é fazer o controle da atividade policial. É importante ter conhecimentos em Direitos Humanos;

  • Defensor Público: tem como função dar assistência jurídica aos que não têm a possibilidade de contratar um advogado. É um cargo com oportunidades na esfera estadual e federal;

  • Delegado: trabalha com investigações policiais, sendo responsável por planejar e comandar operações sigilosas, além de executar medidas de segurança. É bastante comum ter concursos públicos para esse cargo.

O setor público também oferece chances para advogados em diversos órgãos da administração direta e indireta (autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista). Para os que podem se dedicar ao estudo durante um certo período, a administração pública é muito atraente para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Mercado de trabalho para advogados na iniciativa privada

Não tenha dúvida de que o setor privado, apesar da crise econômica, também oferece boas chances de trabalho aos que pretendem ingressar na carreira jurídica. Há uma grande demanda por advogados para defender cidadãos em diversos tipos de ações judiciais.

Na iniciativa privada, por exemplo, é necessário que o profissional seja aprovado no exame da OAB. No entanto, a maioria dos candidatos não consegue a aprovação quando fazem a prova. Por causa disso, é fundamental aproveitar bastante os ensinamentos da faculdade e, também, cursos preparatórios, visando chegar o mais rápido possível ao mercado de trabalho.

Os que desejam atuar como professor de Direito têm boas chances em faculdades e em cursinhos direcionados para concursos públicos. Logicamente, é preciso ter um amplo conhecimento e investir em uma atualização constante dos conhecimentos.

Também merece destaque a importância da especialização para conquistar um emprego na iniciativa privada, em que as vagas estão sendo oferecidas, principalmente, para os que atuam nos seguintes segmentos:

Trabalhista

Trata de temas ligados às relações de trabalho (contratações, demissões, entre outros). O advogado representa a empresa em negociações.

Tributário

Busca garantir a segurança da organização em processos administrativos e judiciais relacionados com obrigações tributárias.

Recuperação Judicial

Representa juridicamente uma instituição para fazer a negociação de prazos, pagamentos e pedir a recuperação judicial para evitar a falência.

Arbitragem

Atua para que as partes cheguem a um acordo, para que o processo não vá a instâncias judiciais superiores. A intenção é evitar o desgaste de tempo e dinheiro para a empresa.

No setor privado, há também boas chances para advogados nos ramos empresarial, consultivo e imobiliário. O cargo de diretor jurídico também está em evidência, principalmente, nas grandes organizações.

Tendências

Para se destacar no mercado, o profissional deve ter como foco a constante atualização. Um dos motivos é que a legislação com o avanço da sociedade pode sofrer modificações, exigindo a leitura e a compreensão atenta das leis.

A especialização em um ou mais segmentos, o domínio do inglês e de outros idiomas, a visão mais comercial e o empreendedorismo são fatores que influenciam positivamente um escritório a contratar um profissional.

Atualmente, há uma demanda forte por advogados que tenham fluência em inglês. Um dos motivos é o aumento das fusões e aquisições de empresas que, muitas vezes, envolvem recursos financeiros de companhias estrangeiras.

Outra tendência é a especialização em alguns segmentos. Um deles é o compliance, em que o profissional verifica se as leis e os regulamentos internos e externos estão sendo obedecidos pela organização.

Também terão um alto nível de empregabilidade os advogados que tiverem conhecimentos avançados em fusões e aquisições, contencioso (disputas de interesse de várias ordens — civil, trabalhista, comercial) e tributação — por sinal, há uma boa demanda por serviços de consultoria nesse segmento.

Desafios

Muitas empresas estão segurando investimentos e o principal motivo é a crise econômica. Para superar esse cenário de incertezas, é essencial que os advogados criem alternativas para superar a concorrência.

Para tanto, é necessário adotar algumas medidas como:

  • elaborar estratégias para aperfeiçoar o atendimento ao público-alvo;

  • renegociar contratos buscando a melhor solução para o escritório e o cliente;

  • apostar na criatividade para aumentar a clientela. Um escritório de advocacia, por exemplo, pode investir em marketing digital;

  • procurar estar familiarizado com o segmento de atuação do cliente. Isso contribui para prestar um serviço mais qualificado.

O estudo deve fazer parte da rotina do profissional de Direito — e isso vale tanto para o setor público como para a iniciativa privada.

Se você quer ficar bem informado sobre as novidades do mercado de trabalho para advogados, não deixe de assinar a nossa newsletter. Com certeza, queremos contribuir para o seu crescimento profissional!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This