Carreiras

Mercado de engenharia: as melhores oportunidades no norte do Brasil

mercado-de-engenharia-as-melhores-oportunidades-no-norte-do-brasil.jpeg

É normal que as oportunidades de emprego fiquem mais escassas em um momento de instabilidade econômica. Isso faz com que os candidatos invistam em qualificação e busquem chances em diversas regiões do Brasil. Um bom exemplo, pode ser visto em vários segmentos do mercado de engenharia.

Com a redução de postos de trabalho no Sul e no Sudeste, a região Norte tem se tornado uma alternativa para engenheiros conseguirem um emprego que possibilite ter uma elevada remuneração e uma boa qualidade de vida.

Se você pretende ser engenheiro, a dica é ler este post com muita atenção. Isso porque vamos mostrar um panorama das oportunidades de emprego no Norte do país, em diversas áreas da engenharia. Confira!

Engenharia Florestal

O engenheiro florestal tem como atribuições, avaliar ecossistemas e encontrar opções para a preservação do meio ambiente de maneira sustentável. Para isso, participa de pesquisas relacionadas a impactos ambientais e à recuperação de áreas degradadas, além de elaborar projetos que visam criar e manter as reservas naturais e os parques.

Na região Norte, esse profissional tem um campo vasto de trabalho, sendo aproveitado em fábricas de celulose e em hidrelétricas. Também pode ser contratado para atuar no segmento de genética florestal, em que vai contribuir no desenvolvimento de sementes capazes de criar árvores mais produtivas.

Uma boa notícia é que o mercado de trabalho para o engenheiro florestal é bastante amplo. Em estados como Amazonas e Pará, diversos órgãos públicos federais (Ibama, o Ministério do Meio Ambiente etc.) promovem concursos públicos ou processos seletivos temporários para profissionais da área.

As empresas prestadoras de serviço para o Governo também abrem vagas para os engenheiros florestais na região Norte. Se você pretende sair da faculdade e obter experiência profissional o mais rápido possível, é bom ficar atento às chances oferecidas nessa localidade do país.

Engenharia Civil

O engenheiro civil é uma das profissões mais procuradas pelos estudantes. Esse profissional é responsável por acompanhar todas as etapas de uma obra e por gerenciar as atividades dos operários e do mestre de obras. Além disso, deve estar atento a normas de segurança e à qualidade dos materiais utilizados durante uma construção.

Mesmo em um momento de crise econômica, há boas chances de trabalho para os engenheiros civis nos estados do Norte brasileiro. Nos principais centros urbanos, esses profissionais podem atuar em construtoras que participam de projetos imobiliários.

Os engenheiros civis também estão sendo contratados para trabalhar em hidrelétricas, atuando na elaboração de projetos de barragens. Por isso, é interessante fazer uma especialização em gestão de projetos, para ter uma maior empregabilidade e estar mais qualificado para executar as ações planejadas e consolidar uma carreira de sucesso.

Na região Norte, os engenheiros civis encontram boas oportunidades de emprego em companhias do setor de telecomunicações. Em geral, os profissionais são requisitados para trabalhar com a elaboração de projetos e de laudos.

Sem dúvida, você deve se preparar bastante para conquistar uma vaga de engenheiro civil. Se fizer isso, vai colher os resultados rapidamente.

Engenheira de Produção

Talvez você não saiba, mas o engenheiro de produção contribui de maneira significativa em vários empreendimentos. Isso acontece porque ele deve utilizar o raciocínio lógico e o bom senso para gerenciar diversas atividades relacionadas com recursos humanos, finanças e materiais.

O objetivo é fazer com que as empresas sejam mais produtivas e eficientes, o que é crucial para aumentar o faturamento e os lucros.

Por ser um profissional que conhece os setores técnicos e administrativos, possui um mercado de trabalho bastante amplo. Ele pode, por exemplo, estabelecer as atribuições de cargos e montar as escalas de trabalho em empresas de vários segmentos. Isso é possível por ter uma visão ampla de todas as etapas da cadeia produtiva.

Na região Norte, esse profissional pode ser contratado por organizações de diversos setores, como:

  • logística;

  • saúde;

  • telecomunicações;

  • tecnologia da informação;

  • turismo;

  • varejo.

Para você que pretende morar em algum do estado do Norte do país e seguir a carreira de engenheiro de produção, é bom saber que esse profissional tem várias chances de trabalho na indústria.

Um dos motivos é o polo industrial de Manaus, onde pode trabalhar em empresas de vários ramos como:

  • metalurgia;

  • mineração;

  • pecuária;

  • siderurgia.

Engenheira Mecânica

O engenheiro mecânico trabalha no desenvolvimento e na manutenção de equipamentos. Além disso, participa de projetos para a construção e a implantação de novas máquinas, sendo responsável pela coordenação desses processos.

Esse profissional é muito requisitado para prestar consultorias em indústrias que pretendem aumentar a produção por meio do investimento em tecnologia. Na região Norte, o engenheiro mecânico encontra oportunidades interessantes no setor automobilístico, que necessita de colaboradores capazes de resolver as demandas dos clientes com rapidez e eficiência.

No segmento industrial, o engenheiro mecânico pode ocupar cargos de gestão por possuir experiência na instalação e na manutenção de equipamentos, além de noções de orçamento. O polo de Manaus é um dos locais onde esse profissional é bastante aproveitado, caso tenha um alto nível de qualificação.

Engenharia Elétrica

O engenheiro eletricista é um profissional muito procurado pelas empresas, por ser capaz de executar diversas ações como:

  • elaborar projetos elétricos para máquinas;

  • automatizar sistemas;

  • desenvolver próteses;

  • atuar no desenvolvimento de software e hardware;

  • participar de projetos no segmento de telecomunicações.

Na região Norte, esse profissional pode prestar consultoria sobre eficiência energética para várias organizações. Além disso, pode ser aproveitado em indústrias de vários segmentos e em empresas de tecnologia da informação, que estão em busca de mão de obra voltada para a inovação.

O engenheiro eletricista ainda encontra oportunidades de trabalho em instituições de ensino superior. Isso porque muitas faculdades oferecem o curso de Engenharia Elétrica, um dos mais procurados pelos jovens devido ao alto nível de empregabilidade da profissão.

Mercado de engenharia

Você percebeu que o engenheiro bem qualificado pode conquistar um bom emprego em qualquer região. Mas é necessário analisar o mercado de trabalho para conhecer as necessidades das empresas. Isso é válido para os que estão no ensino médio ou já começaram a graduação.

Por isso, procure participar de feiras e palestras relacionadas com o mercado de engenharia. Assim, você fica bem informado e pode se preparar corretamente para enfrentar a concorrência. Se você está interessado em conhecer melhor as alternativas para uma ótima formação profissional, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This