Carreiras

Mapeamento de carreira: saiba como e por que fazer!

mapeamento-de-carreira-saiba-como-e-por-que-fazer.jpeg

Conseguir uma vaga no mercado de trabalho é um grande desafio para os jovens. Além da concorrência, as empresas exigem funcionários cada vez mais qualificados. Para vencer essas dificuldades, é muito importante contar com um mapeamento de carreira, recurso que permite gerenciar a trajetória profissional.

Os que possuem um bom planejamento para evoluir na profissão têm mais empregabilidade e confiança. Também apresentam mais condições de escolher o momento certo de fazer uma capacitação e de pedir um aumento salarial. Afinal, é preciso ter muito cuidado com a postura diante dos gestores e dos colegas de trabalho.

Neste post, serão destacadas as vantagens de fazer o mapa de carreira, os aspectos necessários para montá-lo e como as organizações estão utilizando essa ferramenta. Confira!

Saiba mais sobre os benefícios

É muito importante verificar fatores que podem fazer a diferença no futuro de um profissional. Por isso, vamos listar 5 vantagens proporcionadas pelo mapeamento:

Estabelecer objetivos

Qualquer pessoa precisa ter um direcionamento para evoluir na profissão. Ao listar metas, fica mais fácil ter motivação e tranquilidade para enfrentar as dificuldades que aparecem no caminho.

Buscar o autoconhecimento

Não adianta ter objetivos bem definidos, se o profissional não se autoconhecer. É primordial reconhecer as qualidades e as limitações. Caso estabeleça aonde pretende chegar com bom senso, é mais fácil ficar no rumo certo e evitar frustrações.

Aprender a ter flexibilidade

Sem dúvida, é uma grande ingenuidade considerar que os colegas de trabalho vão se comportar, exatamente, como você gostaria. Procure manter a calma e seja flexível para negociar as tarefas e as iniciativas necessárias para serem realizadas.

A flexibilidade também é importante para rever metas e pensar em alternativas para efetivá-las ou modificá-las.

Priorizar a atualização profissional

As tendências do mercado de trabalho mudam com uma velocidade cada vez maior. Por isso, é essencial que o profissional procure estar sempre atualizado. Com um mapa bem construído, você terá mais condições de visualizar os cursos e os eventos que podem contribuir para melhorar o seu currículo.

Investir no marketing pessoal

Ao definir um cargo que pretende exercer futuramente, o profissional tem que mostrar não apenas competência técnica, mas também comportamental. Para isso, é interessante investir no marketing pessoal. Ser reconhecido, positivamente, pelas habilidades profissionais e emocionais é um grande passo para chegar ao sucesso.

Fique atento a fatores importantes para o seu mapeamento de carreira

Conhecer as vantagens de fazer um planejamento profissional é um incentivo para montá-lo. Contudo, é necessário estar atento a 5 aspectos que devem estar no mapa:

Histórico

Mesmo que você esteja na faculdade e ainda não tenha feito um estágio, elabore um histórico com as capacitações já realizadas para entrar no mercado de trabalho. É importante conhecer a própria trajetória, porque ajudará a verificar como está evoluindo e a compreender as principais tendências da carreira.

Competências mapeadas

Procure listar fatores profissionais e pessoais que precisa aprimorar para concretizar as metas estipuladas na profissão. A medida ajuda a conhecer os pontos fracos e a implementar ações para eliminá-los ou atenuá-los.

Objetivos profissionais bem descritos

Faça um planejamento de curto, médio e longo prazo. Pense nos cargos e nas qualificações que pretende obter em 12 meses, 3 anos ou até 10 anos. Ter um caminho a seguir vai ajudá-lo a ter sucesso na sua trajetória.

Análise da conjuntura

O profissional deve fazer uma análise das competências necessárias para conquistar o reconhecimento desejado. Assim, será mais fácil identificar o que precisa ser aperfeiçoado e encontrar opções para desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais.

Identificação de barreiras

Sem dúvida, ter objetivos profissionais colaboram bastante para buscar o aperfeiçoamento. Porém, é recomendado verificar fatores que prejudicam ou podem atrapalhar o cumprimento das metas. Dessa forma, é possível avaliar os erros e prevenir problemas.

Entenda por que as empresas utilizam o mapeamento

Muitas organizações não têm o foco direcionado para desenvolver e identificar talentos. Também não dimensionam como os empregados podem ter um melhor rendimento nos cargos.

Para reverter essa situação, algumas empresas passaram a investir no mapa de carreira. Assim, podem fazer uma gestão eficiente do potencial dos funcionários e fortalecer o alinhamento dos colaboradores com as estratégias da corporação.

Isso é possível porque a instituição tem uma noção exata da estrutura de cargos e das habilidades de cada profissional. A medida ajuda a escolher as melhores capacitações e os empregados mais qualificados para ocupar os cargos de gestão.

Há uma maior parceria entre a organização e o funcionário no aperfeiçoamento de habilidades. Contudo, o colaborador deve ter proatividade e trabalhar em busca do autodesenvolvimento. Ou seja, ele pode caminhar, em alguns momentos, por conta própria para se qualificar.

É um processo benéfico para todos, porque as empresas aproveitam melhor o potencial dos colaboradores, e os funcionários ficam mais motivados, produtivos e alinhados com a estratégia organizacional.

Conheça os principais benefícios do mapeamento nas empresas

Quando uma empresa adota o mapa de carreira, usufrui de uma série de vantagens, como:

  • cria um sistema bem estruturado que melhora a gestão de talentos e de recompensas para os funcionários;

  • faz com que a gestão de competências seja um fator que aperfeiçoa o gerenciamento dos recursos humanos;

  • ajuda a estabelecer as atitudes e os conhecimentos necessários para o colaborador exercer as funções de maneira correta;

  • mostra para o funcionário como é possível aproveitar as oportunidades oferecidas dentro da organização;

  • incentiva o autodesenvolvimento permanente, pois a acomodação prejudica a melhoria dos serviços.

Invista em si mesmo

Com certeza, contar com a ajuda da empresa para montar um mapa voltado para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais é muito relevante e motivador. Infelizmente, muitas organizações não têm estrutura ou profissionais com conhecimento para efetivar essa ação.

Contudo, isso não significa que o funcionário deve abrir mão do crescimento profissional. Nos momentos mais difíceis, é essencial o colaborador mostrar como pode ser útil para a organização.

Neste cenário, o mapeamento de carreira é de grande relevância para os que pretendem se destacar no mercado. Se você tem dúvidas ou sugestões interessantes sobre desenvolvimento profissional, deixe o seu comentário neste post. A sua participação é muito importante para nós!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This