Carreiras Ciências Contábeis

Formação em contabilidade: conheça 9 oportunidades de atuação

formacao-em-contabilidade-conheca-9-oportunidades-de-atuacao.jpeg

A conclusão do ensino médio abre uma nova etapa na vida estudantil. Até aqui, você seguiu um caminho preestabelecido e não precisou se preocupar em fazer grandes escolhas quanto ao que estudar.

No entanto, quando chega a hora de iniciar um curso superior, a situação muda: mais do que autonomia, você tem obrigação de escolher a graduação que vai abrir as portas do mercado de trabalho e, por consequência, levar a uma carreira bem remunerada.

Já pensou em uma formação em contabilidade? Se ainda não considerou essa opção, deveria. Esta é uma graduação que abre caminho para várias profissões na área financeira, principalmente para quem gosta de matemática.

Continue lendo o nosso artigo, pois vamos falar de oportunidades de atuação para quem escolhe esse curso!

1. Contador

Este é o profissional que lida com as questões que envolvem finanças e tributos, e todo o patrimônio de uma organização. Seu trabalho será cuidar para que a empresa opere dentro da lei, em dia com as obrigações fiscais e mantendo atualizada a documentação exigida pelos órgãos públicos, como balancetes, balanços e planilhas.

O trabalho do contador é fundamental para o bom funcionamento de uma instituição. Não por acaso, a profissão de contador está entre as dez apontadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como as que apresentam os maiores níveis de empregabilidade. Quase 94% dos profissionais com formação em contabilidade estão empregados (dados de 2013).

O contador pode atuar como profissional liberal em seu próprio escritório ou, então, ser contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) na iniciativa privada. Ele também pode prestar concursos para trabalhar em órgãos da administração pública.

2. Consultor financeiro

Para as empresas, o consultor financeiro vai analisar relatórios de dados, acompanhar o fluxo de caixa, as folhas de pagamento, o estoque, a parte tributária, as despesas etc. Tal análise tem como objetivo traçar estratégias para manter a saúde financeira dos negócios, reduzindo os custos e gerando lucro.

Um consultor financeiro pessoal fará o mesmo trabalho para as pessoas físicas. Ele vai orientar seus clientes na organização das finanças, visando o equilíbrio do orçamento doméstico e a formação de poupança necessária para investir em projetos pessoais.

3. Perito contábil

Esta é uma das funções exclusivas para quem tem formação em contabilidade e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). É um mercado em expansão e bastante promissor.

O perito contábil analisa documentos e dados financeiros de empresas ou pessoas físicas e fornece laudos periciais e pareceres que serão usados como provas em processos judiciais.

Ele pode ser contratado pelas partes envolvidas ou indicados pelo juiz encarregado de julgar o caso. É o que acontece, por exemplo, quando alguém procura a justiça para questionar os encargos cobrados pelas instituições financeiras, ou quando um empresário é acusado de lavagem de dinheiro.

É um trabalho de grande responsabilidade, uma vez que produz provas em casos envolvendo grandes quantias.

4. Auditor-fiscal em instituições públicas

Este profissional trabalha em órgãos públicos, como a Receita Federal, que faz parte do Ministério da Fazenda, então você precisará fazer concurso para ser um auditor-fiscal.

Mesmo que a exigência para esse cargo seja um curso superior em qualquer área, a formação em contabilidade traz vantagens, já que proporciona conhecimentos financeiros e tributários fundamentais para a função.

Alguns campos de trabalho para o auditor-fiscal serão:

  • fiscalização tributária para o Município, Estado ou União;

  • administração aduaneira, controlando a exportação e importação de mercadorias;

  • combate à sonegação de impostos;

  • estudo e proposição de políticas tributárias.

5. Auditor independente ou externo

Além do serviço público, o graduado em contabilidade pode atuar como auditor independente, prestando serviços para empresas da iniciativa privada. Para exercer essa atividade, você não precisa de concurso público, já que trabalhará de modo independente, mas tanto a formação em contabilidade quanto o registro no CRC são obrigatórios.

Seu trabalho nessa área será, por meio de procedimentos técnicos, analisar e validar os atos contábeis, atestando sua legalidade e adequação às normas vigentes.

6. Profissional na área acadêmica

Se você gosta de lecionar, o curso de contabilidade também abre a possibilidade de atuar como professor de disciplinas ligadas a finanças.

Além do trabalho em sala de aula, você poderá trabalhar em coordenadoria de cursos, pesquisas acadêmicas e como orador em conferências, por exemplo.

7. Analista atuarial

O analista atuarial, ou atuário, usa seus conhecimentos matemáticos e estatísticos para avaliar riscos. Esse profissional trabalha, especialmente, para as companhias de seguros. Com base em teorias financeiras e em estatísticas, ele vai calcular a probabilidade de que certos eventos ocorram e que custos seriam acarretados por tais eventos.

O analista atuarial será encarregado, por exemplo, de calcular a expectativa de vida para diferentes grupos populacionais. A partir dos dados levantados por ele, as seguradoras vão determinar o valor dos prêmios de seguros a serem cobrados dos clientes.

8. Contador ambiental

Com a crescente preocupação mundial em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, a contabilidade ambiental proporciona um novo mercado de trabalho para quem escolhe esse curso.

O uso dos recursos naturais precisa ser controlado, em nome da preservação do equilíbrio ecológico do planeta.

Nesse campo, o contador vai atuar levantando dados econômicos e financeiros que servirão de base para a exploração sustentável do meio ambiente.

9. Contador internacional

No mundo globalizado, as grandes empresas precisam de profissionais especialistas que conheçam as normas contábeis internacionais e as legislações específicas da área de importação e exportação, por exemplo.

Como os procedimentos contábeis variam de país para país, a presença de um contador qualificado para interpretar a linguagem contábil internacional será fundamental para avaliar relatórios e demonstrativos, e assim garantir a segurança e a legalidade dos negócios.

Por tudo que abordamos em nosso artigo, você pode concluir que uma formação em contabilidade pode ser o caminho para se especializar em vários campos promissores no mercado de trabalho. Seja na iniciativa privada, no serviço público ou como profissional autônomo, trabalho é que não vai faltar.

E ao escolher uma formação em contabilidade, você ainda contará com uma vantagem extra: algumas faculdades oferecem a possibilidade de cursar Administração e Ciências Contábeis ao mesmo tempo. Isso significa que você poderá concluir as duas graduações em um período de 5 anos!

É muito bom saber de tudo isso, não é mesmo? E para ficar sabendo mais ainda sobre os melhores cursos para garantir uma carreira de sucesso, você só precisa assinar a nossa newsletter!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This