Carreiras Engenharia Civil

Engenheiro civil: 6 dicas essenciais para se destacar no mercado atual!

engenheiro-civil-6-dicas-essenciais-para-se-destacar-no-mercado-atual.jpeg

Em um momento de crise econômica, empresas e profissionais são obrigados a priorizar a inovação e o aperfeiçoamento dos serviços para sobreviver no mercado. A retração dos investimentos faz com que seja mais difícil surgirem boas oportunidades de trabalho, aumentando a concorrência. Normalmente, diante desse cenário complicado, surge uma pergunta: como se destacar?

No caso dos engenheiros civis é fundamental assimilar adequadamente os ensinamentos do curso superior, estar atento às principais tendências da profissão e aproveitar as oportunidades para construir uma imagem positiva junto às organizações e aos colegas de trabalho.

Se você acredita que pode ser um profissional de sucesso, não perca as 6 dicas que vamos abordar neste artigo. Confira:

1. Procure a especialização contínua

É um erro grave pensar que concluir um curso superior e ter uma especialização são ações suficientes para o engenheiro estar totalmente integrado às exigências do mercado. A tecnologia tem avançado numa velocidade muito grande, e as mudanças são realizadas em um espaço de tempo cada vez menor.

Uma medida muito positiva para obter mais conhecimento é dominar outras línguas (inglês, espanhol, alemão, entre outras), já que muitas publicações, com informações novas sobre diversas áreas, estão disponíveis nesses idiomas e podem ser acessadas pela internet.

No entanto, ser fluente em outro idioma, além do português, deixou de ser considerado um bônus no currículo e é algo primordial para se destacar.

Não deixe também de participar de palestras, congressos e seminários voltados para os engenheiros. Esses eventos são primordiais para trocar experiências e conhecer as novidades que impactam de maneira positiva na qualidade dos serviços.

Outra possibilidade é fazer mais de um curso de pós-graduação em engenharia. As empresas estão valorizando os que buscam o aperfeiçoamento contínuo e aproveitam o aprendizado adquirido para agregar mais valor a uma organização. Com certeza, ficar acomodado é abrir espaço para ser “engolido” pela concorrência.

2. Tenha foco em boas ideias

É inegável que a capacitação constante ajuda a construir uma boa imagem profissional. Contudo, o engenheiro não pode ter medo de inovar e de apresentar alternativas para melhorar o próprio desempenho e, consequentemente, o da corporação.

Unir conhecimento e capacidade de iniciativa é uma peça-chave para expor ideias que podem diferenciar um profissional dos demais. Atualmente, fazer apenas o famoso “arroz com feijão” não é garantia de reconhecimento. Pelo contrário, é sinal de que a forma de se relacionar com o mercado precisa ser modificada o mais rápido possível.

A criatividade e a inovação são vitais para alcançar o sucesso em qualquer setor. Os que souberem aliar conhecimento com oportunidade vão se tornar profissionais diferenciados e valorizados pelas organizações. Tenha em mente que o empreendedorismo no ambiente de trabalho é um excelente negócio.

3. Saiba como se destacar diversificando as experiências

A engenharia tem como principais características a diversidade de ações e o emprego de várias tecnologias. Trabalhar com esses dois aspectos de maneira ampla e consistente fará com que o profissional seja mais completo e capaz de compreender rapidamente as tendências do mercado.

É possível até ter vários cargos e responsabilidades relacionadas com a profissão dentro de uma mesma empresa. Dessa maneira, o engenheiro terá mais condições de conciliar a experiência prática com o aprendizado teórico, o que é muito importante para encontrar soluções para problemas e expor ideias que podem melhorar os resultados da empresa.

4. Fique atento ao que esperam de você

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) produziu um relatório que aponta os atributos necessários para um profissional ser acima da média em diversas áreas.

Segundo o documento, um engenheiro deve ser:

  • capaz de trabalhar em equipe;

  • criativo;

  • empreendedor;

  • flexível ao se comunicar e ao se relacionar com as pessoas;

  • focado no aprendizado contínuo e na sustentabilidade

  • inovador;

  • interessado em assumir atribuições;

  • fluente em outros idiomas (para dominar diversas áreas relacionadas com a atividade profissional);

  • versátil.

5. Entenda que a comunicação é muito importante

Se o profissional não expõe as ideias para os colegas de trabalho ou os clientes de maneira clara, concisa e educada, terá muitas dificuldades para apresentar um bom desempenho.

É preciso ter muito cuidado dentro e fora do ambiente profissional para não ser vítima de um erro de comunicação. Em um e-mail ou conversa pessoal, um equívoco pode prejudicar a imagem e afetar negativamente a carreira.

Em relação às redes sociais e aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, ter bom senso no momento de usá-los e nos assuntos abordados é essencial para evitar problemas e constrangimentos.

Ao se comunicar corretamente e de maneira simpática, o profissional cria uma boa rede de relacionamentos. Isso vai ajudá-lo não apenas a conquistar um bom cargo na empresa, mas também vai abrir as portas para novas oportunidades ao longo da carreira. Ter receio de se comunicar não agrega valor a nenhum profissional.

6. Exercite a humildade sempre

Não é porque um profissional tem anos de experiência que ele não pode ouvir a sugestão de um estagiário recém-chegado à organização.

Para os que estão entrando no mercado, uma boa iniciativa é contar com alguém que seja um mentor — colega de trabalho experiente e que dá orientações sobre a conduta, práticas e políticas da empresa.

Com uma postura arrogante, o profissional vai ter sérios problemas de relacionamento. Isso é ruim tanto para o empregado quanto para a corporação. Admitir dificuldades em assimilar uma ideia e reconhecer o erro são ações vitais para construir uma relação de confiança com os colegas de profissão.

Não tenha medo de pedir ajuda e nem crie dificuldades para colaborar. Ao agir corretamente, você será mais bem-visto na empresa e terá mais possibilidades de ser reconhecido profissionalmente. Afinal, o marketing pessoal também é fundamental para ter bons relacionamentos.  

Fortalecer os pontos negativos e trabalhar para atenuar as fraquezas são duas medidas que contribuem para um profissional se desenvolver. Há várias formas de se destacar no mercado. Porém, é necessário optar pelo caminho correto, agindo com transparência e humildade.

Se você quer ficar bem informado sobre as novidades de diversos segmentos profissionais, não deixe de assinar a nossa newsletter. Conhecimento é uma vantagem competitiva que não pode ser desprezada!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This