Estudos

Descubra aqui se você tem o perfil de um estudante de engenharia!

descubra-aqui-se-voce-tem-o-perfil-de-um-estudante-de-engenharia.jpeg

É natural que os jovens tenham muitas dúvidas na hora de fazer vestibular e escolher uma profissão. Logo, é importante buscar maneiras de desmistificar esse assunto e entender melhor sobre as possibilidades de carreira.

Portanto, se você está pensando em ser um estudante de engenharia, não deixe de ler o post a seguir, para descobrir quais são as suas principais características e avaliar se você tem um perfil parecido!

Principais características de um estudante de engenharia

A engenharia é uma área muito ampla, o que provavelmente vai exigir que você escolha um dos seus segmentos como civil, elétrica, mecânica, produção, florestal, biomédica, aeronáutica, química, computação, entre outros.

Essa escolha é essencial para que você consiga aprofundar seus conhecimentos em um desses ramos, já que dificilmente é possível dominar todos eles de uma vez.

Contudo, existe uma característica que normalmente é comum a todo estudante de engenharia: a capacidade de resolver problemas. Os engenheiros costumam ser contratados para solucionar questões importantes dentro de uma empresa, lidando com assuntos complexos que precisam de uma saída.

Em vista disso, é fundamental que o estudante tenha em mente que ele terá que lidar com desafios, logo, precisa estar disposto a buscar constantemente soluções para os obstáculos que encontrar no seu caminho.

Ele não deve ficar apenas no mundo das ideias, mas saber utilizar o seu senso prático para desenvolver um projeto. Para isso, outra característica marcante do engenheiro é o raciocínio lógico, que deve ser trabalhado continuamente para que ele possa aplicar seus conhecimentos.

Não por acaso, os cursos de engenharia estão muito ligados às ciências exatas (como a matemática, física, química etc), de forma a desenvolver a capacidade de raciocinar para entender e resolver problemas — nesse sentido, algumas disciplinas são fundamentais, como cálculo e estatística.

Portanto, quem entra em um curso de engenharia já deve estar ciente de que terá que lidar com muitos números e fórmulas. Sendo assim, a afinidade com essa área facilita que o estudante consiga bons resultados na faculdade.

Por fim, o engenheiro deve ser muito atento e observador para que nenhum detalhe coloque em risco a realização dos seus projetos, sobretudo pela possibilidade de prejudicar as pessoas envolvidas ou o meio ambiente.

Assim, espera-se ainda que suas iniciativas sempre sejam um exemplo da sua ética e responsabilidade para promover o bem comum.

Diferenciais de um bom engenheiro

Além das características gerais, há alguns fatores que contribuem para a formação de um profissional capacitado. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver algumas habilidades torna-se crucial para conseguir boas oportunidades.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais diferenciais que devem ser considerados por aquele que deseja ser um engenheiro bem-sucedido.

Boa comunicação

Nos dias de hoje é praticamente inevitável ter que lidar com outras pessoas no ambiente de trabalho. Aquela ideia de que o engenheiro fica sentado em sua mesa fazendo contas ou mexendo no computador, está cada vez mais distante da realidade.

Dessa forma, a capacidade de comunicação do profissional é extremamente importante para que ele possa se relacionar com os outros integrantes da sua equipe. Como ele é uma peça importante na resolução dos problemas, deve saber se comunicar com clareza com seus colegas de trabalho.

Liderança

Muitas vezes um engenheiro é o grande responsável por um projeto, ou seja, ele tem um time para liderar. Isso quer dizer, que precisa estar ciente das suas responsabilidades, criar um planejamento estratégico e delegar funções entre seus colegas.

Então, deve ser capaz de motivar a equipe diariamente para que os objetivos sejam alcançados. Isso envolve ter que mediar conflitos, corrigir falhas, cobrar prazos, monitorar resultados, além de entender as dificuldades de cada um e trabalhar para que seus potenciais sejam explorados.

Nesse aspecto, os cursos de liderança são boas opções para desenvolver melhor esse talento e ajudar as pessoas a comandar suas equipes de forma mais compreensiva, assertiva e, consequentemente, produtiva.

Criatividade e empreendedorismo

Investir na capacidade criativa é explorar ferramentas que sejam úteis na solução dos obstáculos encontrados no dia a dia. A criatividade faz com que um profissional saia da sua zona de conforto e consegue enxergar soluções além das tradicionais.

Por essa razão o empreendedorismo também é um fator diferencial, sem que isso necessariamente signifique que o engenheiro tenha que abrir um negócio próprio. Mas desenvolver o perfil empreendedor, é saber identificar oportunidades, traçar estratégias e inovar nos resultados.

Além do mais, essa habilidade nunca é desperdiçada e, principalmente em tempos de crise, pode servir como uma nova fonte de oportunidades profissionais.

Conhecimento de uma outra língua

O acesso a novas tecnologias, referências e conhecimentos é facilitado quando o engenheiro domina uma outra língua — especialmente o inglês, que já se tornou praticamente um pré-requisito para um profissional de sucesso no mundo globalizado.

Ter esse diferencial é ainda mais importante quando se trabalha em uma empresa multinacional ou que faz negócios com outros países. Nesse caso, vale a pena identificar qual idioma é mais relevante — por exemplo, se a sua empresa tem muita relação com países da América Latina, aprender o espanhol pode ser um fator de destaque e uma porta de entrada para melhores oportunidades.

Curiosidade e sede de conhecimento

Como a maioria das coisas no mundo, a engenharia também está em constante evolução. Logo, outro traço indispensável a um bom profissional é a curiosidade, que desperta a vontade de estar sempre em busca de algo novo para aprender.

Uma boa maneira de colocar isso em prática é fazendo cursos, workshops, participando de palestras, congressos e feiras para conferir o que há de novo no mundo da engenharia e do segmento em que atua.

Isso permite que a pessoa não fique acomodada com os conhecimentos adquiridos na faculdade e busque se capacitar a cada dia, tornando-se um profissional atualizado de acordo com as novidades e demandas do mercado de trabalho.

Enfim, sendo a engenharia uma área tão vasta e cheia de possibilidades, esse é o tipo de ambição que um bom engenheiro deve ter: desenvolver-se cada vez mais para aproveitar as chances do mercado. E elas certamente surgirão para quem estiver bem preparado!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o perfil de um estudante de engenharia? Você se identificou em alguma parte? Então, aproveite para ler o nosso post que traz as 7 maiores dúvidas sobre os tipos de engenharia e ficar ainda mais por dentro do assunto!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This