Carreiras Engenharia Civil Engenharia Florestal

Conheça os 8 melhores livros para futuros engenheiros!

conheca-os-8-melhores-livros-para-futuros-engenheiros.jpeg

Normalmente, quando pensamos na carreira de engenheiro, consideramos um profissional que seja realmente bom de matemática, estratégico e capaz de planejar e colocar os seus conhecimentos em prática nos projetos, não é mesmo?

Se você está naquela fase da vida em que é necessário definir a profissão e está considerando cursar alguma das engenharias, este post é para você! Nele, listamos 8 livros para engenheiros, de modo a ajudá-lo a conhecer melhor a profissão e que podem até servir de consulta e estudo durante a graduação. Confira:

1. Coleção Fundamentos de Física (Volumes 1 ao 4) —David Halliday, Robert Resnick, Jearl Walker

A nossa primeira dica contempla de cara 4 livros! A coleção Fundamentos de Física, dos autores David Halliday, Robert Resnick, Jearl Walker, já está em sua décima edição e é considerada uma das mas clássicas — se não obrigatórias — para todo estudante de engenharia, sendo um sucesso há mais de quarenta anos.

Os 4 volumes contemplam diferentes áreas, como:

  • Volume 1: Mecânica

  • Volume 2: Gravitação, Ondas e Termodinâmica

  • Volume 3: Eletromagnetismo

  • Volume 4: Óptica e Física Moderna

Cada um vai ser muito útil e, provavelmente, utilizado durante diferentes períodos da graduação como engenheiro. Apresentam tanto teoria como exercícios, de modo que você possa desenvolver o seu pensamento crítico e consiga colocar em prática todos os seus conhecimentos.

2. Cálculo (Volumes 1 e 2) — James Stewart

A nossa segunda dica de livros para engenheiros também contempla mais de uma obra. Neste tópico vamos falar dos dois volumes de Cálculo, de James Stewart.

Matéria presente da carga base de todo estudante de engenharia, provavelmente você ainda vai ouvir falar bastante desse autor.

A obra dividida em dois volumes foi lançada originalmente em formato de curso, de modo a potencializar o aprendizado de quem a estivesse lendo e visando facilitar a execução das atividades.

Além da teoria, o estudante terá acesso a problemas, gráficos e outros materiais que tornam o ensinamento mais prático e didático.

Entre os temas abordados nos dois volumes, estão Limites e Derivadas, Integrais, Funções Vetoriais, Sequências e Séries Infinitas etc.

3. Prática das Pequenas Construções (Volumes 1 e 2) — Alberto de Campos Borges

Muito indicado para o Engenheiro Civil, os dois volumes de Prática das Pequenas Construções contempla questões importantes para uma obra e que ultrapassam a necessidade de usar materiais de qualidade e uma mão de obra qualificada.

Com o intuito de ser um material de consulta para engenheiros, encarregados, mestre de obras e outros profissionais relacionados à construção civil, esses livros dão dicas de como gerenciar uma construção, contratar uma boa equipe, quanto pode ser cobrado por determinado projeto, entre outras questões burocráticas e administrativas.

4. Ética para Engenheiros — Arménio Rego e Jorge Braga.

Independentemente da área, todo profissional deve exercer a sua função de maneira verdadeira, responsável e ética — e isso não será diferente para o engenheiro. Portanto, outra das nossas indicações é o livro Ética para Engenheiros, de Arménio Rego e Jorge Braga.

Os autores apresentam diversos casos e, em cada um deles, levantam um debate sobre como um engenheiro deve agir quando surge um dilema. Além disso, eles também acrescentaram à obra códigos de éticas de algumas organizações e países.

5. Engenharia Química: Princípios e Cálculos — David M. Himmelblau e James B. Riggs

Essa é mais uma das obras básicas e essenciais para um futuro estudante de engenharia, principalmente para aqueles que vão cursar Engenharia Química, Biológica ou Ambiental.

Além de apresentar os conceitos e de conter exercícios e problemas sobre massa, energia, gases, essa obra possibilita o estudo individual e como a teoria pode ter aplicação prática em nossa vida.

Em suas edições mais recentes, ele já aborda assuntos que são tendência na atualidade, como bioengenharia, engenharia verde e nanoengenharia.

6. Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologia e Gestão — Maria do Carmo Calijuri e Davi Gasparini Fernandes Cunha

O profissional que atua como engenheiro ambiental se mostra cada vez mais imprescindível hoje em dia, já que questões como os impactos das nossas ações no ambiente e a adequada gestão ambiental são fatores que ele deve lidar e se preocupar.

Nessa obra, os autores abordam temas relevantes para quem está cursando Engenharia Ambiental, de modo a preparar o estudante para os desafios do mundo atual. Pensar estratégias responsáveis para o meio ambiente e medidas de preservação são alguns dos insights que o livro vai propiciar.

7. Eletrônica — Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos — Gabriel Torres

Claro, objetivo e prático: essas são algumas das características do livro Eletrônica — Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos, de Gabriel Torres.

Isso, no entanto, não quer dizer que o livro seja fácil ou que não dê o devido aprofundamento aos temas que aborda — muito pelo contrário, a obra é completa o suficiente para proporcionar ao leitor os conhecimentos necessários sobre eletrônica.

Entre os temas que fazem parte da obra, estão as grandezas básicas da eletricidade e eletrônica, aplicação de princípios básicos, questões relacionadas aos circuitos clássicos como fontes de alimentação, entre outros tantos conceitos.

8.Estruturas Isostáticas — Maria Cascão Ferreira de Almeida

Muito consultado por estudantes de Engenharia Civil e Naval, o livro Estruturas Isostáticas é bem didático e, ao longo dos oito capítulos, visa preparar o profissional que pretende se especializar na análise estrutural e fundações.

A obra permite que o leitor aprofunde os seus conhecimentos de estática, estruturas retículas, linhas de influência etc., de modo que consiga interpretar diferentes fundamentos com facilidade e saiba utilizar programas computacionais com segurança e sabedoria em seus projetos profissionais.

Como você pode perceber, demos bem mais do que apenas 8 dicas de livros, não é mesmo? Essas são obras que você, certamente, terá para o resto da vida, utilizando como material de consulta sempre que for necessário! Esperamos que ao ler cada um desses livros você consiga aprimorar os seus conhecimentos e possa se capacitar, visando se tornar um profissional de sucesso!

Gostou das nossas dicas de livros para engenheiros? Quer ficar sempre por dentro das dicas e novidades que postamos sobre a profissão, além de outros assuntos do interesse de todo estudante? Então siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no YouTube!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This