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Conheça mais sobre 6 áreas de atuação na administração

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Não há dúvidas de que o segmento administrativo é um dos domínios profissionais mais importantes, não só para o funcionamento do mercado, como também para a própria estruturação da sociedade contemporânea.

Tamanha relevância pode ser observada quando identificamos e conhecemos as diferentes áreas da administração, que, por sua abrangência e demanda de trabalho, estão em alta no contexto mercadológico.

Além de dar uma dimensão mais real e específica sobre as possibilidades de atuação de um profissional formado em administração, conhecer as áreas desse campo do conhecimento pode ajudar quem está se decidindo pela profissão que deseja seguir.

Nessa perspectiva, este texto tem como objetivo mostrar as 6 principais áreas de atuação nas quais pode trabalhar um administrador. Vamos conferir cada uma delas?

1. Gestão Financeira

Como uma das áreas mais tradicionais da administração, a gestão financeira consiste na aplicação de técnicas e conhecimentos para proceder ao gerenciamento da receita de uma organização.

Trata-se do campo que lida diretamente com os recursos financeiros da empresa, no qual há o manejo do dinheiro necessário para o devido funcionamento da companhia, no que se refere a custos, gastos e lucros.

Na gestão financeira, o administrador é responsável pela aplicação estratégica da receita da organização, definindo orçamentos para os seus diferentes setores e efetivando pagamentos de salários de funcionários, serviços terceirizados, impostos e fornecedores.

Esse profissional identifica, analisa e acompanha as variáveis econômicas e financeiras relativas à empresa, oferecendo suporte a processos importantes de tomada de decisões.

2. Gestão de Recursos Humanos

Considerada como um domínio de atuação solidificado, a área de gestão de recursos humanos é caracterizada por atividades de recrutamento, seleção, contratação e treinamento de funcionários para uma empresa, além de lidar com planos de carreira.

Esse âmbito é direcionado à organização e ao gerenciamento do capital humano da companhia, buscando o equilíbrio entre a produtividade dos colaboradores e o seu bem-estar.

Na gestão de recursos humanos, cabe ao bacharel em administração executar ações que visam à manutenção do quadro de funcionários da empresa em conformidade com as políticas e valores que ela possui.

Por isso, além de selecionar e treinar funcionários, esse profissional elabora e reformula a estrutura hierárquica interna da corporação, de modo a definir cargos e implementa estratégias para fortalecer a cultura organizacional.

3. Gestão de Marketing

A gestão de marketing é configurada por ações de gerenciamento de todas as etapas que compõem o relacionamento entre a empresa e os seus potenciais consumidores, a fim de fortalecer a marca.

Essa área da administração busca e implanta estratégias tanto para atrair o público-alvo identificado, a partir da observação de suas necessidades e lacunas deixadas pelo mercado, quanto para torná-los fiéis à adoção da marca veiculada.

Na gestão de marketing, o administrador se ocupa da realização de pesquisa de mercado, definição de perfil dos consumidores, proposição de melhorias nos processos e produtos oferecidos pela empresa, bem como criação de estratégias de interação.

O foco principal do graduado em administração ao atuar nesse domínio é elaborar e efetivar mecanismos capazes de propiciar uma imagem de excelência à empresa.

4. Logística

A área de logística caracteriza-se pelo manejo de procedimentos que dizem respeito à produção, ao estoque e ao transporte que são realizados no interior de uma organização.

Trata-se de um domínio da administração que se ocupa da compra de matéria-prima, organização dos processos requeridos para a sua transformação em produto final, bem como manipulação adequada dele até a efetivação completa de sua venda.

Na logística, é de responsabilidade do graduado em administração gerir todo o fluxo produtivo de uma empresa.

Ele deve fazer isso buscando a obtenção da maior relação de custo-benefício possível, de maneira a otimizar os processos desenvolvidos, alcançando alto grau de eficiência com o mínimo de desperdício, ao mesmo tempo em que garante que os procedimentos efetuados estão de acordo com normas de qualidade e segurança.

5. Planejamento Estratégico

Uma das mais recentes áreas da administração é o planejamento estratégico, ou seja, um conjunto de processos gerenciais voltados à definição de metas com vistas à seleção de metodologias de ação para a sua execução com base em condições internas e externas.

Esse campo é fundamental para o crescimento de uma empresa, já que atua no delineamento de onde ela quer chegar e o que é preciso fazer para ir até lá.

No planejamento estratégico, o administrador é responsável por analisar criticamente o contexto mercadológico em que a organização está inserida, identificando fatores que estão envolvidos em seu desempenho produtivo e econômico.

Além disso, ele deve traçar objetivos mensuráveis que a empresa quer atingir com a sua atuação, bem como especificar meios viáveis para conseguir alcançá-los estrategicamente.

6. Comércio Exterior

A área de comércio exterior consiste de uma série de práticas para a realização de ações administrativas no mercado externo, as quais abrangem negociações financeiras, bem como mediações de diversas ordens entre vendedores e compradores de diferentes países.

Trata-se do segmento responsável pelo desenvolvimento de serviços direcionados ao contexto mercadológico internacional de bens e prestação de serviços.

Atuando no comércio exterior, o profissional formado em administração ocupa-se de diferentes atividades organizacionais e financeiras, entre as quais estão: a análise das tendências de mercado, de modo a identificar as demandas das empresas envolvidas nas negociações, a elaboração de estratégias de marketing, com vistas ao aumento do lucro, e a definição da logística relativa ao transporte utilizado para efetivar a transação.

Áreas da administração e formação no curso superior

Em geral, um curso de administração contempla essas 6 áreas, possibilitando que os seus egressos sejam capazes de seguir carreira em qualquer uma delas ou, em mais de uma, caso suas atribuições profissionais exijam.

Na graduação, os estudantes são expostos a conhecimentos teóricos e práticos que permitem o desempenho de atividades que os prepararão para exercer funções específicas a todos os domínios mostrados.

Por serem diversificadas e abrangentes, as áreas da administração possibilitam que o administrador atue em vários segmentos de mercado e exerça distintas funções no interior de uma organização, expandindo suas oportunidades de carreira.

Essa é uma grande vantagem de quem opta por fazer um curso de administração. Com tantos benefícios, vale muito a pena fazer essa graduação!

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Faculdade de Rondônia

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