Carreiras

Conheça as 8 maiores características do profissional do futuro

conheca-as-8-maiores-caracteristicas-do-profissional-do-futuro.jpeg

Os recrutadores podem ter suas próprias opiniões sobre muitos assuntos, mas se tem algo com o qual todos pensam da mesma forma é que o mercado de trabalho está evoluindo. E apesar de estarmos só no início dessa mudança, o perfil do profissional do futuro já está sendo traçado.

Para que você saiba como já ir se capacitando para essa nova realidade, selecionamos as 8 maiores características profissionais que podem ser desenvolvidas durante sua vida acadêmica. Boa leitura!

1. Capacidade de liderança

Dentro dessa perspectiva de desenvolvimento profissional, as empresas estão buscando contratar pessoas que queiram não somente crescer em suas funções, mas, também, assumir outras responsabilidades e se transformarem em líderes de equipes.

A última tendência deste mercado é o perfil do líder coaching. Tratam-se de profissionais que, além de cumprir suas obrigações, são capazes de inspirar, motivar e se comunicar bem com os colegas de trabalho.

Geralmente, esse perfil se interessa por novidades e aplicam inovação para o seu ambiente de trabalho, além de saber exatamente o que acontece lá fora.

2. Capacidade de tomar de decisões

Ainda dentro da capacidade de liderança, pessoas aptas em examinar ambientes e dados, e tomar decisões baseadas nisso, já se destacam no mercado profissional e serão ainda mais disputadas futuramente.

A agilidade na tomada de decisões será um requisito básico para assumir cargos. Diante das dificuldades, muitos funcionários, por não terem vivenciado situações semelhantes, ficam paralisados.

A maior exigência é em cima da atitude diante das dificuldades. Portanto, desenvolva sua autoconfiança para tomar decisões mesmo sem ter todos os dados disponíveis. Um bom líder localiza os problemas, propõe soluções, age no momento certo e coordena a equipe rumo ao sucesso!

3. Boa comunicação

A tecnologia veio para agilizar os processos e resultados das corporações. Com o auxílio da internet, por exemplo, é possível convocar reuniões e fechar negócios em qualquer lugar, além de atingir um grande número de pessoas, sem estar fisicamente em todos os locais.

Contudo, os dispositivos eletrônicos não substituem a efetividade do contato pessoal e da interação mais próxima que esse tipo de situação propicia. Por conta disso, as empresas estão começando a investir em processos humanizados. O marketing de relacionamento e o atendimento personalizado são alguns efeitos dessa mudança.

Portanto, o profissional do futuro deve saber se comunicar bem em qualquer situação, transmitindo a sua mensagem com eficiência. Sem contar que ele também deve saber ouvir e compreender as necessidades tanto da empresa (líderes e colegas) quanto dos clientes.

Com essa postura, é possível desenvolver um bom relacionamento interpessoal, o que é uma característica e tanto.

4. Comprometimento

Um profissional exemplar não é aquele que exerce suas funções apenas para garantir um bom salário no final do mês, mas aquele que tem sede de aprender e fazer a diferença no seu local de trabalho.

Muito mais do que obter o reconhecimento dos superiores, esse profissional está sempre determinado em cumprir suas metas e em alcançar resultados como uma forma de satisfação pessoal.

Ou seja, quanto mais engajado(a) você for, facilmente terá boas recomendações de recrutadores e líderes. Portanto, pode-se concluir que o segredo para desenvolver essa característica é estudar muito.

5. Visão estratégica

O mercado do futuro vai exigir que as pessoas tenham uma visão ainda mais estratégica do segmento em que atuam. Aquelas que se mantêm sintonizadas com mudanças econômicas e sociais e são antenadas com a realidade do ambiente empresarial se destacam diante das que esperam de braços cruzados a orientação de um superior.

Por esse motivo, mantenha-se sempre atualizado(a), se informe, leia e veja o que a concorrência anda fazendo para se destacar.

6. Capacidade de se adaptar às novas formas de trabalho

As formas de trabalho tradicionais e horário comercial (40 horas semanais) estão prestes a serem extintas.

O home office tem se mostrado uma excelente alternativa para empresas que vivenciam crises e precisam reduzir custos. No futuro será mais comum ainda para diminuir os problemas causados pelas grandes cidades — como a distância, o trânsito e a mobilidade —, além de garantir mais saúde física e mental para os colaboradores.

Futuramente, o profissional deverá saber trabalhar em qualquer lugar: em casa, aeroportos, hotéis, parques, e também em qualquer horário. Isso tornará as jornadas de trabalho mais flexíveis, uma vez que horários fixos também não farão mais sentido em algumas funções.

Com a evolução da tecnologia, as pessoas estarão hiperconectadas nos próximos anos, ficando mais disponíveis para manter consumidores mais próximos e para colocar as obrigações em dia.

7. Grande conhecimento sobre dispositivos móveis

Os smartphones são tão populares que praticamente eliminaram o uso contínuo de um computador de mesa, porém a grande maioria dos usuários mobile não conhece ou não sabe tirar proveito de todas as funcionalidades presentes no aparelho. Muitos só sabem acessar e-mails, enviar mensagens, atender e fazer chamadas.

Em um futuro breve será preciso apropriar-se cada vez mais das ferramentas presentes nos smartphones e sua capacidade de integração com outros dispositivos, como tablets e notebooks.

Como foi relatado no tópico anterior sobre a adaptação às novas formas de trabalho, é preciso considerar que ferramentas de videoconferência e trabalho a distância exigirão ainda mais das funcionalidades oferecidas pelos dispositivos móveis. No futuro, todos terão que saber se conectar para utilizar sistemas de trabalho remoto.

8. Pensamento sustentável

Os recursos da natureza são finitos. Essa é uma realidade dura que começa a ser aceita pela sociedade e as empresas precisam, portanto, compreender que existem maneiras de gerar lucro realizando processos sustentáveis.

Os futuros profissionais deverão se preocupar em oferecer produtos e serviços de qualidade, mas também em deixar um mundo melhor para as próximas gerações.

Toda essa revolução na maneira de pensar é muito vantajosa para todos, afinal quem não quer um futuro com empresas sustentáveis, melhores produtos e praticidades como trabalhar para corporações de outros países sem sair de casa?

Esperamos que as características do profissional do futuro mencionadas neste post possam ser úteis para a construção da sua carreira. Basta colocá-las em prática para que você consiga se realizar profissionalmente. Portanto, não perca tempo e comece já a investir nisso!

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite esta oportunidade e siga nossas redes sociais, estamos no Facebook e no YouTube!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This