Estudos

Conheça 9 aplicativos que vão te ajudar a estudar para o vestibular

conheca-9-aplicativos-que-vao-te-ajudar-a-estudar-para-o-vestibular.jpeg

A tecnologia tem sido de grande ajuda na hora de estudar para o vestibular. Muitos são os aplicativos que você pode baixar em seu dispositivo móvel (como smartphone ou tablet) que vão auxiliá-lo a otimizar e potencializar os seus resultados.

Se interessou pelo assunto? Confira, então, os 9 aplicativos para estudar que selecionamos especialmente para você!

9 aplicativos para estudar e passar no vestibular

1. Aplicativos para a técnica Pomodoro

Você já ouviu falar na técnica Pomodoro, muito utilizada para realizar a eficaz gestão de tempo?

De acordo com ela, para melhorar a produtividade e o rendimento, você divide o seu tempo em blocos, ou pomodoros, de 25 minutos. Durante esse período, evita qualquer tipo de distração e foca exclusivamente na atividade que está sendo realizada.

Quando esse período de tempo finaliza, você deve fazer uma pausa de 5 minutos, aproveitando para relaxar e distrair a mente. Essa técnica é muito interessante para ajudá-lo a avaliar quais matérias costumam demandar mais tempo de estudo ou as que você apresenta mais facilidade.

Para que a técnica seja eficaz, se programe antes e estabeleça qual atividade será realizada durante cada pomodoro. Caso ela não seja finalizada, após a pausa, continue no próximo bloco de tempo.

Para auxiliá-lo a medir o tempo, você pode baixar o aplicativo Pomodroido (disponível para Android), o Tomato One (disponível para iOS) ou utilizar em seu desktop o Tomato Timer.

2. Evernote

Se para estudar você gosta de fazer fichamentos, resumos, anotações, visando ter em mãos o material necessário para consulta, esse aplicativo vai ser muito útil.

O Evernote permite escrever notas e, ao criar uma conta, é possível acessá-las de diferentes dispositivos e compartilhá-las com os amigos — permitindo, assim, a troca de conhecimentos.

Não deu tempo de copiar o quadro de anotações da aula do cursinho? Basta tirar uma foto e salvá-la em sua pasta do Evernote! Além disso, no plugin disponível para ser instalado no navegador Chrome, você pode salvar sites e pdfs que são necessários para auxiliá-lo nos estudos — podendo acessar todas as informações sempre que quiser e de onde estiver.

3. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)

Independentemente da área que você pretende atuar, dominar a língua portuguesa e escrever bem são habilidades imprescindíveis.

O aplicativo do Vocabulário Ortográfico da Língua Brasileira (VOLP) permite que qualquer pessoa realize pesquisas sobre verbetes e suas classificações — que estão atualizados de acordo com o novo acordo ortográfico.

Ele vai ser muito proveitoso quando você tiver alguma dúvida sobre a grafia de uma palavra, pois, após baixá-lo, ele pode ser acessado sem ter que estar conectado à internet. O aplicativo está disponível em versões para iPhone e Android.

4. Duolingo

Ser fluente em outra língua além do português deixou de ser um bônus no currículo para se tornar uma obrigação. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o que torna essencial que o estudante busque se capacitar e aprimorar diferentes habilidades.

Com o aplicativo Duolingo você poderá aprender e exercitar diferentes línguas, como o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão etc. Ele envia diariamente avisos para que você se lembre de praticar a língua escolhida e, assim, não deixe de lado o aprendizado.

Ele está disponível em versão para desktop, Android e iOs.

5. TED

Se você está se preparando para o vestibular, sabe o quão importante é estar atento ao que acontece no mundo e aos conhecimentos gerais, além de desenvolver a capacidade de argumentação e convencimento — fatores que serão essenciais, por sinal, ao desenvolver a redação do ENEM.

Assistir a palestras da TED, famosa conferência que acontece em diferentes países, o ajudará a melhorar sua análise crítica e domínio sobre diferentes temas.

O aplicativo conta com mais de mil vídeos e tem versões para iOS, Android e Windows Phone.

6. Rei da Matemática

A melhor forma de memorizar e aprender a fazer exercícios de matemática é praticando bastante.

Com esse aplicativo você poderá exercitar os seus conhecimentos, testando quais são as suas principais dificuldades na matéria, até que possa se tornar um rei da matemática.

Você pode baixá-lo tanto em dispositivos móveis iOS quanto Android.

7. ClearLock: Block Distractions

Nós sabemos bem que muitas podem ser as distrações durante o estudo. O Facebook sinaliza uma nova notificação, o WhatsApp apita e mostra uma nova mensagem e alguém pode marcá-lo em uma foto no Instagram.

Quando alguma dessas situações acontece, é grande a vontade de conferir tudo, certo? E se durante o seu momento de estudo você utilizasse um aplicativo capaz de bloquear todas essas notificações?

É o que faz o aplicativo ClearLock: Block Distractions (disponível para ser baixado em dispositivos Android). Durante o período de tempo que você determinar, ele não vai permitir que os aplicativos do seu celular tirem a sua concentração.

8. LookBio

Para quem pretende seguir carreira na área biológica, as matérias devem estar na ponta da língua. Entre os aplicativos para estudar que podem auxiliá-lo a absorver os conteúdos necessários, você pode contar com o LookBio.

Considerado um dos mais satisfatórios para estudar biologia, o app disponibiliza vídeos, ilustrações e explicações sobre diferentes temas, como citologia, reinos, bioquímica e taxonomia.

Ele pode ser baixado tanto em dispositivos Android como em iOS.

9. Fit Brains Trainer

Você vai perceber ao longo da sua vida como é aconselhável apostar em atividades que aprimorem a concentração, a memorização e o raciocínio lógico.

Essas habilidades, inclusive, serão de grande relevância para realizar a prova do vestibular com discernimento, tranquilidade e sabedoria.

Portanto, nossa última dica de aplicativo para estudar é o Fit Brains Trainer, que visa exercitar o seu cérebro de maneira prática e divertida.

Ele conta com várias sessões de exercícios que podem ser realizados durante as pausas ou no início do estudo, para estimular a atividade cerebral. Ele pode ser baixado em dispositivos Android e iOS.

Viu só como a tecnologia pode ajudá-lo a facilitar e desenvolver os seus estudos? Basta baixar esses aplicativos e utilizá-los de maneira inteligente e estratégica!

Seus amigos também estão se preparando para o vestibular e vão gostar desses aplicativos para estudar? Então compartilhe este post em suas redes sociais e divida com eles essas dicas!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This