Estudos

Conheça 8 apps que podem ajudar na memorização de conteúdo!

conheca-8-apps-que-podem-ajudar-na-memorizacao-de-conteudo.jpeg

Durante a fase de estudante, muitas são as matérias que precisamos aprender e memorizar em nosso cérebro. Cada um desenvolve uma forma de guardar melhor cada informação, mas se existem formas de potencializar e ajudar na memorização de conteúdo, nada melhor do que torná-las um hábito, não é mesmo?

Entre as práticas mais indicadas, ter uma rotina tranquila, com boas noites de sono e hábitos saudáveis são fatores essenciais. Além disso, é importante investir em atividades que exercitam o cérebro, como ler, aprender uma nova língua ou instrumento, praticar esportes e até realizar ações comuns em seu dia a dia, mas de maneira diferente.

Mas a tecnologia também pode ser essencial para o seu cérebro. Para ajudá-lo a tornar o seu estudo mais efetivo, no post de hoje, vamos listar 8 aplicativos para memorização que são incríveis — além de uma dica extra. Confira:

1. Fit Brains Trainer

Quer “malhar” o seu cérebro e torná-lo mais potente? É o que promete esse aplicativo. Com 360 sessões de treinamento, ele contribui para melhorar habilidades como o raciocínio lógico, a concentração e, claro, a memória.

Um dos seus maiores diferenciais é o fato de ter sido criado por um professor de Cirurgia Neurológica, ou seja, um especialista no assunto.

Ele está disponível para iOs e Android.

2. Memrise

Os aplicativos para memorização também podem ser usados para aprender uma nova língua e aprimorar os conhecimentos em uma que você já domina.

De maneira personalizada, o Memrise promete ensiná-lo, diariamente, cerca de 44 palavras novas no idioma selecionado. Basta você reservar alguns minutos do seu dia para tirar proveito de tudo que ele tem para oferecer. Além disso, de maneira periódica, ele envia uma notificação, indicando quando é ideal revisar as palavras que já foram ensinadas.

Ele está disponível para iOS e Android.

3. Little Things Forever

O aplicativo Little Things Forever o ajuda a exercitar o seu cérebro de maneira muito divertida. Com uma trilha sonora agradável, você poderá tanto resolver quebra-cabeças como solucionar desafios.

Em algumas das atividades, é necessário identificar itens específicos em um cenário. Quanto mais rápido e eficiente você for, maior será a sua pontuação — e melhor será para o seu cérebro.

Ele está disponível para iOS e Android.

4. Lumosity

O Lumosity é um aplicativo muito interessante. Além de auxiliar na potencialização da memória, ele também vai ajudá-lo a melhorar a sua capacidade de lidar com situações problemáticas.

Um dos pontos de destaque desse app é que ele se adapta ao rendimento de quem o está jogando, ou seja, seus jogos cognitivos vão ganhando um grau de dificuldade maior de acordo com o seu desempenho.

Ele está disponível para iOS e Android

5. A Faster Reader

Se você tem dificuldade de concentração e acha que leva muito tempo para ler um material, o A Faster Reader é um aplicativo que pode ajudá-lo a melhorar essas questões.

O app permite que o usuário copie textos nele e passa a exibir um número determinado de palavras por segundo, contribuindo para acelerar a sua leitura e torná-la mais ágil.

Ele está disponível para iOS e Android.

6. Happify

Não são todos os dias em que acordamos com o melhor humor do mundo, certo? Quando isso acontece, é preciso estar muito motivado e ser muito dedicado para não deixar os estudos de lado.

Foi pensando nisso que criaram o aplicativo Happify. Ele desenvolve algumas atividades que prometem tornar o seu dia melhor, aliviando o estresse e a ansiedade (bem comuns em época de provas), incentivando a sua autoconfiança e mandando para longe os pensamentos negativos.

Os jogos disponíveis no modo gratuito são simples e rápidos, apresentando sempre o lado positivo das situações que passamos em nosso dia a dia.

Ele está disponível para iOS e Android.

7. NeuroNation

Segundo os criadores do aplicativo NeuroNation, para aprimorar a sua capacidade de memorização, velocidade de raciocínio lógico e foco, é muito simples e basta realizar as atividades propostas diariamente — detalhe: elas levam cerca de 10 minutos.

Para atestar e comprovar a efetividade dos jogos e atividades, o site do app informa que foram feitos estudos na Universidade Livre de Berlim. Incrível, não é mesmo?

Ele está disponível para iOS e Android.

8. Duolingo

O Duolingo é outro aplicativo indicado para praticar todos os dias um idioma que seja do seu interesse, com atividades práticas e que se aplicam em nosso dia a dia.

Diferentemente do Memrise, ao ir praticando e realizando as atividades, você vai subindo de nível e receberá um relatório que mostrará o seu desempenho até então. Ele é ótimo, pois contempla diferentes aspectos do aprendizado de uma língua, como a leitura, a fala e a escuta.

O Duolingo também incentiva a prática diária das atividades, podendo ser determinado um horário para receber notificações por e-mail e também em seu dispositivo móvel.

Além de ser possível acessá-lo em seu computador, ele está disponível para Android e iOS.

Dica bônus

Calm

O Calm não é um aplicativo específico para a memória, mas que oferece uma atividade muito benéfica, a meditação. A prática contribui para educar a sua mente, tornando-a mais tranquila, focada, concentrada e preparada para absorver os conteúdos.

Portanto, a nossa dica extra é que você tente adotar em sua rotina a meditação, como uma forma de aumentar a sua produtividade e, por que não, tornar mais fácil o seu aprendizado.

O aplicativo tem diversas possibilidades de meditação, que podem ser guiadas ou não. Além disso, é possível escolher o tempo a ser dedicado para a atividade. Você pode começar aos poucos, com 3 a 5 minutos por dia. Ao longo do tempo, quando se sentir mais confortável, é possível dedicar mais tempo à prática.

Ele está disponível para Android e iOS.

Esperamos que esses aplicativos sejam realmente úteis em seu dia a dia e que a sua capacidade de memorização seja aprimorada!

Agora que você conferiu alguns aplicativos para memorização e que farão a diferença na sua rotina de estudos, quer ficar sempre por dentro das nossas dicas e novidades? Então nos acompanhe nas redes sociais! Estamos no YouTube e Facebook!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This