Carreiras

Conheça 10 profissões para quem não gosta de direito!

conheca-10-profissoes-para-quem-nao-gosta-de-direito.jpeg

Chega a hora de escolher um curso na faculdade e chovem (pressões) opiniões de todos os lados! Seu pai diz que você precisa procurar um curso que dê dinheiro. Seus amigos estão indo cada um para uma área ou estão tão indecisos quanto você. Já a sua tia insiste para você fazer direito, porque dá base para um monte de concursos públicos… Ok, amigo!

Como você provavelmente começou a ler este post pelo título, já dá para imaginar que direito é o último curso que passa pela sua cabeça. Sua busca é por uma profissão alternativa!

Mas não se desespere! Não é porque é um curso muito popular que você tem que gostar dele. Pode ser até que exista uma impressão errada de sua parte sobre o curso (mas vamos falar disso mais adiante).

O mais importante é você identificar a área de conhecimento que gosta e buscar formações que favoreçam suas habilidades e coloquem você melhor posicionado no mercado de trabalho.

Listamos, abaixo, 10 profissões alternativas para acertar o rumo da sua bússola e decidir qual carreira vai chamar de sua. Confira:

1. Programador

Se o seu forte é números e lógica, seu inglês é bom e tem bastante intimidade com o computador, pode ser uma boa pensar, um dia, em ser programador. O mercado é tão carente desses profissionais que muitos dos que estão trabalhando na área nem possuem uma formação superior.

É claro que um curso de ciência da computação, engenharia de softwares ou sistemas de informação pode dar aquela turbinada no currículo para garantir melhores salários.

2. Designer

Depois do programador, o designer pode ser o profissional mais demandado, especialmente em empresas de comunicação e tecnologia. Até porque todo software, site, e-mail marketing, aplicativo, precisa ser traduzido em formas amigáveis e atrativas para o consumidor final (imagine se o nosso mundo tecnológico fosse cercado por números e símbolos em sequência, como no filme Matrix!).

O designer ainda tem o plus de atuar em publicações impressas ou ainda na concepção de elementos artísticos, composição de móveis, ou seja, mercados ávidos por boas ideias!

3. Especialista em 3D

Com as impressoras 3D cada vez mais difundidas, serão demandados um maior número de profissionais capazes de projetar e lidar com essas máquinas. Quem quer trabalhar na área pode começar buscando conhecimentos na engenharia civil, na ciência da computação e no design.

4. Cientista de materiais

Acha complicado lidar diretamente com pessoas e passar o dia no laboratório é uma ideia que o atrai? Uma profissão que tem crescido é a de cientista de materiais! Extremamente necessário no universo industrial, esse profissional é responsável por pesquisar novos materiais ou usos alternativos para os já existentes.

Existem cursos específicos para essa área, mas, via de regra, a engenharia civil pode ser o pontapé inicial, até porque Estrutura dos Materiais faz parte da grade curricular.

5. Engenheiro Florestal

Faz o tipo preocupado com o meio ambiente e sente que poderia fazer mais a respeito? Talvez a profissão alternativa de seus sonhos seja engenharia florestal. Não há carreira mais antenada com o desenvolvimento sustentável das cidades que essa!

O profissional da área é responsável por avaliar ecossistemas e, assim, planejar o aproveitamento racional dos materiais.

6. Projetista de drones

Esses pequenos aviões estão cada vez mais presentes no cotidiano. Suas aplicações podem ser diversas e vão desde localizar pessoas desaparecidas em matas até entregar uma pizza. Para isso, é necessário um profissional capaz de criar diferentes modelos de acordo com as necessidades.

7. Físico

Se o mundo passou a fazer mais sentido na sua vida depois de conhecer a física, pode ser uma boa aprofundar seus conhecimentos na área. O curso envolve bastante elementos teóricos que dão base para o físico atuar em laboratórios, como também dar aulas.

8. Administrador de Empresas

O curso de administração é bastante conhecido e também muito procurado por quem está interessado em tentar um concurso público (aquela sua tia vai gostar da ideia).

O campo de atuação é bastante diversificado — você pode se especializar em finanças, marketing, recursos humanos — e te permite entrar em contato com diferentes áreas, afinal, todos precisam de um administrador.

Você pode também ser um empreendedor e, com o que aprender na faculdade, montar o seu próprio negócio!

9. Contador

Para quem gosta de números, lida bem com dinheiro, mas não gosta de ter um contato tão direto com pessoas, a escolha certa pode ser a profissão de contador. É ele quem controla as contas da empresa e realiza o pagamento de impostos. Para seguir essa carreira, o primeiro passo é fazer o curso de ciências contábeis.

10. Professor de direito

Agora você ficou confuso! Não era para ser um post para quem quer fugir do direito? Tecnicamente, para ser um professor da área, seria preciso fazer a faculdade, mas não necessariamente atuar como advogado.

Na verdade, o mercado de trabalho de direito é bem diversificado e muitos dos campos de atuação, inclusive, passam longe dos tribunais.

Profissões alternativas e cursos tradicionais

Como vimos nas profissões que apresentamos, para fugir no direito, não é preciso encontrar um curso incomum! Muitas vezes faculdades tradicionais podem dar a base para trabalhos incríveis e até pouco convencionais.

Já se imaginou como gestor de uma empresa de rapel? O primeiro passo seria um curso de administração. Quem sabe sua onda é ser um delegado da Polícia Federal e correr o Brasil fazendo investigações? Pasme! Para isso você precisa fazer o curso de direito!

O que vale é fazer uma boa pesquisa sobre o que cada curso pode oferecer profissionalmente antes de tomar uma decisão. Somado a isso, é bom também se autoavaliar e identificar as áreas nas quais você tem mais facilidade.

Gosta de matemática e física? Profissões de exatas (como a engenharia e a ciência da computação) podem ser ideais para você! Curte biologia e gosta de ajudar as pessoas? Quem sabe sua carreira dos sonhos não seja a medicina ou a enfermagem?

Ainda não sabe o que vai fazer da vida? Encontrou outras profissões alternativas que chamaram sua atenção? Deixe seu comentário aqui no post e compartilhe suas ideias com a gente!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This