Carreiras

Confira estas 8 dicas incríveis para conseguir o seu primeiro estágio

confira-estas-8-dicas-incriveis-para-conseguir-o-seu-primeiro-estagio.jpeg

Depois de entrar em uma faculdade, um dos momentos mais desafiadores para um estudante é conseguir o primeiro estágio. Isso se deve, principalmente, ao fato de as empresas estarem cobrando cada vez mais conhecimentos variados e experiência na área, algo que, talvez, o estudante ainda não tenha.

No entanto, não é preciso se desesperar ou achar que essa é uma missão impossível — muito pelo contrário. Ao seguir algumas dicas, é possível conseguir uma vaga de estágio em uma empresa bacana e realizando uma função do seu interesse.

Neste post, vamos explicar o porquê de ser tão importante fazer um estágio e compartilharemos algumas dicas de como conseguir o primeiro. Confira:

Qual a importância de fazer estágio?

As aulas da graduação darão a você os conhecimentos teóricos necessários para, no futuro, colocar em prática o que aprendeu no mercado de trabalho. E por mais que você faça algumas disciplinas teóricas, elas não passam a mesma experiência que atuar em uma empresa de verdade.

É por isso que o estágio é tão importante para o estudante. É a chance que ele tem de mostrar todos os conhecimentos que está adquirindo de maneira inteligente e estratégica, de modo a fazer a diferença na área em que atua.

E não pense que essa é uma atividade temporária e que logo você vai ter que procurar por outra vaga.

Na maioria das empresas, quando o profissional se destaca, mostra o seu valor e que é importante para o desenvolvimento do negócio, é grande a chance do estagiário ser efetivado.

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), sete a cada dez estagiários são contratados.

Como conseguir o primeiro estágio?

Não tem segredo ou é um bicho de sete cabeças conseguir o primeiro estágio. A melhor forma de garantir o seu é se capacitando e desenvolvendo as habilidades necessárias e cobradas pelo mercado de trabalho.

No entanto, existem mais algumas estratégias que podem facilitar a sua missão de conseguir o primeiro estágio. Abaixo, listamos as principais. Veja quais são elas e comece o quanto antes a investir no seu futuro profissional!

1. Conheça as competências analisadas pela empresa

Dependendo do curso que você escolher, muitas podem ser as áreas de atuação. Por conta disso, podem ser várias as competências analisadas e solicitadas pelas empresas.

Além disso, algumas habilidades menos específicas sempre são observadas, como ser capaz de trabalhar em equipe, criatividade, determinação e comprometimento, além de disciplina. Portanto, veja quais características você ainda precisa aprimorar antes de tentar um estágio.

2. Tenha domínio do português

Por mais que você esteja cursando alguma das engenharias, não tenha dúvidas de que dominar o português é um requisito para qualquer graduação.

O primeiro momento em que ele vai ser testado é em seu currículo. Revise-o diversas vezes para não ter nenhuma chance de passar algum erro. Já durante a entrevista, evite gírias e acerte na concordância das palavras. Tenha em mente que todos os aspectos serão analisados nesse momento.

E se você deseja crescer profissionalmente, é preciso saber falar e escrever corretamente, de maneira coesa e coerente, para que sua imagem não seja afetada negativamente.

3. Invista em um currículo claro e objetivo

Já que falamos em currículo no último tópico, saiba que ele precisa ser claro e objetivo. Adicione a ele as informações essenciais sobre você e que mostrem o porquê de ser a melhor escolha para a empresa. Se estiver em dúvida sobre como montar o primeiro currículo, veja o post que preparamos especialmente sobre o assunto!

4. Escolha a graduação em uma instituição de qualidade

Talvez você já seja um estudante universitário, mas, se ainda estiver no momento de analisar as possibilidades, saiba que as empresas costumam levar em consideração a instituição de ensino que você está estudando.

Portanto, é muito importante investir em uma Faculdade de renome, com qualidade atestada, e que vá lhe propiciar os conhecimentos necessários para atuar no mercado de trabalho.

5. Faça cursos relacionados à sua área de atuação

Nós sabemos que, em muitos casos, a empresa já pede experiência na área de atuação. No entanto, para que você não seja eliminado no processo seletivo, tenha em seu currículo cursos técnicos e relacionados ao seu curso. Eles serão importantes para mostrar ao contratante que você está buscando qualificação e tem o que é preciso para exercer o cargo.

6. Aprenda outras línguas

Se ter o português na ponta da língua é uma obrigação, aprender outros idiomas é um requisito indispensável. Atualmente, mais do que o inglês, aprender outras línguas, como o espanhol, francês ou italiano tem se tornado essencial. Portanto, comece a praticá-los o quanto antes!

Uma dica é fazer uma pesquisa e verificar quais são as línguas mais utilizadas na carreira que pretende seguir. Não adianta o alemão ser a mais indicada e você aprender chinês, não é mesmo?

7. Tenha uma postura confiante e adequada durante a entrevista

A entrevista de estágio pode ser, sim, muito desafiadora, pois você estará diante de alguém que o analisa de diferentes formas. No entanto, não precisa temer essa situação.

A encare da melhor maneira possível, tendo uma postura confiante e adequada. Seja calmo ao responder às perguntas e, no momento certo, tire suas dúvidas sobre a função. Saiba se apresentar e mostrar aos entrevistadores os seus pontos positivos.

E se não der certo na primeira vez, não desista. Agora você já tem a experiência de uma entrevista e aprenderá com os seus erros na próxima vez.

8. Aposte em experiências que contribuirão para o seu currículo

Por mais que você ainda não tenha experiência na área, pois está tentando o primeiro estágio, é possível preencher o currículo com outras funções. Considere a possibilidade de fazer um trabalho voluntário, intercâmbio, monitorias na faculdade etc. Veja quais são as possibilidades que a sua área oferece para enriquecer o seu currículo

Esperamos que ao ler este post, você tenha tirado as suas dúvidas e se sinta preparado para tentar o primeiro estágio! Tenha em mente que estudar, ser esforçado e se capacitar é a sua melhor estratégia para ter uma vida profissional de sucesso!

Gostou dessas dicas e quer ficar sempre por dentro das novidades e tendências que contribuirão para a sua vida de estudante e profissional? Então, assine a nossa newsletter e receba sempre em primeira mão as nossas publicações!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This