Estudos

Como ter mais concentração na hora de estudar? Saiba aqui!

como-ter-mais-concentracao-na-hora-de-estudar-saiba-aqui.jpeg

A preparação para uma prova ou concurso público exige muita atenção, planejamento e força de vontade. Por isso, muitos estudantes têm feito pesquisas sobre como ter mais concentração. Afinal, é fundamental assimilar o conteúdo das matérias com mais rapidez e facilidade.

A falta de atenção é inimiga dos universitários e dos concurseiros. Ela dificulta compreender tópicos importantes que podem ser cobrados durante uma prova. Além disso, atrapalha cumprir o planejamento de estudos, porque o tempo disponível não é aproveitado devidamente.

Neste post, vamos apresentar dicas valiosas que vão ajudá-lo a se concentrar mais e a evitar erros durante a preparação. Confira!

Escolha um local adequado para estudar

Por mais que uma pessoa goste de ver televisão e de ouvir música, a recomendação é procurar um local tranquilo para estudar em casa, em que o silêncio predomine e os aparelhos eletrônicos (celular, tablets, entre outros) estejam distantes.

Caso não seja possível ter tranquilidade para assimilar o conteúdo das matérias em casa, o ideal é se dirigir a uma biblioteca. Nela, procure uma sala reservada para não se distrair com o movimento das pessoas. Não se esqueça de que o barulho prejudica a atenção e a capacidade de manter o foco.

Procure fazer pausas durante os estudos

Com certeza, é muito importante aproveitar, ao máximo, o tempo para estudar. Contudo, é um erro grave ignorar o papel de descanso, quando está se preparando para uma prova. Nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade.

A dica é fazer pausas de 10 minutos a cada uma hora de estudo. Procure relaxar durante esse momento, respirando de maneira mais tranquila e deixando a mente mais descansada.

Deixe os materiais de estudo próximos a você

Ninguém duvida de que um aluno organizado mantém o foco nos estudos e consegue bons resultados. Para não perder tempo e a concentração, o ideal é que as apostilas, os livros e os cadernos sejam facilmente encontrados.

É um erro primário ficar nervoso por não encontrar o material de estudo. Além de mostrar falta de atenção, prejudica o rendimento e o equilíbrio emocional.

Mantenha o local limpo

Folhas de rascunho, lápis e borrachas espalhados pelo chão. Parece até brincadeira, mas isso pode tirar a concentração do estudante. Quando olha para o quarto bagunçado, qualquer pessoa acaba se distraindo.

Quanto mais limpo e organizado estiver a área de estudo, menores serão as chances de perder o foco. Ficar arrumando o quarto diversas vezes é um desperdício de tempo que pode ser eliminado. Você não terá esse problema, caso os objetos estejam no devido lugar.

Valorize a boa alimentação

Não é à toa que a gula é um dos sete pecados capitais. Comer demais é um hábito que deve ser evitado por qualquer estudante. A recomendação, portanto, é ter uma alimentação balanceada.

Pense que você está na reta final da preparação de um exame muito importante na faculdade, e um amigo o convidou para ir a um bom churrasco. Para não desagradá-lo, você aceita o convite. No evento, acaba comendo mais do que deveria.

Ao chegar em casa, resolve estudar. Mas o rendimento acaba sendo insatisfatório, porque o mal-estar prejudica a concentração. Que lição você pode tirar do exemplo citado? Uma alimentação saudável também faz parte do planejamento de estudos.

Durma bem

Uma boa noite de sono é uma excelente alternativa para descansar o corpo e a mente. Começar o dia bem-disposto contribui bastante para seguir o cronograma de estudos corretamente.

Muitos estudantes se esforçam demais e dormem menos que o necessário para recompor as energias. Isso gera não apenas um maior cansaço, mas também uma grande dificuldade de manter a concentração.

Em média, as pessoas precisam dormir oito horas por dia. Se você puder fazer isso, estará mais tranquilo e propenso a estudar com qualidade.

Tenha equilíbrio emocional e saiba como ter mais concentração

Imagine que está faltando três dias para a prova. A ansiedade e o nervosismo começam a aparecer com mais frequência. Você está em um momento em que a revisão do conteúdo é fundamental para uma terminar a preparação da melhor forma possível.

Por isso, o ideal é manter a calma para ter muita atenção ao eliminar as principais dúvidas. O equilíbrio emocional proporciona mais segurança e confiança para o candidato.

A tranquilidade é uma grande aliada, porque possibilita não perder o foco na preparação e na resolução de questões durante a prova.

Estabeleça uma rotina

Como diz um velho ditado popular: tudo tem sua hora. Pensando nisso, não deixe de montar um calendário de atividades para estudar. Destine um tempo maior para as disciplinas em que você apresenta mais dificuldades.

Também reserve momentos de lazer com os familiares e os amigos. Ter momentos de alegria faz bem à autoestima e deixa a mente mais descansada.

Estabelecendo os melhores horários para estudar durante a semana, o aluno vai estar mais bem preparado e terá mais possibilidades de obter um excelente resultado.

Adote métodos de estudo que melhorem a atenção

Com certeza, ler os livros e apostilas é uma medida importante para você obter mais conhecimentos. Contudo, a recomendação é procurar outras alternativas que o ajudem a assimilar as matérias, sem perder a concentração.

Segundo especialistas, é interessante fazer resumos da disciplina estudada à mão e falar em voz alta o conteúdo. Essas duas ações permitem memorizar as informações e manter um alto nível de atenção.

Ao se preparar para a prova, faça muitas questões e marque aquelas com um maior índice de dificuldade. Dessa forma, você terá a revisão mais direcionada para eliminar dúvidas, o que proporciona mais condições de compreender o conteúdo.

Estipule metas de desempenho

O foco em superar os próprios limites faz parte da vida de qualquer estudante de sucesso. Com uma concorrência cada vez mais alta, os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisam ter um ótimo desempenho para conquistar uma vaga numa boa instituição de ensino superior.

Uma boa maneira de melhorar a performance é criar metas de pontuação em cada disciplina. O candidato precisa ter um direcionamento para executar uma estratégia de prova. Isso vai permiti-lo alcançar um resultado mais expressivo.

Para os que desejam informações sobre como ter mais concentração durante os estudos, a dica é seguir a nossa conta Facebook. Compartilhar o conhecimento é bom para todos!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This