Carreiras Engenharia Civil

Carreira de engenheiro civil: conheça 5 empregos alternativos!

carreira-de-engenheiro-civil-conheca-5-empregos-alternativos.jpeg

Construir estradas, participar de grandes obras e fazer diversos cálculos matemáticos são atribuições comuns para quem escolhe a carreira de engenheiro civil. Porém, o mercado de trabalho está muito competitivo e exige do profissional muito esforço e flexibilidade para conquistar um bom emprego.

De acordo com o diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), Vanderli Fava de Oliveira, somente cerca de 30% dos engenheiros formados trabalham  com atividades diretamente relacionadas ao curso da graduação.

Atualmente, dominar mais de um idioma, buscar especializações e desenvolver competências técnicas e gerenciais são iniciativas que permitem ao profissional de engenharia alcançar um lugar de destaque no mercado de trabalho.  

Neste post, vamos mostrar 5 alternativas interessantes de emprego para engenheiros civis, pois fogem da rotina de construir moradias e de fazer estradas. Não deixe de conferir!  

1. Engenheiro de saneamento

Nessa função, o profissional participa de projetos relacionados com os sistemas de abastecimento e tratamento de água, de coleta e tratamento de esgoto e de gerenciamento do lixo urbano.

O engenheiro de saneamento também atua em obras de drenagem pluvial, responsáveis por evitar que as águas das chuvas inundem uma cidade. Sem dúvida, é uma função de muita responsabilidade, porque está diretamente envolvida com a saúde pública e a qualidade de vida da população.

2. Engenheiro ambiental

Em tempos de desenvolvimento sustentável, é um grande erro analisar somente a viabilidade econômica de um empreendimento. É preciso ainda verificar se o meio ambiente não será seriamente comprometido.

Nesse cenário, o profissional especializado na área ambiental ganha muita importância por estar envolvido no processo de licenciamento, que autoriza o início de uma obra.

Essa ação é fundamental para estipular os efeitos que um empreendimento pode provocar ao meio ambiente, como aumento da poluição, risco de extinção de espécies de animais, prejuízos à vegetação, entre outros.

Não tenha dúvida de que a construção de usinas hidrelétricas, de indústrias e de shoppings centers são exemplos de obras que exigem maior acompanhamento para minimizar os danos à natureza.

Para amenizar as consequências de um empreendimento de grande porte ao meio ambiente, muitas empresas promovem ações de cunho social (construção de parques, por exemplo).

Isso somente é possível graças ao trabalho do engenheiro ambiental, que sugere medidas compensatórias das corporações para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores impactados por uma obra.

3. Engenheiro de segurança do trabalho

Reduzir o risco de acidentes no local de trabalho é a principal meta desse profissional. A saúde e a integridade física do trabalhador devem ser preservadas ao máximo, pois, além de outros fatores, influenciam no clima organizacional e na produtividade do funcionário.

Atualmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas em garantir a segurança dos seus colaboradores e para melhorar as condições de trabalho numa instituição, o engenheiro atua na elaboração e no acompanhamento dos planos de prevenção de acidentes.

Essas medidas englobam, por exemplo, a fiscalização das instalações e dos equipamentos. Assim, é mais fácil prevenir problemas que afetam a saúde do funcionário, como a perda da audição.

Também fazem parte das atribuições do engenheiro de trabalho:

  • controlar e eliminar agentes nocivos ao meio ambiente e à saúde dos empregados (fatores  químicos e biológicos, calor, poluentes, radiações e ruído);

  • fazer com que os funcionários utilizem os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs);

  • promover e participar de treinamentos relacionados com a segurança do trabalhador;

  • acompanhar e orientar os procedimentos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), responsável por ser um elo entre os funcionários e a direção, para debater iniciativas com foco em melhorar as condições de trabalho.

4. Carreira docente

Nem sempre o engenheiro está disposto a continuar envolvido com grandes obras e a trabalhar em empresas, onde assume a responsabilidade de administrar a segurança dos colaboradores.  Nesse caso, uma boa alternativa é aproveitar a experiência adquirida para seguir a carreira docente e ensinar aos estudantes os principais fundamentos da profissão.

Nos institutos federais, basta somente ter a graduação para ser professor de engenharia civil.  Além da estabilidade, o funcionário tem um bom plano de carreira, em que a especialização, o mestrado e o doutorado contribuem para aumentar a remuneração.

No setor público, as universidades federais e as estaduais também são uma excelente opção para os que pretendem lecionar. Para passar em concurso público nessas instituições é necessário que o candidato tenha mestrado e/ou doutorado.

A estabilidade e a boa remuneração, por sinal, são aspectos que tornam o trabalho bem atraente para os profissionais.

As instituições privadas de ensino superior também oferecem boas oportunidades de trabalho para o engenheiro civil. Além da função de professor da graduação e da pós-graduação, é possível ser coordenador de curso.

Dessa maneira, esse profissional pode ter um salário bem interessante, o que influencia positivamente na motivação e no bom desempenho.

5. Gestor de empresas

A experiência acumulada faz com que engenheiro civil seja muito requisitado para ocupar cargos de gestão em corporações.

Por atuar com planejamento e com a administração de recursos humanos e materiais em vários empreendimentos, o profissional adquire o conhecimento necessário para trabalhar com diferentes perfis de pessoas e em contextos variados.

A capacidade de desenvolver o raciocínio lógico, a facilidade de identificar as variáveis de um problema para resolvê-lo e o foco no constante aprendizado são aspectos que possibilitam os engenheiros a ocupar cargos de gestão em empresas.

Esses profissionais também se destacam por aproveitar o conhecimento em cálculo para dimensionar despesas e investimentos. Num cenário de crise econômica, a exatidão em trabalhar com recursos financeiros é um aspecto que contribui bastante para uma empresa obter resultados expressivos.

Outra vantagem de ter familiaridade com os números é ter condições de estabelecer metas que estejam dentro da realidade de uma corporação. Isso faz com que os funcionários estejam mais engajados, o que permite melhorar o desempenho e o ambiente de trabalho.  

Não é difícil perceber que a carreira de engenheiro civil proporciona uma série de oportunidades de emprego, não é mesmo?

Para estar por dentro das novidades, tendências e dicas que publicamos, assine a nossa newsletter. Ficar bem informado é muito importante para quem deseja o sucesso!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This