Estudos

9 sites que te ajudam a estudar para o ENEM

9-sites-que-te-ajudam-a-estudar-para-o-enem.jpeg

A internet facilitou muito a vida quando o assunto é acesso à informação. Imagine que, há poucas décadas, uma simples pesquisa exigia várias visitas à biblioteca ou, para os mais abastados, espaço na prateleira para abrigar os livros da enciclopédia Barsa!

Mas o problema é que, com tanto conteúdo, fica difícil saber no que realmente dá para confiar. Por isso, neste post, colocamos o crachá de guia virtual para te mostrar 9 sites para estudar para o ENEM!

Além de oferecer conteúdo em textos, imagens, infográficos e vídeos, essas páginas apresentam exercícios interativos e até ajudam online para tirar suas dúvidas! Se você está estudando por conta própria, sem o apoio de um cursinho preparatório, os sites que vamos apresentar a seguir vão ser fundamentais para organizar os seus estudos. Confira!

1.Hora do ENEM

Quem melhor que o Ministério da Educação, que é o responsável pela prova do ENEM, para te apresentar todo o conteúdo que pode cair no Exame? O Hora do ENEM reúne uma série de vídeos com professores, dramatizações e ilustrações de todas as áreas do conhecimento.

A página também ensina a montar um plano de estudo e oferece exercícios, sessões de simulados, questões que já caíram em anos anteriores comentadas por professores, além de debates sobre diversos temas.

O Hora do Enem faz parte da programação do TV Escola, canal público disponível em sinal aberto, parabólica e TV por assinatura. Mas a parte boa é que todos os episódios podem ser assistidos (e baixados!) no site.

A TV Escola também oferece conteúdo gratuito da Hora do ENEM em seu aplicativo, disponível nos sistemas IOS e Android.

2. Brasil Escola

Sabe aquela hora que você está fora de casa, não levou sua apostila e quer dar uma conferida em alguma matéria? Um site que dá para acessar sem medo de errar no conteúdo é o Brasil Escola! Nele, você encontra praticamente tudo o que pode cair no Exame!

Além dos textos, a página também oferece provas e gabaritos, simulados, informações sobre o ENEM, Prouni e Sisu. O Brasil Escola ainda disponibiliza mensalmente até três temas para treinar para redação e aceita até 40 redações para correção gratuita por tema. As regras para o envio e avaliação dos textos são apresentadas na página.

3. FGV Ensino Médio

O conteúdo desse site tem a chancela de uma das instituições mais respeitadas no Brasil — a Fundação Getúlio Vargas. A plataforma da FGV Ensino Médio apresenta uma série de conteúdos divididos pelas áreas de conhecimento, com videoaulas, textos, exercícios e até jogos para deixar o processo de aprendizado um pouco mais leve e lúdico.

Em cada atividade, existe uma previsão aproximada do tempo que você vai precisar dispor, o que facilita no planejamento do estudo.

4.Mundo Vestibular

Esse também faz parte do time dos sites confiáveis, que apresentam textos, exercícios e simulados de português, inglês, matemática, física, química, biologia, história e geografia. O site também traz dicas para mandar bem no ENEM, informações sobre cursos e testes vocacionais, para ajudá-lo a decidir qual carreira seguir.

5.Stoodi

A plataforma oferece um curso online para se preparar para o ENEM (ou fazer um reforço escolar). Algumas aulas e exercícios são gratuitos, mas, para ter acesso a todo o material e ainda monitorias ao vivo, aulas de revisão, plano de estudos e correção de duas redações mensais, é preciso ser assinante. A boa notícia é que o preço é bem mais acessível que o de um cursinho presencial.

Na área de redação, além das correções, a plataforma ainda oferece um acompanhamento do seu desempenho para verificar a sua evolução.

6.Me Salva

Também na linha sistema de ensino a distância, o Me Salva oferece cursos preparatórios para o ENEM. Ele ainda pode ajudar a reforçar o estudo no Ensino Médio e na faculdade ou dar uma força para você se preparar para um concurso público.

Os pacotes para o ENEM são disponibilizados no nível básico, intensivo e med (para que está pretendendo a faculdade de Medicina). Os cursos são pagos, mas os valores também são bem em conta.

São até 1000 módulos, acompanhamento de plano de estudos, 4 redações corrigidas por mês, aulas e monitorias ao vivo, tira-dúvidas, simulados e curso de revisão integrado.

7.Khan Academy

Esse é para quem perde o sono com as matérias de exatas e biológicas! O site apresenta videoaulas, textos e exercícios de matemática, física, química e biologia — tudo gratuito! A parte bacana é que, fazendo cadastro no site, cada questão correta vale pontos em uma competição com outros colegas. Você pode chamar a sua galera para testar seus conhecimentos brincando!

Quem quiser continuar aprendendo, mesmo depois do ENEM, pode fazer outros módulos como Animação Digital, Programação, Ciência da Computação, Empreendedorismo e até Mercado Financeiro e de Capitais!!!

8.Curso Aberto Online Univasf

De acordo com dados do INEP, nas edições anteriores do ENEM, cerca de 60% dos candidatos escolhe o espanhol como língua estrangeira, mas o volume de acertos nesta prova é de apenas 34%.

O perigo mora no fato de achar que o idioma de Cervantes é quase a mesma coisa que o português e dispensa estudo! Que tal conquistar esses pontinhos preciosos com uma ajudinha online e gratuita?

A Universidade Federal do Vale do São Francisco, que tem sede em Pernambuco, oferece um curso de 90 horas (a duração é de mais ou menos 4 meses) com noções básicas de Espanhol.

São três módulos de 30 horas, com videoaulas, áudios e apostilas. Para ter acesso ao conteúdo, é preciso fazer sua inscrição. Mas não se preocupe! É tudo gratuito. E o melhor: se o seu aproveitamento for superior a 70%, você ainda ganha um certificado!

9.Cambridge English

Se o inglês for a sua escolha, que tal estudar, sem custo algum, com a instituição responsável pela melhor certificação da língua no mundo? Muito bom para ser verdade? Mas acredite! A Universidade de Cambridge, que fica na Inglaterra, mantém um site dedicado a quem quer praticar e melhorar suas habilidades na língua inglesa.

Todas as atividades são preparadas pela mesma equipe que desenvolve os exames de proficiência da Universidade. Os textos e exercícios são separados por nível de dificuldade e, ao final de cada módulo, são apresentadas as correções dos erros e o seu índice de aproveitamento.

Tudo isso por meio de conteúdos atuais e que também podem ajudar em atividades cotidianas, como escrever uma carta, preencher um formulário ou fazer um pedido a um garçom.

Cuidados ao pesquisar sites para estudar para o ENEM

Com os sites que apresentamos, você já pode ser acesso a todo o conteúdo que precisa para estudar online. Mas, se quiser ir além e encontrar outras fontes, tenha cuidado!

Procure checar se são professores reconhecidos que desenvolvem o material, ou ainda se a página tem respaldo de algum meio de comunicação ou ensino reconhecido ou alguma universidade, por exemplo.

O importante é saber aproveitar esses sites para estudar para o ENEM, sem deixar que as distrações da web tirem a sua concentração. Então comece a colaborar para que a sua timeline tenha conteúdos mais relevantes e compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This