Carreiras Direito

9 sinais de que você tem perfil para seguir carreira jurídica

9-sinais-de-que-voce-tem-perfil-para-seguir-carreira-juridica.jpeg

Gosta de assistir filmes e séries sobre julgamentos e tribunais, sonhando em ser protagonista de histórias de sucesso como aquelas do cinema, mas tem dúvida se a carreira jurídica é para você? Essa insegurança é normal, na hora de escolher um curso superior.

Afinal, o que faz um advogado ser bem-sucedido não é só tirar boas notas na faculdade e vestir-se com sobriedade e elegância.  A função exige qualidades que não são avaliadas por exames acadêmicos e nem pela aparência física.

Então, como saber se você tem perfil para seguir carreira jurídica? Que sinais indicam que você pode se sair bem no mundo das leis? Comece lendo o nosso post e saiba o que observar antes de tomar uma decisão tão importante para o seu futuro profissional.

1. Problemas e desafios são estimulantes para você

A função de um advogado é encontrar soluções para problemas complexos. Para isso, você precisa ser metódico e analítico, e abordar os desafios com racionalidade. Muito de seu tempo será gasto com leituras, observações e pesquisas, até encontrar a melhor saída para o seu cliente.

Se você não desiste facilmente diante dos problemas e se sente realizado ao descobrir a melhor solução para um caso, isso é um bom sinal de sucesso na futura carreira.

2. Você se incomoda com injustiças

Quando vê alguém ser acusado injustamente, sofrer humilhação ou preconceito, você sente vontade de interferir ou de denunciar o caso à polícia? Esse é outro sinal de que pode se tornar um bom advogado.

Ao contrário do que alguns possam pensar, advogados não são pessoas frias e sem coração. Exatamente porque se importam com os outros, eles dedicam anos de estudos na faculdade para garantir que a justiça seja feita e que os julgamentos aconteçam sempre dentro da lei.

3. Sob pressão, você mantém a calma

Você entra em pânico e não consegue raciocinar direito quando está sob pressão? Tem dificuldades ao lidar com críticas ou argumentações contrárias ao seu ponto de vista? Então, talvez seja melhor pensar duas vezes antes de optar pela carreira jurídica.

Para ser bem-sucedido, o advogado precisa ser autoconfiante e manter a calma em situações desfavoráveis. A parte contrária ao que você defende estará atuando para destruir seus argumentos. Conseguir manter a cabeça fria em situações desfavoráveis será fundamental para a defesa de seus representados.

4. Você gosta de ler e de escrever

Você se sai bem em português, interpretação de textos, literatura e outras disciplinas relacionadas ao nosso idioma? Gosta de analisar as obras literárias e de “descobrir o assassino” em livros de suspense?

Isso também será útil na carreira jurídica. O advogado precisa de uma mente analítica para interpretar a lei, e também de se expressar bem em português escrito ou falado, para conduzir uma argumentação convincente.

5. Você é bom em pesquisar

Outra qualidade fundamental para quem quer seguir a carreira jurídica é a capacidade de pesquisar. É preciso se debruçar sobre livros e mais livros, para preparar estratégias legais na defesa dos interesses de seus clientes.

Portanto, é bom se preparar para pesquisar, absorver e interpretar informações com rapidez e eficiência. Se você já gosta de trabalhos de pesquisa em sua vida estudantil, isto pode ser sinal de sucesso como futuro advogado.

6. Você é sociável

Advogados lidam com pessoas e, por isso, a habilidade de se relacionar será determinante para o seu sucesso. É preciso saber ouvir com empatia e ler nas entrelinhas, além de ser persuasivo ao se comunicar.

A capacidade de dialogar e de extrair informações durante uma conversa é importante ao fechar um acordo entre as partes envolvidas ou ao prestar consultoria aos clientes, por exemplo.

7. Você não desiste facilmente

O próprio curso de direito já exige uma boa dose de perseverança e comprometimento desde o início. Você vai encarar longos anos de muito estudo na faculdade, no preparo do trabalho de conclusão de curso (TCC) e no estágio.

Concluída a graduação, ainda haverá muito estudo pela frente, para passar nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sem a aprovação nesta prova, não é possível advogar.  

E quando, finalmente, você começar sua carreira jurídica, a perseverança continuará a ser uma qualidade fundamental. Quem busca o sucesso, não pode desistir diante do primeiro obstáculo!

8. Você é discreto e ético

Discrição e comportamento ético são qualidades esperadas de quem atua no meio jurídico. Você deve saber guardar segredos e evitar emitir opiniões públicas sobre casos em que atua.

Além do mais, é preciso preservar sua imagem e cuidar para que suas convicções pessoais não se misturem com a vida profissional.

Isso significa, também,  ter cuidado ao se expor em público, como nas redes sociais, evitando fotos e postagens que possam comprometer sua imagem.

Cuidar da reputação e assumir uma postura moral e ética é importante em qualquer profissão, mas no campo do direito torna-se fundamental. Se no futuro você ocupar um cargo público, a divulgação de qualquer ato condenável cometido no passado pode  prejudicar a sua imagem.

9. Você é bem informado

Se você gosta de acompanhar as notícias do país e do mundo, este é outro sinal positivo para o sucesso na carreira jurídica.

Por exemplo, pense em como o cenário atual no Brasil pode ser fonte de conhecimentos para um estudante de direito: impeachment, corrupção ativa e passiva, delação premiada, condução coercitiva, pagamentos de propinas, crimes econômicos, imunidade parlamentar, julgamentos no STF e tantos outros fatos que ocupam os noticiários diariamente.

Alguém que sonha em atuar na área jurídica não pode estar alheio ao que se passa no cenário nacional e internacional, sob pena de perder conhecimentos úteis para a atuação em seus futuros casos.

Para concluir, é bom prestar atenção aos sinais indicativos de que você tem perfil para ser um bom advogado, antes de escolher seu curso universitário.

No entanto, o fato de não se enquadrar em todos os itens mencionados em nosso post não significa que a carreira jurídica não seja para você. Se este é o seu sonho, dedique-se a aprimorar os aspectos desejáveis em sua função, estude bastante para o vestibular e vá em frente!

Se você gostou deste texto, leia também o nosso post sobre tudo o que você precisa saber sobre o curso de direito. É só clicar aqui!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This