Estudos

9 melhores dicas de como estudar para o vestibular sozinho

9-melhores-dicas-de-como-estudar-para-o-vestibular-sozinho.jpeg

Não basta somente ter um bom conhecimento das matérias para chegar a uma faculdade. É necessário contar com planejamento, dedicação e foco. Se você for estudar para o vestibular sozinho, saiba que a caminhada não será fácil. É possível alcançar o objetivo desejado, desde que tenha força de vontade e capacidade de superação.

Muitos vestibulandos se deixam levar pelo cansaço, a concorrência elevada e a dificuldade de aprendizado em algumas matérias. Por isso, chegam desmotivados e sem confiança para fazer a prova, o que influencia bastante na performance e na classificação final.

Para os que desejam chegar a uma faculdade, vamos apresentar, neste post, 9 ações para estudar e assimilar o conteúdo das disciplinas da melhor maneira possível. Confira!

Conheça formas de estudar para o vestibular sozinho

Você deve estar curioso em relação às 9 dicas que vão te ajudar a estudar melhor. Pensando nisso, vamos abordá-las a seguir. Acompanhe!

1. Tenha um local reservado para o estudo

Deixar livros e apostilas espalhados pela casa é sinal de falta de organização e foco. Com essa postura, você vai perder um tempo precioso para encontrar os materiais necessários e ficar irritado sem necessidade.

Uma alternativa interessante para não ter esse problema é reservar um local para o estudo. Nele, devem estar todos os recursos utilizados para uma boa preparação. O ideal é que seja uma área tranquila, em que não tenha televisão por perto.

Se for ligar algum dispositivo eletrônico (tablet, celular ou desktop), faça isso apenas para auxiliar o seu aprendizado. Do contrário, vai perder a concentração e deixará de aproveitar o tempo disponível adequadamente.

2. Faça o máximo de exercícios por disciplina

Anotar o que o professor expõe em sala de aula e ler as informações do caderno e da apostila em casa são medidas importantes para um estudante estar pronto para fazer o vestibular. Apesar disso, é imprescindível ter uma atenção especial com os exercícios de cada matéria.

Ao praticar o que viu na teoria, você vai verificar os pontos fortes e as dificuldades para assimilar o conteúdo. A medida vai te orientar a ter um estudo mais direcionado para os segmentos das disciplinas em que o desempenho precisa ser aperfeiçoado.

3. Elabore um resumo das matérias

Uma alternativa bastante usada pelos candidatos é fazer um resumo com os principais tópicos de cada disciplina. Na reta final de preparação, a medida contribui para o candidato ter mais segurança ao lembrar assuntos que podem cair na prova.

A recomendação é iniciar a elaboração do resumo no começo do ano. Assim, terá mais tempo e tranquilidade para selecionar as informações mais relevantes. Se deixar essa ação para a última hora, correrá o risco de omitir um dado importante que pode fazer a diferença na sua performance.

4. Tenha um planejamento direcionado para a redação

Imagine que você domine várias disciplinas com relativa facilidade e está muito confiante em passar no vestibular da faculdade dos seus sonhos. Inegavelmente, é uma vantagem interessante em relação à boa parte da concorrência.

Porém, você não está se preparando adequadamente para a redação. Jamais cometa esse equívoco. Reserve um período do seu tempo para ficar bem informado sobre os temas mais relevantes da atualidade. E procure fazer uma redação por semana.

É recomendado, também, tirar dúvidas com os professores e os amigos sobre eventuais erros cometidos no texto. Dessa forma, estará preparado para elaborar uma excelente redação.

5. Faça um cronograma de estudos

Estudar as disciplinas preferidas é muito fácil. A maior dificuldade é ter um envolvimento com as matérias que exigem mais dedicação. Para apresentar o equilíbrio ideal, uma alternativa é fazer um cronograma de estudos.

O indicado é ter um calendário semanal com os dias e horários dedicados para o estudo e o descanso. Essa medida deve levar em consideração o peso das disciplinas no vestibular e o seu nível de conhecimento em cada uma delas.

Procure reservar um tempo maior para as matérias em que apresenta mais dificuldades. Essa iniciativa vai ajudá-lo a eliminar as dúvidas e aperfeiçoar a preparação.

6. Utilize outras fontes para o aprendizado

Você pode contar com excelentes materiais de estudos fornecidos por sua escola. Mesmo assim, procure outras formas de assimilar o conteúdo de maneira mais eficiente. Com a internet, isso fica muito mais fácil de ser realizado.

Pela rede mundial de computadores, você pode adquirir livros e fazer exercícios online. Quanto mais informações estiverem à sua disposição, maiores são as possibilidades de alcançar o conteúdo programático do vestibular.

Além disso, você terá mais alternativas para melhorar o aprendizado e tirar uma boa nota na prova.

7. Faça pausas durante o estudo

Um cronograma de estudos e foco no aprendizado ajudam um vestibulando a assimilar o conteúdo das disciplinas. Mas é necessário também saber o momento certo para descansar o cérebro.

Você pode, por exemplo, estipular um descanso de 10 minutos a cada hora de estudo. Esse intervalo deve ser feito de acordo com o seu ritmo, respeitando as limitações da sua mente.

Ficar horas fazendo exercícios ou lendo os resumos das matérias pode provocar um grande desgaste, caso não faça pausas. Prefira uma preparação com foco na qualidade. Assim, fica mais fácil estudar os temas de cada disciplina.

8. Dedique um tempo para a vida social

Com certeza, a preparação para o vestibular exige muita dedicação. Isso faz com que nem sempre estejamos disponíveis para os momentos de lazer.

Mesmo assim, reserve uma parte do seu tempo para curtir a vida com amigos e familiares. Estar em boa companhia faz bem para a autoestima, o que contribui bastante para um estudo de qualidade.

Você pode até unir o útil ao agradável. De repente, é possível assistir a um filme sobre um assunto que pode ser cobrado na prova de redação.

9. Cuide bem da saúde

Exercitar o corpo, ter uma boa alimentação e dormir bem são atitudes que mantêm o bom funcionamento da mente.

Como diz o velho ditado popular: corpo são, mente sã. Estar com a saúde em dia é essencial para estar concentrado e ter um bom aprendizado.

Estudar para o vestibular sozinho não é uma tarefa fácil. Também é importante ler este post para não cometer 7 erros comuns ao escolher uma faculdade.

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This