Carreiras Direito

9 livros para advogados que todo estudante de direito tem que ler

9-livros-para-advogados-que-todo-estudante-de-direito-tem-que-ler.jpeg

A literatura é uma fonte rica de conhecimentos para as mais diversas profissões — e para a advocacia, ela não é diferente. Muitas são as obras que retratam a rotina de advogados ou que promovem uma reflexão construtiva sobre a atuação desse profissional.

Se quer conhecer algumas opções de livros para advogados que além de entretê-lo vão ajudá-lo a pensar na sua carreira, confira a lista que preparamos especialmente para você!

9 dicas incríveis de livros para advogados

1. O caso dos exploradores de caverna (Lon Fuller)

Esta é uma excelente obra para quem pretende estudar Direito e quer conhecer melhor a área.

O texto escrito por Lon Fuller, que é formado em Economia e em Direito, e publicado originalmente na revista da faculdade de Direito de Harvard, levanta um debate e propõe uma argumentação jurídica sobre um caso elaborado pelo autor.

No livro, cinco pessoas entram em uma caverna e são soterrados. Ao descobrirem que o resgate demoraria tempo demais, uma das vítimas sugere que para o bem da maioria, um deles fosse sorteado, morto e servir de alimento para os demais.

No entanto, quando foram resgatados, os sobreviventes foram levados a julgamento e acusados de homicídio. Você, como um advogado, lidaria de que maneira diante desse tipo de situação? Leia o livro e veja como essa história se desenvolve!

2. Revolução dos bichos (George Orwell)

“Revolução dos bichos” é um clássico da literatura e faz uma forte crítica aos regimes políticos totalitários, considerado por muitos uma fábula sobre o poder. Por meio de animais, George Orwell apresenta em seu livro, de maneira satírica, os defeitos e fraquezas do homem.

Cansados da exploração do dono da granja e de serem submissos a ele, alguns animais se reúnem para planejar uma revolução e a tomada do poder no local. No entanto, quando o plano é bem-sucedido, Napoleão, um dos líderes do movimento, passa a tomar atitudes que tornam a sociedade utópica criada por eles uma ditadura tão pior quanto a que estava anteriormente.

3. A firma (John Grisham)

Para muitos, este livro retrata com fidelidade a pressão e a rotina corrida dos grandes escritórios de advocacia americanos.

Ao juntar a rotina jurídica com um suspense que prende o leitor desde a primeira página, o livro conta como Mitchell, um estudante muito dedicado e um dos primeiros da Faculdade de Direito de Harvard, após muito esforço se forma e passa a integrar a equipe de uma famosa firma de advogados especializada em direito tributário. Porém, o que parecia ser o emprego dos sonhos no início, vai se mostrar um grande problema.

4. A arte da felicidade – Um Manual para a Vida (Dalai Lama e Howard C. Cutler)

Este livro deveria ser lido por qualquer estudante, independentemente da área de atuação. O autor, Howard C. Cutler, entrevistou mais de uma vez Dalai Lama e compartilhou em seus livros algumas lições sobre como enfrentar situações adversas que surgem ao longo da vida.

E como nós sabemos muito bem que a vida de estudante universitário pode ser estressante e cansativa em alguns períodos, sugerimos que você leia esta obra e tire proveito dos ensinamentos que ela apresenta.

5. O primeiro ano: como se faz um advogado (Scott Turow)

A Faculdade de Direito de Harvard é uma das mais famosas e prestigiadas — e só em nosso texto ela já foi citada três vezes.

Em sua obra, Scott Turow divide as experiências vividas na conceituada faculdade, mostrando as principais dúvidas que passam pela cabeça do estudante e como é feita a preparação do aluno no primeiro ano do curso.

6. A arte da guerra (Sun Tzu)

Um bom advogado precisa ter uma postura adequada, ter um pensamento estratégico e uma boa comunicação, de modo a defender o seu cliente da melhor forma possível e passar a sua mensagem com clareza e objetividade.

Mesmo sendo um tratado militar escrito durante o século IV a.C., “A arte da guerra” é um livro que dará lições ricas e que podem ajudá-lo a se preparar para se tornar um advogado de sucesso, auxiliando-o a ser capaz de enfrentar os problemas e lidar com situações difíceis, além de aprender a elaborar táticas para aprimorar a sua atuação profissional.

7. Memórias do Cárcere (Graciliano Ramos)

Em “Memórias do Cárcere”, Graciliano Ramos relata o que passou ao ser enviado para a prisão de maneira arbitrária, em 1935, durante o Estado Novo.

Este livro vai se mostrar um ótimo exercício para você se questionar como alguém sem uma sentença definida ou acusação formal, pode passar por três presídios (Rio de Janeiro, Maceió e Recife) durante dois anos.

Dentre as curiosidades sobre a obra, ela foi escrita dez anos após o ocorrido, foi lançada postumamente e não tem o capítulo final.

8. O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna)

Ao longo do curso de direito, muitas serão as atividades realizadas para simular um julgamento. Mas o quão curioso seria um que tem Nossa Senhora como advogada de defesa, Jesus como juiz e o Diabo o promotor?

Pois esse é o contexto vivido pelo personagem Chicó, do livro “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

Com um final surpreendente e escrita em formato de peça, a leitura deste livro é rápida e agradável, provocando momentos divertidos e que podem muito bem serem adaptados para a sua realidade como advogado.

9. A sangue frio (Truman Capote)

Uma família é assassinada brutalmente nos Estados Unidos e o caso ganha grande repercussão no país.

Ao apurar o crime para uma reportagem de jornal, que mais tarde se tornaria este livro, Truman Capote leu diários, entrevistou os familiares das vítimas, a equipe policial e também os assassinos.

Em uma mescla entre reportagem e literatura, o autor descreve de maneira única os acontecimentos, de modo a tornar a leitura instigante até a última linha. Você vai acompanhar os acontecimentos desde antes do crime até a sentença dos acusados de assassinato.

Ao criarmos esta lista de livros para advogados, a nossa intenção era compartilhar livros que agradassem a todos os gostos e que fossem capazes de provocar insights e conhecimentos imprescindíveis para a sua atuação como advogado.

Você já conhecia todas essas dicas de livros para advogados? Conhece mais algum que proporcionaria uma excelente leitura para um estudante de direito? Deixe o seu comentário e compartilhe os seus preferidos com a gente!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This