Estudos

9 filmes sobre política que todo estudante deveria assistir

9-filmes-sobre-politica-que-todo-estudante-deveria-assistir.jpeg

Nós já falamos, mais de uma vez, aqui em nosso blog que não há forma melhor de aprender algo sobre determinado assunto que não se divertindo, não é mesmo? É por conta disso que já compartilhamos dicas de livros, séries e filmes (tem opções para quem está cursando direito, engenharia ou contabilidade).

Foi pensando nisso que decidimos indicar, também, alguns filmes sobre política que vão ajudá-lo a aprender e a entender melhor o tema. Ficou interessado? Então, prepare a pipoca e confira algumas alternativas de longas que você pode assistir para aprimorar os seus conhecimentos no próximo tempo livre.

9 filmes sobre política que são imperdíveis

1. Inside Job (2010)

Esse filme vai ajudá-lo a entender não só o contexto político pelo qual passamos entre 2007 e 2012, como também vai abordar a questão financeira do período — muito conturbada devido à crise financeira que afetou praticamente o mundo todo.

Um aspecto muito interessante que o filme contempla é o fato de algumas políticas incentivarem investimentos de alto risco em desregulamentação, mesmo que isso não desse a garantia ao investidor de que ele teria qualquer tipo de retorno.

O filme mostra, de maneira muito clara, o que provocou a crise financeira e quais foram os desdobramentos depois do ocorrido.

2. Jango (1984)

O documentário de 1984, Jango, retrata de maneira muito rica todo o desenvolvimento político em nosso país, entre os anos 60 e 70. Ele evidencia o que aconteceu no período e como se deu o golpe militar.

Nele, vamos acompanhar as eleições que elegeram Jânio Quadros como presidente do país, entender o que provocou a crise política no período e, consequentemente, como ela foi preponderante para que Jango assumisse a presidência.

Também poderemos observar a repressão característica dos períodos ditatoriais e como ela afetou diferentes movimentos em nosso país.

3. Getúlio (2014)

Getúlio é mais um filme que tem como foco a política brasileira. Nesse longa biográfico vamos observar os últimos 19 dias de vida do presidente Getúlio Vargas e o contexto vivido por ele em 1954.

Presidente do Brasil por duas vezes, em momentos diferentes, Getúlio era conhecido como “pai dos pobres”. Enquanto era muito aclamado por uma parcela da população, essa ilustre figura também conquistou o ódio de algumas pessoas.

Tendo que lidar com acusações graves e a possibilidade de ser deposto do cargo, ele tomou uma decisão que não era esperada por ninguém.

4. Persepolis (2007)

Marjane era uma menina como qualquer outra: repleta de sonhos. Levava uma vida normal no Irã, ao lado dos pais e da avó e tinha o desejo de um dia ser capaz de salvar o mundo.

No entanto, tudo parece mudar quando acontece a queda do Xá em seu país, surgindo, assim, a nova República Islâmica. Ações e costumes que antes eram normais passaram a ser proibidos e novas regras foram criadas, como a obrigatoriedade das mulheres usarem véu.

Diante desse cenário, a jovem Marjane se vê perdida em um local no qual não reconhece mais. Por conta disso, ela passa a procurar formas de lutar por seus direitos.

Esse longa de animação, baseado na vida da autora do livro Persepolis, Marjane Satrapi, vai te apresentar uma realidade tão diferente da nossa e que, muitas vezes, nos parece inimaginável.

5. Tropa de Elite (2007)

Entre os filmes sobre política também entra Tropa de Elite. Baseado nas muitas histórias que se repetem em nosso país, esse longa teve muito sucesso quando foi lançado.

Tropa de elite tem como pano de fundo a corrupção dentro do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o modo como alguns policiais lidam com a própria rotina dentro da corporação e suas funções — enfrentando perigos, situações adversas e um treinamento violento e desgastante.

Vamos observar também o trabalho do Capitão Nascimento, que em meio a dilemas pessoais, treina dois oficiais para que um deles assuma a sua posição.

6. Todos os homens do presidente (1976)

Baseado em um dos maiores escândalos da história dos Estados Unidos, o filme Todos os homens do presidente relata a investigação feita por jornalistas sobre a invasão do Partido Democrata do país.

O que eles não esperavam, no entanto, é que tal apuração seria tão bem-sucedida: eles descobriram segredos que provocaram a queda do presidente!

7. Adeus, Lenin! (2003)

Nesse filme, vamos acompanhar um período recente da nossa história, que passou transformações políticas enormes e que tiveram consequências em todo o mundo.

Adeus, Lenin! se inicia no ano de 1989, quando a Alemanha ainda era dividida em duas partes (Oriental e Ocidental) pelo Muro de Berlim.

A família Kerner vivia no lado Oriental e acreditava nos valores pregados pelo comunismo. Em um certo dia, a senhora Kerner tem uma indisposição e entra em coma, permanecendo desacordada por algum tempo.

Quando ela acorda, porém, o mundo com o qual está acostumada não existe mais. Com medo de que essa revelação possa provocar um grande estresse em sua mãe, Alexander busca formas de esconder o que aconteceu até que ele tenha certeza de que ela estava bem. No entanto, como vamos perceber, essa tarefa não vai ser tão simples.

8. A queda: as últimas horas de Hitler (2004)

Como seria a vida da secretária de Adolf Hitler? É o que vamos observar nesse filme. É por meio da visão dela que acompanharemos os últimos momentos da Segunda Guerra Mundial e, também, do ditador.

Em um primeiro momento, tal cargo era digno de muita honra e satisfação, mas com o passar dos anos, a realidade vai se mostrando bastante diferente do que muitos acreditavam.

Por meio desse filme teremos acesso ao que pode ter sido os bastidores desse período tão conturbado e triste da história mundial.

9. A dama de ferro (2011)

Conheça, nesse longa, a trajetória de Margaret Thatcher, líder política que fez a diferença no Reino Unido e que, após enfrentar diferentes desafios e preconceitos, ganhou a confiança do povo e passou a ser chamada de dama de ferro.

O que achou dessas dicas de filmes sobre política que compartilhamos no post de hoje? Já tinha assistido a algum desses? Para continuar recebendo em primeira mão os conteúdos que publicamos, basta assinar agora a nossa newsletter!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This