Estudos

9 dicas incríveis para te ajudar a estudar em cima da hora para o ENEM

9-dicas-incriveis-para-te-ajudar-a-estudar-em-cima-da-hora-para-o-enem.jpeg

Se preparar para o vestibular exige bastante tempo e dedicação para garantir a aprovação. No entanto, há sempre quem deixe para estudar em cima da hora, pelos mais diversos motivos. Esse não é o cenário ideal, porém, se essa for a sua situação, não precisa se desesperar!

Ainda dá tempo de correr atrás do tempo perdido e, quem sabe, entrar para a universidade ainda esse ano. Mas, para isso, você vai precisar começar agora mesmo! Acompanhe as nossas dicas de hoje e não perca nem mais um minuto do seu precioso tempo de estudos:

1. Encontre sua motivação

Uma coisa é certa: você vai precisar se dedicar muito e, em alguns momentos, vai pensar em desistir. Então, antes de mais nada, é importante entender qual é a sua verdadeira motivação para fazer esse esforço.

Pense no seu futuro e tente visualizar a sua vida daqui a alguns anos: onde você pretende estar? Qual caminho você precisará traçar para chegar até lá? Pensar dessa maneira vai te ajudar a manter o pique para estudar em cima da hora para o ENEM.

Anote os seus planos, as razões que te motivam e deixe em um lugar bem visível para que você não se esqueça deles na hora de focar na sua aprovação.

2. Seja realista

Depois de encontrar sua verdadeira motivação, você provavelmente estará cheio de ânimo para encarar os livros com toda a força de vontade. Isso é ótimo, mas também pode levar a um erro grave: superestimar o seu tempo e a sua produtividade.

Na hora de montar sua rotina de estudos, faça uma análise realista da sua situação: quanto tempo você tem para estudar, em quais matérias tem mais dificuldade e qual é seu nível de concentração e rendimento nos estudos.

Pensar em todos esses detalhes te ajudará a montar um cronograma que realmente funcione para você, evitando a frustração de não conseguir render o quanto você esperava.

3. Faça aulas das matérias que você precisa

Quem vai prestar o ENEM geralmente costuma procurar cursinhos preparatórios já no início do ano. Mas os retardatários também podem (e devem!) apostar nos cursinhos para estudar em cima da hora para o ENEM.

Os pré-vestibulares costumam ofertar cursos intensivos nos meses mais próximos às provas para aqueles que perderam o timing ou que querem focar em alguma disciplina específica. Vale a pena contar com esse reforço!

Fazer aulas particulares é outra boa opção para se preparar para o ENEM em pouco tempo. Diferentemente dos cursos intensivos, em que os tópicos serão abordados de forma mais rápida, nas aulas particulares há a possibilidade de “personalizar” as aulas de acordo com o seu ritmo e dificuldades.

4. Use a tecnologia a seu favor

O computador e o smartphone são os maiores culpados quando o assunto é procrastinação nos estudos. Porém, eles podem se tornar grandes aliados quando usados de forma inteligente. Hoje em dia, há uma série de recursos online que auxiliam os estudantes e podem ser um diferencial para a aprovação no vestibular.

Desde plataformas virtuais de estudos, que funcionam como cursinhos de ensino a distância, até aplicativos gratuitos para celular, como é o caso da Redação Nota 1000, o Nova Ortografia e o Passei Enem, por exemplo.

Outro recurso interessante são os canais do YouTube dedicados aos vestibulandos, com videoaulas de várias disciplinas, dicas de estudo e truques para aumentar a produtividade. Alguns dos mais famosos são o Aula de, o Oficina do Estudante e o Descomplica.

5. Dedique-se bastante à escrita

Quem vai prestar o ENEM já sabe: zerar a redação é critério de eliminação para o ingresso nas universidades. Por outro lado, uma boa nota nessa parte da prova pode ser o diferencial, que garantirá a sua tão sonhada vaga. Então, não há dúvidas de que você precisará se dedicar bastante à escrita, certo?

Com o tempo curto para estudar e o grande peso da redação na aprovação, ela deverá ser uma prioridade em sua rotina de estudos. Você terá que fazer algumas escolhas inteligentes, deixando alguns conteúdos de lado e dando mais atenção a outros, como a redação.

Nessa hora, abuse da internet para te ajudar. Vale buscar propostas de anos anteriores, procurar os assuntos com mais probabilidade de cair na prova e até mesmo plataformas dedicadas à correção de redações para o ENEM.

Há também a possibilidade de fazer cursinhos de redação, tanto presencialmente quanto online — um investimento que valerá muito a pena!

6. Controle seu tempo

Para quem busca a aprovação no ENEM, a palavra de ordem é disciplina — e se você tem pouco tempo até a data da prova então, ser disciplinado é ainda mais importante. Você terá que se manter muito focado e fugir da procrastinação, a grande vilã dos estudantes.

Para manter sua produtividade alta durante os períodos de estudo, é preciso ter bastante controle do seu tempo — que precisará render mais do que o normal. Para isso, aposte nos cronogramas de estudos e técnicas para manter o foco, como a Pomodoro, uma velha conhecida dos vestibulandos.

7. Aproveite seu tempo livre

E por falar em tempo, é importante lembrar que, para quem pretende estudar para o ENEM em cima da hora, qualquer minuto é precioso! Você terá que abrir mão dos períodos de ócio e diversão e trocá-los pelos livros, ao menos durante alguns meses.

Use cada brecha possível para estudar, inclusive o trajeto de casa para o trabalho e aquele tempo de espera no consultório do dentista — você pode aproveitar esses momentos para usar os aplicativos que citamos ou assistir algumas aulas pelo YouTube, por exemplo.

8. Treine o máximo possível

Uma coisa é fato: com pouco tempo, você não vai conseguir estudar todos os conteúdos teóricos que caem nas provas do ENEM. Nesse caso, a escolha mais sábia é investir pesado nas resoluções de questões.

A prova é bem longa, com muitas questões que envolvem interpretação de texto, o que pode ser bastante cansativo. Então, para dar conta do recado, é preciso treinar.

Busque simulados ou provas de anos anteriores e resolva o máximo de questões que você puder até o dia da prova. O próprio site do Inep disponibiliza as provas antigas e gabaritos para que os alunos possam ter uma ideia de como o ENEM funciona.

9. Peça ajuda a amigos

Você acabou ficando para trás nos preparativos para o vestibular, mas seus amigos não? Então é hora de pedir socorro! Converse com algum amigo que já esteja se preparando e que tenha uma rotina eficiente de estudos e peça ajuda para recuperar o tempo perdido.

Estudar sozinho pode ser desanimador, mas contar com o incentivo de outra pessoa te ajudará a manter a energia alta e não perder o pique. Mesmo que não possa estudar com você, ele poderá te dar boas dicas, orientações sobre a prova ou emprestar materiais de estudo, como as apostilas do cursinho.

Montar um grupo de estudos também pode ser uma boa ideia e uma forma de se manter motivado, além de uma forma de compartilhar os conhecimentos e os pontos fortes de cada um.

Encontre sua motivação, tenha disciplina e bote em prática as dicas que preparamos para você estudar em cima da hora para o ENEM. Ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e realizar o seu sonho de fazer faculdade!

Curtiu as dicas de hoje? Então aproveite e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This