Carreiras Direito

8 séries sobre direito que todo futuro advogado precisa assistir

8-series-sobre-direito-que-todo-futuro-advogado-precisa-assistir.jpeg

Se tem um tema que é recorrente nas séries é o direito. Muitas são as que se passam em escritórios de advocacia, acompanham julgamentos famosos ou que apresentam investigações incríveis.

Se está pensando em cursar direito e se interessou pelo assunto, este post é para você. Confira 8 dicas de séries sobre direito que, certamente, vão ajudá-lo a conhecer e entender melhor a profissão que pretende exercer!

1. Suits

Nossa primeira dica de série sobre direito é Suits. Ao assisti-la, você vai acompanhar de perto a rotina de um escritório de advocacia, o Pearson & Specter, em Nova York.

Um dos pontos positivos é a possibilidade de observar diferentes formas de atuação de um advogado de defesa, já que os dois personagens principais da série exercem a função de maneiras diferentes.

Essa é uma daquelas séries eletrizantes e que você não pode perder um só episódio, pois a história vai se desenrolando e novas tramas vão surgindo.

2. Boston Legal

Diferentemente de Suits, você não precisa ver todos os episódios de Boston Legal para entender o enredo. A cada episódio um novo caso é trabalhado e muitos são os ensinamentos que você vai ter.

Essa é mais uma série muito indicada para quem pretende atuar como advogado de defesa e que representa de maneira fiel a rotina de um grande escritório de advocacia. Além disso, aborda assuntos polêmicos, propiciando debates relevantes e necessários para tornar a sociedade um lugar melhor.

Por meio da atuação dos personagens, você também poderá se inspirar e ter insights valiosos, já que a retórica e os diálogos são bastante ricos.

3. How to Get Away With Murder

Uma das séries sobre direito mais aclamadas atualmente é How to Get Away With Murder. Com reviravoltas e acontecimentos de tirar o fôlego, além de ser uma excelente forma de entretenimento, a série é mais do que recomendada para um futuro advogado.

Se você tem curiosidades sobre o curso de Direito na Universidade, ao assistir a série já vai ser possível ter um gostinho, pois ela acompanha 5 alunos que fazem estágio com a professora no escritório de Direito Penal da Universidade de Middleton. Um dos maiores ensinamentos dados por ela é como tornar possível que um cliente não seja incriminado por uma acusação de assassinato.

Por ela ser referência no assunto, os alunos não medem esforços para impressioná-la e acabam, até mesmo, se envolvendo em conspirações e dramas mais graves. As aulas, geralmente, dão o suporte e a solução para os problemas em que eles se envolvem.

4. Breaking Bad

Outra série clássica e que foi um sucesso enquanto estava no ar de 2008 até 2013 foi Breaking Bad. Ela propõem uma discussão muito importante sobre moral e ética e o que é certo ou errado.

A série conta a história de um professor de química que, ao descobrir que tem um câncer terminal, decide seguir um rumo diferente na “carreira” para garantir que a família fique bem quando ele partir. No entanto, as escolhas dele certamente não são as mais adequadas.

Você, como futuro advogado, deve passar a pensar em questões assim mais do que ninguém. Pois conforme o art. 5º, inciso LVII, da Constituição da República, ninguém é culpado até que se prove o contrário.

Por falar em advogado, um dos personagens dessa séria atua na profissão, mas nós vamos falar melhor dele no próximo tópico.

5. Better Call Saul

Better Call Saul é um spin-off de Breaking Bad, ou seja, uma série derivada de outra que já existia e que tem agora como foco algum elemento que existia na outra trama.

É o caso do advogado Saul, um profissional infame e que nem sempre tem as melhores atitudes. A série se passa antes dos acontecimentos de Breaking Bad e, portanto, acompanhamos o início da carreira do advogado, quando ele ainda era conhecido como James “Jimmy” McGill.

Após perder o emprego em um renomado escritório de advocacia, ele se vê obrigado a procurar outras formas de se manter e de crescer na carreira — e nem sempre a vida dele vai ser fácil ou tomar o caminho mais simples!

6. The Good Wife

Assim como em outras profissões, a atuação da mulher pode ser muitas vezes questionada, principalmente em meios machistas. Mesmo sendo bem-sucedida e desempenhando um papel exemplar, ela pode ter o seu cargo subjugado.

E é em um cenário semelhante que a trama de The Good Wife se desenvolve. A série nos apresenta Alicia, uma advogada que estava afastada da função enquanto se dedicava apenas à família. No entanto, após ver o marido envolvido em um escândalo, ela decide voltar a seguir a carreira e se vê diante de um mercado de trabalho que pode ser muitas vezes opressor e pesado.

Séria e objetiva, você não vai conseguir desgrudar os olhos da TV enquanto estiver vendo esse programa tão real e atual.

7. Making a Murderer

A nossa sétima dica é baseada em um julgamento real — o que contribui para potencializar o seu aprendizado. Nós vamos acompanhar o caso de Steven Avery, que tem tantas reviravoltas que você passa a se questionar o que é verdade ou não.

Steven ficou preso por 18 anos, condenado por ter estuprado uma mulher. Porém, após todo esse tempo atrás das grades, foi realizado um exame de DNA que demonstrou que ele não havia cometido o crime. Portanto, foi solto e passou a ter uma vida normal ao lado da família.

O que ninguém esperava era que ele sofreria uma nova acusação — agora, de ter assassinado uma mulher. Provas apontavam que o corpo de Teresa Halbach estava carbonizado no quintal dele.

Em formato de documentário, a série contém o depoimento dos familiares de Steven e outras pessoas relacionadas aos dois casos. Além disso, você verá imagens reais e trechos da enorme cobertura midiática que teve o julgamento.

Steven é tão controverso, assim como o seu caso. Há quem o defenda e quem acredite que ele é realmente culpado pelo crime.

8. The People v. O. J. Simpson: American Crime Story

Nossa última dica também é uma série baseada em um caso real. Nela você acompanhará o julgamento do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson e também os bastidores de todos os envolvidos. — ele foi acusado de assassinar a ex-esposa e um amigo dela.

Você poderá observar a atuação dos advogados de defesa e acusação, perceber as estratégias adotadas e as formas que eles buscam para ganhar a confiança do júri.

Já acompanha ou conhecia todas essas interessantes séries sobre direito? Quer ficar por dentro de todas as dicas e novidades que compartilhamos? Então siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e YouTube!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This