Estudos

8 dicas para montar e manter uma rotina de estudos

8-dicas-para-montar-e-manter-uma-rotina-de-estudos.jpeg

Você já deve saber muito bem que para passar no vestibular dos seus sonhos vai ser necessário muita preparação e dedicação. Por conta disso, se torna imprescindível criar uma rotina de estudo, de modo a organizar todos os conteúdos que serão cobrados e garantir que você vai lê-los e exercitá-los antes das provas.

No entanto, mais importante do que criar uma rotina de estudos é ser capaz de mantê-la, pois caso ela não seja condizente com o seu perfil e rotina, certamente você a abandonará no meio do caminho para a aprovação — e não é isso o que você quer, não é mesmo?

Portanto, no post de hoje, vamos compartilhar 8 dicas para criar e manter uma rotina de estudos perfeita para você. Confira:

8 dicas para criar a rotina de estudos ideal para você

1. Avalie a sua rotina

O primeiro passo para criar um plano de estudos que seja eficiente é avaliar a sua rotina. Considere os seguintes pontos:

  • ainda é estudante ou tem se dedicado aos estudos por conta próprio ou indo a um cursinho?

  • você já trabalha?

  • quais outras atividades ocupam o seu tempo? Cursos de idiomas, esportes, aulas de reforço etc.?

Ter em mente todas as atividades que você desempenha ao longo da semana vai ser útil na hora de estruturar o seu horário de estudos. Crie um calendário semanal e adicione a ele as suas obrigações. Assim, você vai poder organizar melhor o seu cronograma de estudos — como vamos explicar melhor mais à frente.

2. Estabeleça um local para estudar

Depois de ter ciência sobre a sua rotina e antes de criar um cronograma de estudos, o indicado é estabelecer um local adequado para se dedicar a essa atividade com plenitude.

Entre as principais características deste espaço estão:

  • ser o máximo silencioso possível;

  • ter uma escrivaninha que proporcione conforto;

  • não ter distrações;

  • ter conexão com internet (mas nada de redes sociais, ok?);

  • ter todos os materiais necessários;

  • ser bem iluminado e arejado.

Se a sua casa é movimentada e não proporciona a tranquilidade necessária para que você consiga se concentrar, nossa sugestão é que você procure pela biblioteca pública da cidade em que mora ou a da sua escola.

Ou tente conversar com as pessoas que moram com você e explicar como um ambiente mais calmo é importante para o sucesso do seu objetivo!

3. Monte um cronograma para as disciplinas que deverão ser estudadas

Agora é o momento de listar todas as disciplinas que serão cobradas nas provas de vestibular e estruturar os seus estudos. Sabe o calendário semanal que você criou e listou todas as suas atividades? Acrescente também as matérias que pretende estudar por dia. Tente intercalar disciplinas que você tem mais facilidade com aquelas que exigem um esforço maior.

É recomendado também variar os conteúdos que vão auxiliar os seus estudos. Por exemplo, se um dia você se dedicou a leitura, em outro pode fazer exercícios ou assistir a um vídeo que contemple o tema.

Contar com essa diversidade na hora de estudar é interessante, pois vai contribuir para que você não desista da rotina de estudos que estabeleceu.

4. Mantenha horários fixos

De acordo com o psicólogo americano Jeremy Dean leva cerca de 66 dias para uma pessoa transformar um objetivo em rotina. Em seu livro “Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick” ele explica que algumas atividades demanda esforço e tempo maiores do que outras, mas a média apresentada já é suficiente para transformar as ações que temos em hábitos.

Se levarmos em consideração esta pesquisa na hora de montar a sua rotina de estudos, o ideal seria, portanto, manter horários fixos para cada atividade do seu cronograma, de modo que o seu cérebro se acostume a realizá-los.

Ou seja, você vai ter mais motivação e vai procrastinar cada vez menos ao ter que ir estudar.

5. Tenha ao alcance todos os materiais que serão necessários

Para não ter que ficar levantando toda hora para buscar algo diferente, seja um livro, caderno, caneta ou até mesmo um copo de água, deixe ao seu alcance todos os materiais que serão necessários.

No entanto, para que eles não se tornem um motivo para distrações, mantenha tudo organizado e em locais que não prejudiquem o seu rendimento.

6. Evite distrações

Nós mencionamos que ter conexão com internet é uma das características de um bom ambiente de estudos. No entanto, isso não quer dizer que você pode ficar acessando as redes sociais e o WhatsApp o tempo todo. Também não é recomendado deixar a televisão ligada ou celular por perto. Se possível, deixe-o no silencioso e em um local afastado da sua mesa de estudos.

Qualquer distração pode ser o suficiente para tirar o seu foco e concentração, e o que queremos é manter uma rotina de estudos eficaz, certo?

7. Faça pausas

Pausas e momentos de lazer também devem estar presentes em seu cronograma de estudos. Descansar a mente de tempos em tempos é imprescindível para ganhar fôlego e voltar com tudo aos estudos. O importante é saber dosar quais atividades serão feitas e se elas serão benéficas para esse período de preparação.

Uma dica é aproveitar as pausas para realizar atividades físicas, que além de ajudarem a relaxar a mente também liberam hormônios que potencializam a sensação de bem-estar e deixam a sua mente mais calma.

8. Invista em diferentes métodos de estudo

Já considerou investir em algum método para aprimorar a sua rotina de estudos? Na técnica conhecida como Pomodoro, por exemplo, o estudante se dedica a uma atividade 25 minutos e pausa 5. Após essa ação se repetir quatro vezes, a pausa deve ser um pouco maior, por cerca de 30 minutos.

Dessa forma, você vai poder observar o quanto rende em determinado período e vai aprender a fazer uma gestão melhor do seu tempo.

Avalie cada uma dessas dicas que compartilhamos neste post e veja quais delas podem ajudá-lo a criar uma rotina de estudos eficaz e suficiente para tornar possível a sua aprovação no vestibular!

E se gostou dessas informações que dividimos com você e quer ter mais acesso a conteúdos como este, assine a nossa newsletter e receba as notificações em seu e-mail!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This