Estudos

7 técnicas de memorização para o vestibular

7-tecnicas-de-memorizacao-para-o-vestibular.jpeg

 

Um hábito comum dos estudantes na hora de estudar é tentar decorar os temas que serão cobrados. Ou seja, eles guardam na memória os conteúdos para a realização da avaliação, mas, provavelmente, com o passar do tempo, este não vai ser um conhecimento que se tornará permanente.

Por outro lado, quando investimos tempo e dedicação aos estudos, a chance de memorizar diferentes assuntos é maior. Ou seja, é como se aquele conhecimento se tornasse um arquivo em seu cérebro, que poderá ser acessado sempre que surgir uma dúvida.

Para evitar que você apenas decore os assuntos, no post de hoje, listamos 8 técnicas incríveis de memorização que serão muito úteis para quem está se preparando para o vestibular. Confira:

7 incríveis técnicas de memorização para arrasar no vestibular

1. Use os três tipos de memória

Você sabia que o seu cérebro costuma contar com três tipos de memória? Ele usa as memórias auditiva, visual e cinestésica, e saber utilizá-las a seu favor pode impulsionar a sua capacidade de aprendizado.

É por conta desses três tipos de memória que pode variar a forma como as pessoas são capazes de aprender os conteúdos. Enquanto algumas se dão melhor ao escutarem áudios e assistirem a vídeos (auditiva), outras precisam de imagens para assimilar melhor o que está sendo estudado (visual).

Já em relação a quem tem a memória cinestésica mais aguçada, podemos citar aqueles que conseguem compreender melhor os temas quando os falam em voz alta ou fazem movimentos com o corpo.

O ideal é que você teste cada uma dessas vertentes e descubra qual funciona melhor para você — que pode ser uma junção entre mais de um desses tipos.

2. Repetir exercícios

Não dizem que a prática leva à perfeição? Pois saiba que repetir exercícios é uma excelente forma de memorização para vestibular. É por isso que entre as dicas mais compartilhadas para quem está se preparando para esta avaliação é a realização de atividades de provas anteriores.

Desse modo, o estudante não só estará conhecendo como a matéria é cobrada como estará praticando os conhecimentos necessários para resolvê-las com excelência.

3. Faça anotações

Entre as técnicas de memorização mais comuns está o ato de fazer anotações. Ele é muito eficaz, pois facilita a consulta de um determinado conteúdo caso surja uma dúvida.

Além disso, lembra dos três tipos de memória? Quem gosta de fazer anotações geralmente tem uma facilidade maior de aprendizado ao exercitar a memória visual. O ideal é ler, reler o conteúdo e, então, anotar tudo o que sabe sobre ele. Liste palavras-chave e temas relacionados.

4. Procure estudar antes de dormir ou após acordar

O fato de o cérebro liberar algumas substâncias químicas que tornam mais fácil a memorização logo que a gente acorda ou antes de dormir deve ser bem aproveitado. Desse modo, defina o momento de estudo que você consiga render mais e, se possível, utilize esses horários para potencializar a sua chance de decorar os conteúdos.

5. Evite distrações

Um problema muito comum aos estudantes hoje em dia é a falta de foco. O celular está apitando do lado, seja por causa do WhatsApp ou das notificações das redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Portanto, na hora de estudar e buscar memorizar todos os conteúdos que serão exigidos nos vestibulares que você vai prestar, é mais do que necessário evitar todas as distrações que você pode vir a ter.

Portanto, vá para um local tranquilo, que não tenha conversas ou barulhos que podem tirar o seu foco. Se na sua casa a movimentação é grande, uma possibilidade é utilizar bibliotecas públicas ou a da sua própria escola. Uma alternativa é colocar um fone de ouvido com sons ambientes ou músicas instrumentais, de modo a bloquear sons externos.

Garanta, também, que o seu ambiente de estudo seja limpo e organizado, com tudo o que você vai precisar para estudar de fácil acesso. Deixe o celular longe durante este período de dedicação e nada de acessar a internet para assuntos que não estiverem relacionadas ao seu tema de estudo.

Existem alguns sites que bloqueiam o acesso a redes sociais durante o período de tempo que você determinar. Eles podem ser bastante úteis na sua jornada de preparação para o vestibular.

6. Assuma uma postura questionadora sobre o que está aprendendo

Seja durante as aulas, no cursinho ou em seus momentos de estudo, ter uma postura questionadora pode ajudá-lo a ter certeza de que realmente está aprendendo o conteúdo.

Não seja tímido durante as aulas e, sempre que possível, pergunte ao professor quando surgir alguma dúvida ou ponto que sentir que não ficou bem esclarecido. Caso a dúvida tenha surgido enquanto você estava estudando sozinho, anote-a e leve na próxima aula para solucioná-la junto a algum amigo ou professor.

7. Medite antes de iniciar os estudos

Nossa última dica não é necessariamente uma técnica de memorização, mas que vai fazer toda a diferença na hora de você estudar.

A meditação não só vai auxiliá-lo a reduzir o estresse e a ansiedade, emoções que, provavelmente, estarão em alta durante este período pré-vestibular, como, também, vai aumentar o seu foco, motivação, criatividade, sensação de bem-estar e, tema deste tópico, capacidade de memorização.

Portanto, antes de dar início aos estudos, separe pelo menos cinco minutos para sentar de forma ereta em um local confortável, fechar os olhos e focar apenas na sua respiração. Observe como o ar entra pelas suas narinas e sai naturalmente pela sua boca.

E caso você se distraia, não se preocupe. Basta voltar o foco para a sua respiração. Caso no início seja difícil realizar essa atividade sozinho, baixe algum aplicativo que conduza a experiência, existem muitos disponíveis para dispositivos móveis. Você vai perceber como essa prática vai melhorar a sua vida ao longo dos dias.

Esperamos que ao colocar em prática essas técnicas de memorização para estudar e se preparar para o vestibular você consiga desenvolver os seus conhecimentos e se sinta mais preparado para passar no curso dos seus sonhos!

Já conhecia todas essas técnicas de memorização para o vestibular? Pretende utilizá-las durante os seus estudos? Então se você tem tido certa dificuldade em encontrar motivação para estudar durante feriados e férias, leia o nosso post e confira algumas dicas que vão ajudá-lo a acabar com a sua procrastinação!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This