Estudos

7 incríveis dicas para ter mais motivação para estudar

7-incriveis-dicas-para-ter-mais-motivacao-para-estudar.jpeg

Se você está em busca de um curso superior, saiba que é muito importante ter motivação para estudar. Fazer exercícios durante várias horas por dia e perder momentos agradáveis com a família e os amigos fazem parte da rotina de um aluno que pretende passar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Um dos motivos é que a concorrência por uma vaga é cada vez maior. Além disso, é necessário ter um elevado nível de conhecimento de todas as disciplinas, incluindo aquelas que você tem menos afinidade. Inegavelmente, a capacidade de superação é crucial para um candidato alcançar o seu objetivo.

Pensando nisso, vamos mostrar 7 dicas incríveis para você se manter motivado e obter um excelente resultado. Confira:

1. Defina um objetivo de forma clara

Imagine que você está elaborando o seu planejamento de estudos e vai estabelecer um objetivo específico. Nesse caso, procure ser claro e realista. Dessa forma, vai criar uma razão para estudar que vai mantê-lo sempre motivado.

Se você está em dúvida para estipular esse objetivo, vamos te dar uma ajuda. Veja alguns exemplos:

  • fazer 835 pontos no ENEM para ingressar no curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em março de 2018;

  • tirar a nota máxima na redação do ENEM deste ano;

  • acertar, no mínimo, 80% das questões das matérias em que apresenta mais dificuldade.

Você deve criar um objetivo viável de ser concretizado. Não adianta querer dar um passo maior do que a perna, porque essa postura não vai te levar a lugar nenhum. Seja sincero consigo mesmo, para conseguir um bom desempenho.

2. Estabeleça metas realistas para cumprir o objetivo

Você já tem um objetivo claro. Sem dúvida, é uma medida importante para seguir em frente com os estudos. Mesmo assim, o ideal é definir metas para manter o foco e alcançar o resultado esperado.

Essa iniciativa vai ajudá-lo a ter um plano de estudos mais eficiente. Caso esteja com dificuldades em estabelecer as metas, vamos mostrar alguns exemplos para você:

  • escrever uma redação a cada 15 dias até a prova do ENEM, com temas que podem ser cobrados no exame;

  • fazer exercícios diários das matérias abordadas em sala de aula para reter melhor as informações;

  • revisar a cada 15 dias o conteúdo já estudado, para estar preparado.

Tenha muita atenção com as metas estipuladas. Evite, ao máximo, estabelecer algo que não possa cumprir. Ao estudar com bom senso, você estará mais tranquilo e qualificado para fazer uma ótima prova.

3. Crie recompensas para cumprir o plano de estudos

Ninguém é de ferro. A dedicação é muito importante para alcançar os nossos objetivos, porém o equilíbrio entre o trabalho e o lazer é fundamental. Se você cumpre o planejamento dentro das expectativas, crie recompensas que vão te dar alegria.

Por exemplo, pense em algo que gostaria de fazer no final de semana, como ir à praia, visitar os amigos, ir ao cinema, dedicar um tempo para ler ou colocar as séries em dia, entre outras atividades.

Quando você concilia os estudos com momentos de prazer, você fica mais disposto e motivado para aprender e reter as informações. Lembre-se de que estar de bem com a vida é importante para manter a confiança!

4. Não seja refém das dificuldades

Ter medo de não conseguir o resultado desejado é natural. Mas ficar constantemente preocupado com a possibilidade de fracassar é sinal de que você precisa mudar a maneira de pensar. Com o acúmulo de conteúdo, é mais complicado dar conta do recado e acertar um grande número de questões.

Contudo, isso não deve ser motivo para você ficar desesperado. Pelo contrário, deve ser uma motivação a mais para você superar as próprias limitações e conquistar uma vaga na faculdade dos seus sonhos.

Imagine que você não gosta de Física. Mesmo que esta não seja uma área relevante no curso em que vai disputar, é interessante que você tenha um bom desempenho. Uma das razões, é que muitos concorrentes deverão ter uma performance ruim nessa disciplina.

Isso vai ajudá-lo a ter uma boa vantagem sobre os outros candidatos, caso acerte muitas questões dessa matéria.

5. Confira o que você aprendeu no dia

Você é um estudante muito dedicado e organizado. Além disso, está cumprindo o calendário de estudos à risca. Será que não está faltando algum detalhe? Sim, você precisa verificar o que foi assimilado durante o dia.

Para ter uma melhor compreensão do conteúdo, a dica é fazer uma revisão do que foi estudado durante o dia. Assim, você terá mais condições de identificar as dificuldades e de adotar as medidas necessárias para tirar as dúvidas.

Com bastante planejamento e atenção, você vai aumentar as chances de conseguir uma ótima pontuação no ENEM.

6. Cuide da saúde para ter motivação para estudar

Não adianta ficar noites sem dormir para compreender os tópicos de cada disciplina com exatidão. Se você quer se diferenciar da concorrência, é necessário se preocupar com a saúde. Ou seja, procure ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e dormir com qualidade.

Nenhuma pessoa com a mente cansada vai encontrar motivação e forças para superar os próprios limites. É importante reservar um tempo para cuidar de si mesmo. Com uma rotina organizada, fica bem mais fácil cumprir as metas diárias e fazer uma boa preparação.

Como já dizia um velho ditado popular: Mente sã, corpo são. Pense bastante nisso e procure estudar com qualidade.

7. Mantenha o foco

Nem sempre tudo acontece da forma como gostaríamos, certo? Apesar disso, você precisa ter foco no seu principal objetivo: tirar uma nota alta no ENEM, para conquistar a vaga em uma boa universidade.

Evite que os problemas com familiares e os amigos tirem a sua concentração. Pense nos benefícios que você terá no futuro ao concluir uma faculdade, em uma instituição de ensino superior, reconhecida pelo mercado.

Com essa postura, você vai manter a motivação para estudar. Mesmo que não consiga esse objetivo na primeira tentativa, não desanime. A persistência é uma das grandes qualidades dos vencedores!

Se você achou interessante este post, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais. Afinal, o conhecimento deve estar ao alcance de todos!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This