Direito

7 filmes sobre direito que todo estudante da área precisa assistir

7-filmes-sobre-direito-que-todo-estudante-da-area-precisa-assistir.jpeg

O direito tem servido como tema para muitas séries televisivas. Você, como futuro estudante do curso, certamente deve acompanhar a maioria delas, não é mesmo? No entanto, se você acha que essa é uma tendência atual, está muito enganado. Muitos são os filmes que retratam algum aspecto da área, seja um julgamento ou situação política relacionada.

Está naquela fase de decisão por um curso do vestibular e quer conhecer melhor o curso de direito e como ele é retratado na telona? Então continue a leitura e confira as nossas 7 dicas de filmes sobre direito:

7 filmes imperdíveis  sobre direito

1. A firma (1993)

Este filme vai proporcionar uma reflexão muito interessante sobre ética para o estudante de direito. Ele aborda de maneira muito eficaz a importância de saber fazer as escolhas certas em nossas carreiras e relação de confiança entre advogado e cliente.

Nele, vamos acompanhar um advogado que está em início de carreira e que recebe uma proposta tentadora para trabalhar em um escritório de advocacia muito famoso. No entanto, após algum tempo trabalhando na firma, ele passa a perceber alguns atos ilícitos e que todo funcionário que passa a não concordar com o que é feito e tenta sair, acaba morrendo misteriosamente.

2. A qualquer preço (1998)

No filme A qualquer preço vamos acompanhar a história de Jan Schlittman, um advogado que junto a outros profissionais só entram em causas que proporcionem algum tipo de lucro — o que não significa, necessariamente, que ele pretende ganhar o julgamento.

O que ele não esperava, porém, é que uma das causas que ele assume começa a mudar a sua cabeça e seu modo de atuação, passando a levar em consideração as reais necessidades de seus clientes.

Este filme é muito importante para debater a moralidade dos atos dos advogados, que devem sempre ser honestos e defender os interesses dos seus clientes, e não apenas o lucro financeiro. Além disso, esse é mais um filme que nos mostra como é preciso ter sabedoria ao fazer escolhas na carreira e seguir o caminho da verdade e da virtude.

3. Hotel Ruanda (2004)

Hotel Ruanda é um filme inspirador e que comprova que apenas uma pessoa é capaz de fazer a diferença na vida de muitas outras.

O filme tem como pano de fundo os conflitos políticos e civis vivenciados em Ruanda em 1994. Nele, cerca de um milhão de pessoas, morreram em, praticamente, 100 dias. Desamparados e sem o apoio político e financeiro de outros países, pequenas atitudes eram suficientes para ajudar os mais necessitados.

E é Paul Rusesabagina, um gerente de hotel, que faz um grande ato: abriga mais de mil pessoas no local durante o conflito.

4. 12 homens e uma sentença (1957)

Este é um dos filmes sobre direito que pode ser considerado um clássico e, por conta disso, não pode faltar em nossa lista.

Podemos dar por culpada uma pessoa acusada de matar o próprio pai, quando 11 pessoas de um júri (composto por doze) não acreditam em sua inocência? Essa é a trama principal do filme 12 homens e uma sentença. O que pode fazer diferença no julgamento dele, porém, é a vontade de um dos jurados realizar uma investigação que demonstre realmente a culpa do réu.

Um dos pontos de grande relevância que um futuro estudante de direito deve prestar atenção nesse filme é o fato dele salientar habilidades imprescindíveis a um advogado, como persuasão e boa argumentação.

5. Erin Brockovich — Uma mulher de talento

Todo julgamento necessita que o advogado se envolva plenamente e estude todas as possibilidades de ajudar o cliente. Esse profissional deve estar sempre preparado e buscar formas de capacitar a sua atuação.

O que vemos neste filme, porém, é uma arquivista que não era formada em direito, mas que, ao descobrir irregularidades em uma empresa de eletricidade e ser ignorada pela equipe do escritório de advocacia em que trabalhava, não permitiu que isso fosse um impedimento para que ela fizesse o que é certo.

Ela correu atrás de provas e abriu uma ação na justiça para que a empresa assumisse os seus atos e fosse penalizada.

6. Um sonho de liberdade (1994)

Um sonho de liberdade não só vai compartilhar detalhes de um julgamento como vai permitir que você conheça melhor o funcionamento de um sistema prisional — o que o torna ainda mais interessante para quem pensa em seguir carreira em direito penal.

Ele conta a situação vivida por um banqueiro acusado de matar a esposa. Após ser condenado à prisão perpétua, ele tem que encontrar meios de se acostumar àquela nova realidade e acaba criando laços com outro preso que também recebeu a mesma sentença.

7. Legalmente loira (2001)

Quem foi que disse que uma comédia não pode nos ensinar algo? A nossa última dica é o filme Legalmente Loira.

Elle Woods é uma garota que consegue tudo o que quer: tem dinheiro, beleza, prestígio e um namorado dos sonhos. No entanto, ele a abandona por julgá-la fútil e achar que tinha que se casar com alguém mais responsável.

Desacreditada por muitos, inclusive pela pessoa que mais confiava, Elle fez tudo o que podia para surpreender a todos e passar em Harvard, uma das faculdades de direito mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Este filme nos ensina que nunca podemos desistir dos nossos sonhos e que com esforço e dedicação podemos superar os maiores desafios. Se a sua intenção é estudar em uma instituição de renome, não desista! Invista nos estudos e persista até conseguir!

Esperamos que ao ver esses filmes você se sinta mais preparado para escolher com certeza o direito como sua futura área de atuação. Assista a cada um desses filmes e preste atenção em como eles podem orientá-lo nessa carreira.

Aliás, que tal reunir os amigos para assistir ao filme e depois promoverem uma roda de conversa sobre os ensinamentos proporcionados? Garantimos que vai ser um programa divertido e também essencial para aprimorar os seus conhecimentos!

Gostou dessas dicas de filmes sobre direito? Já conhecia algum? Então confira o nosso post com 7 julgamentos que você precisa conhecer!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This