Estudos

7 dicas de matemática para arrasar na prova do ENEM

7-dicas-de-matematica-para-arrasar-na-prova-do-enem.jpeg

Se preparar para o ENEM  (Exame Nacional do Ensino Médio )  é muito importante para ter um bom desempenho, que te deixe confortável para selecionar o curso e a instituição de ensino que se enquadrem no seu perfil.

No entanto, nem todas as matérias são fáceis de estudar. Muitos alunos do ensino médio têm dificuldades em entender, por diversos motivos, as disciplinas de exatas.

Mas o que é preciso para ir bem no ENEM mesmo sem gostar tanto de cálculos? Para te ajudar, separamos 7 dicas de matemática que farão você arrasar na prova!

1. Desenvolva um plano de estudo

Uma das principais dicas de matemática para você conseguir mandar bem na prova do ENEM é se preparar corretamente.

Primeiramente, você precisa saber o que será exigido na prova. Assim que descobrir todo o conteúdo você precisará se organizar, de modo a tirar suas dúvidas e relembrar o que já aprendeu.

Uma boa sugestão, nesse momento, é separar tempo para resolver problemas de provas anteriores do ENEM. Assim, você se acostuma com esse modelo de teste e já sabe o que esperar no dia do exame.

Não se esqueça de organizar sua agenda por conteúdo que deve ser estudado. O que você tiver mais dificuldade em aprender deve ser separado para os momentos em que sua disposição seja maior.

O oposto também vale: deixe aquilo que tem facilidade para momentos que talvez não esteja tão a fim de estudar. Assim, a sua capacidade de aprender não será prejudicada em nenhum momento.

2. Tenha momentos de lazer

Ao desenvolver seu plano de estudo, não esqueça de reservar tempo para se divertir. Nosso cérebro tem uma capacidade limitada para aprender as coisas.

Passar um longo tempo estudando sem nenhum descanso compromete seu aprendizado, ou seja, você vai estudar muito e aprender pouco.

Para evitar isso, tire tempo para relaxar, sair com os amigos ou praticar esportes. Faça algo que goste, estudar o tempo todo vai tirar a sua motivação para continuar.

Vale a pena lembrar, que no dia do ENEM você não pode estar exausto de tanto estudar. Uma boa noite de sono vai garantir que você esteja em boas condições para fazer a prova, e vai até te ajudar a memorizar bem o que esteve estudando todo esse tempo.

3. Estude em um ambiente sem distrações

Matemática exige concentração, então procure estudar em ambientes livres de distrações e que sejam agradáveis para você.

Essa é uma das dicas de matemática mais importantes, já que escolher o ambiente adequado para estudar vai facilitar que você mantenha a concentração alta e, consequentemente, consiga um bom rendimento.

Muitos estudantes têm optado por estudar em uma biblioteca por ser um local silencioso, enquanto outros preferem fazer isso dentro de casa. Seja qual for sua opção, se certifique de que nesse momento você conseguirá focar nos estudos.

4. Aprenda mais de uma forma de resolver os problemas (mas entenda o básico primeiro)

Na hora de estudar, procure um bom material de apoio. É importante que você tenha mais de um livro, bem como, vários sites de referência para aprender a matéria.

Se fizer isso, você vai aprender mais de uma forma para resolver os problemas, algo muito importante para que não se sinta sem saída ao resolver os exercícios.

Durante a prova do ENEM, pode ser que você considere um jeito mais fácil ou prático que outro, para conseguir a solução do problema. Aprender mais de uma forma para isso, torna a sua vida mais fácil nesse momento.

Mas, antes de aprender várias maneiras de solucionar o mesmo problema, é preciso se certificar que aprendeu o básico da matéria. Se errar em conceitos fundamentais, não vai adiantar nada saber usar uma fórmula diferente.

Pode parecer bobagem, mas relembrar as regras das contas de adição, subtração e operações que envolvam números negativos, tornarão a sua prova mais fácil e vai contribuir para evitar surpresas.

5. Simplifique as contas

A matemática apresenta seus desafios, e justamente por isso a melhor forma de resolver os problemas propostos é por simplificar as contas. Quer um exemplo?

Em muitos casos, você pode transformar uma fração em um número inteiro. Caso não tenha essa opção, simplifique as frações.

Essa é uma daquelas dicas de matemática bem simples, mas que farão você ganhar tempo no ENEM. Ao trabalhar com números menores, encontrará as respostas mais rapidamente, e vai ser mais fácil administrar seu tempo.

6. Interprete corretamente os textos

No ENEM, é muito comum as questões terem longos enunciados, dos quais você tem de tirar a conta a ser feita para resolver o problema.

Muitas vezes, a resolução desses problemas é simples, e quem formulou a pergunta está apenas testando seu raciocínio lógico. Por isso, na hora de responder as questões de matemática, preste muita atenção para interpretar o texto corretamente.

Outra dica de matemática muito importante é ter bem na mente as fórmulas e números usados com frequência nesse tipo de teste.

Na hora de estudar, vale a pena usar macetes para lembrar desses detalhes. Números com várias casas decimais, como Pi, por exemplo, são difíceis de memorizar.

Se você conseguiu guardar o valor de Pi com dez casas decimais — 3,1415926536 — , mas a prova pedir para considerar o valor de 3,14, use o valor indicado.

Use os macetes que aprendeu apenas nas substituições necessárias e que não têm nenhum valor indicado. Não presuma algo na hora do teste, tire o máximo de informações possível do enunciado.

7. Cuidado com os gráficos e as formas geométricas

As imagens, gráficos e figuras geométricas apresentadas na prova geralmente são desenhadas fora de escala. Elas servem apenas para facilitar a sua visualização do problema.

Pode ser que o enunciado indique essa informação, mas isso não é uma regra. Caso não tenha nada indicado no enunciado, evite deduzir alguma informação apenas por observar as formas geométricas ou os gráficos.

A não ser que tenha alguma especificação na figura, você não pode determinar o ângulo da fórmula geométrica, por exemplo.

Foque apenas nas informações que o enunciado dá, pois isso pode ajudá-lo a se organizar com as questões e administrar corretamente o tempo.

Se seguir essas dicas de matemática, você estará muito mais perto de arrasar na prova do ENEM. Se preparar bem agora pode contribuir para ter mais liberdade para escolher um curso que te dará mais que satisfação pessoal, mas também uma carreira bem-sucedida no futuro.

Gostou das dicas de matemática para arrasar na prova do ENEM? Então compartilhe-as com seus amigos nas suas redes sociais favoritas!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This