Ciências Contábeis

6 passos básicos para se tornar um contador de sucesso

6-passos-basicos-para-se-tornar-um-contador-de-sucesso.jpeg

Não basta apenas gostar do que faz. É necessário ser um profissional acima da média. Se você pretende ser um contador de sucesso, saiba que é fundamental não apenas desenvolver a capacidade de análise e cálculo dos tributos, mas também buscar a atualização constante.

As empresas desejam soluções para terem menos despesas com impostos, sem comprometer a imagem e a credibilidade junto ao público-alvo.

Nesse cenário, o contador ganha uma extrema importância, porque presta uma consultoria que permite a uma organização administrar melhor as receitas, investir com qualidade e evitar as dívidas.

Se você deseja ser um contador bem avaliado pelo mercado, é preciso escolher uma boa faculdade de Ciências Contábeis e ler, com bastante atenção, as 6 dicas que vamos apresentar a seguir. Confira:

1. Elabore um plano de carreira

O planejamento é um aspecto relevante para o aprimoramento de qualquer profissional. Ficar acomodado é um erro grave, tanto para um trabalhador, quanto para uma empresa. Não espere iniciativas do RH de sua organização para se qualificar.

O ideal é você elaborar um plano de carreira que contemple alguns fatores, como:

  • capacitações que devem ser feitas nos próximos dois anos;

  • ampliação do networking para aumentar a empregabilidade;

  • participação em eventos do setor para acompanhar as tendências da profissão;

  • aumento no nível de satisfação dos clientes pelos serviços prestados;

  • reconhecimento dentro da empresa para ser promovido.

Ao estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, você terá um melhor direcionamento e mais condições de aperfeiçoar a qualidade dos serviços, obtendo uma maior valorização profissional.

2. Tenha fluência em outros idiomas

Caso pretenda superar a concorrência, é melhor se esforçar bastante para dominar mais de uma língua estrangeira. Um dos motivos é que as empresas multinacionais têm como foco expandir os seus negócios, devido à globalização da economia.

Por isso, essas organizações precisam de funcionários que participem de reuniões com representantes de filiais de outros países, em que são analisados os resultados obtidos e propostas ações para melhorar a performance.

A recomendação é ter o inglês fluente, pois é o idioma mais utilizado no mundo corporativo atualmente. Também é válido ter fluência em espanhol para se adequar às demandas de empresas, localizadas nos países do Mercosul ou em outras regiões da América Latina.

Se tiver disposição, procure também dominar outros idiomas, como o francês e o mandarim. Quanto mais conhecimento você assimilar, maiores são as chances de você ser contratado e de manter uma posição de destaque.

3. Desenvolva a capacidade de negociação com os clientes

Um dos grandes desafios de um contador de sucesso é prestar um atendimento de alto nível para os consumidores. Sem dúvida, ter conhecimento técnico é um diferencial. Contudo, isso não é suficiente para conquistar a empatia do público-alvo.

Como a clientela está cada vez mais exigente, é indicado ter paciência e jogo de cintura para minimizar os problemas e desenvolver as atividades profissionais com eficiência e rapidez. Mas como você pode fazer isso?

Uma boa resposta é participar de treinamentos que priorizam a qualidade do atendimento e a capacidade de negociação. Neles, é possível trabalhar fatores técnicos e comportamentais que vão ajudá-lo a compreender a postura de quem busca os seus serviços.

Assim, você estará mais preparado para enfrentar os consumidores com um temperamento mais difícil. Para você ser bem avaliado pelo mercado, é necessário mostrar os resultados positivos dos serviços prestados aos clientes. Dessa forma, poderá negociar um preço mais justo pelo trabalho realizado e cativar os consumidores.

4. Procure estar sempre atualizado

Estar bem informado é mais do que uma obrigação para um profissional de contabilidade. Com a reforma trabalhista, o contador deve estar muito atento para orientar, da melhor forma possível, as companhias sobre como admitir e demitir os funcionários, conforme a legislação em vigor.

Os empresários querem evitar, ao máximo, qualquer tipo de problema com o pagamento de seus colaboradores. Por isso, o contador precisa conhecer as leis trabalhistas para executar um serviço de boa qualidade.

Outro aspecto que exige muito desses profissionais é a variedade na forma da cobrança dos tributos. Para não cometer nenhum equívoco, é fundamental estar atualizado sobre as leis tributárias.

Cada estado adota uma maneira própria de estipular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Além disso, é crucial saber as várias opções de cobrar o Imposto sobre Serviços (ISS) e a forma de tributação de produtos exportados e importados.

Sem dúvida, é válido procurar a atualização constante por meio de treinamentos e da leitura da legislação. Assim, é mais fácil satisfazer os clientes e conquistar uma posição de destaque.

5. Use a tecnologia para ser um contador de sucesso

O avanço tecnológico fez com que muitas tarefas possam ser realizadas de maneira mais rápida e eficiente. Hoje, existem diversos softwares que contribuem para dinamizar e padronizar os procedimentos contábeis.

Por exemplo, é possível contar com uma ferramenta de integração contábil, que torna desnecessária várias atividades manuais, como digitar os dados dos consumidores. Isso permite que o profissional ganhe tempo para atuar de forma estratégica e tenha mais condições de se atualizar.

Também é essencial ter um domínio das ferramentas necessárias para cumprir as obrigações estipuladas pelo Governo. Um bom exemplo é o sistema e-Social, que atua na integração de todas as informações relativas à folha de pagamento.

6. Seja proativo e determinado

O conhecimento e a experiência são aspectos primordiais para um profissional em qualquer carreira. Para os contadores, o ideal é ter como foco trabalhar de maneira proativa. Mas como é viável ter esse tipo de postura?

A resposta é sair da rotina de somente calcular as obrigações tributárias e trabalhistas, passando a ser um consultor determinado em aumentar o patrimônio dos seus clientes.

Isso apenas será viável, se desenvolver a capacidade de analisar o cenário econômico e a legislação, apontando as melhores alternativas para as empresas e as pessoas físicas estarem em dia com o pagamento de impostos, sem comprometerem o orçamento de forma significativa.

Outro aspecto que destaca um contador de sucesso é estar disponível para tirar as dúvidas da clientela. Tenha a iniciativa de explicar, de maneira didática, como os serviços estão sendo executados. A medida mostra seriedade e contribui para conquistar a confiança do público-alvo.

Se você quer boas dicas para se desenvolver profissionalmente, assine a nossa newsletter agora mesmo. Afinal, o conhecimento nos ajuda a evoluir!

 

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This