Carreiras Direito

10 filmes que todo futuro advogado precisa assistir!

10-filmes-que-todo-futuro-advogado-precisa-assistir.jpeg

Você, como futuro advogado, já deve ter parado para imaginar em como vai ser a sua vida quando se formar e passar a atuar na carreira dos seus sonhos, não é mesmo?

E que tal ver alguns filmes para incentivar ainda mais a sua imaginação e ter a possibilidade de começar a se preparar para o futuro de maneira bem embasada?

No post de hoje, preparamos uma lista de filmes que todo estudante de direito deve ver. Confira:

10 dicas de filmes para um futuro advogado

1. Minority Report — A nova lei (2002)

Você acredita que alguém poderia ser preso por um crime que ainda não cometeu? Em Minority Report, estamos no ano de 2054. Com tantos avanços tecnológicos, é possível identificar com bastante antecedência quando alguém vai cometer algum crime e prendê-lo antes que isso aconteça.

Com uma crítica interessante ao direito penal, este filme vai ajudá-lo a ter insights valiosos sobre a área de atuação.

2. As duas faces de um crime (1996)

Se você gosta de filmes com reviravoltas e que sejam capazes de deixá-lo sem conseguir tirar os olhos da tela até que tudo se resolva, não perca As duas faces de um crime.

A trama principal desse longa é o julgamento de um coroinha — ele é acusado de ter assassinado o arcebispo de Chicago. Em sua defesa, um advogado famoso e que está sempre aparecendo na mídia e, além de tudo, resolveu assumir esse caso sem cobrar um centavo.

Preste atenção a todos os detalhes e acompanhe como a solução desse caso é mais impressionante do que você imaginava.

3. A vida de David Gale (2003)

Neste filme, David é um forte defensor da pena de morte nos Estados Unidos. Ele trabalha como professor universitário e leva uma vida tranquila. No entanto, em uma reviravolta do destino, ele é acusado de maneira injusta de ter matado uma colega de trabalho e é sentenciado à pena que sempre defendeu.

Esse filme é uma ótima oportunidade para você analisar de maneira mais criteriosa e lógica como funciona um julgamento e até onde eles podem ser justos.

4. Erin Brockovich — Uma mulher de talento (2000)

Baseado em uma história real, esse filme mostra como Erin Brockovich, uma simples arquivista de um escritório de advocacia famoso, percebe em um dos arquivos um caso realmente grave de contaminação ambiental e decide, mesmo sem ser formada em direito, juntar provas para entrar com uma ação judicial contra a empresa.

Ao ver o filme, você vai perceber como um advogado pode fazer a diferença quando é dedicado e se envolve para conseguir o sucesso de seus clientes.

5. Advogado do diabo (1997)

Todo bom advogado deve compreender muito bem os limites entre a lei e a ética. Ele sabe que todos merecem uma defesa, devendo atuar com bom senso, pé no chão e justiça.

Em Advogado do diabo, um bem-sucedido jovem advogado é convidado a fazer parte de um dos mais famosos escritórios de advocacia e a atuar em um caso controverso. Seu cliente é acusado de matar a esposa, uma criada e o enteado.

Ao longo do filme, você vai perceber a importância de um advogado atuar com discernimento e ética.

6. O Sol é para todos (1962)

Baseado no livro de mesmo nome, em O Sol é para todos vamos acompanhar a busca por justiça de Atticus Finch, um advogado que está defendendo um negro acusado de estuprar uma mulher branca.

O contexto, porém, não é dos melhores. Ainda sofrendo os reflexos da Guerra Civil, o preconceito ainda é forte no país e Atticus está sendo desafiado constantemente por questões éticas e morais.

7. O Juiz (2014)

Nesse filme, Hank Palmer decide voltar à sua cidade natal para o enterro da mãe. Ele, no entanto, não é bem recebido pela família, pois estão brigados há muito tempo e não mantiveram uma relação próxima.

Porém, ele se vê tendo que defender o próprio pai, um juiz aposentado, acusado de matar um homem que ele próprio condenou há anos.

O quão importante é a boa relação entre um advogado e o seu cliente? É possível defender alguém da família de maneira justa e imparcial?

 

8. Julgamento em Nuremberg (1961)

Esse é um ótimo exemplo de filme que retrata um momento muito importante da nossa história. Ele vai mostrar os julgamentos dos crimes de guerra cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de existir a vontade de alguns em esquecer as atrocidades que aconteceram, o juiz responsável pelo caso sabe da necessidade de julgar e fazer justiça em nome de quem sofreu tanto durante a guerra.

9. O segredo dos seus olhos (2010)

O segredo dos seus olhos é um excelente filme argentino e muito recomendado para os estudantes de direito que se interessam por questões penais.

Benjamin Esposito, um aposentado oficial de justiça de um tribunal penal, decide escrever um livro e compartilhar algumas das suas memórias do tempo em que ainda exercia o cargo.

Uma delas é a investigação de um caso de estupro e assassinato que intrigou a todos. Ele também vai contextualizar a questão política no país, que vivia um regime militar. O desfecho dessa obra é incrível e, certamente, você vai se surpreender.

10. Legalmente Loira (2001)

Após muitos temas sérios e até baseados em histórias reais, vamos descontrair um pouco com uma comédia que, apesar de ser mais leve, também faz uma crítica forte a alguns preconceitos.

Elle Woods parece ter uma vida perfeita: é bonita, rica e tem o namorado dos sonhos. No entanto, ela também é considerada fútil por seu parceiro, que logo a troca por outra pessoa “mais inteligente”, quando ele passa para cursar direito em Harvard.

Para provar a sua competência e que pode ser tão inteligente quanto ele, Elle se dedica e faz de tudo para se livrar desse “título” e conquistar o seu espaço na famosa universidade.

Aproveite para ver esses filmes em seus momentos de folga! Além de ajudá-lo a espairecer e descansar, vão ser muito úteis para dar a você maior noção sobre como vai ser o seu futuro como advogado!

Gostou dessas dicas de filmes para um futuro advogado e acredita que os seus amigos que são estudantes de direito também vão gostar? Então compartilhe este post em suas redes sociais!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This